3 motivos que fazem uma empresa falir

Ter uma empresa exige uma dedicação constante e interminável. Muitos empresários acertam ao focar em fatores decisivos para o crescimento e a expansão da empresa, mas erram ao ignorar pontos que são cruciais para evitar que a empresa passe por maus bocados.

Saber o que evitar fazer é muito importante para qualquer pessoa que esteja iniciando uma empresa. Por isso, neste texto apresentamos três fatores que fazem uma empresa falir e que servem como medidor para saber se a sua empresa está indo bem: 

Não saber calcular preço

Nunca esqueça um fato simples sobre toda e qualquer empresa: elas são feitas para dar lucro. Uma empresa existe unicamente para este fim, isto é, para trazer dinheiro e dar lucro. É claro que, eventualmente, ela pode se tornar filantrópica e fazer doações, contribuir para os seus clientes de outras formas, dentre outras coisas. Contudo, o pilar essencial de toda empresa é o lucro.

            Por isso, o primeiro fator escolhido por nós é saber se sua empresa está dando lucro. Isso significa que você deve estar consciente de como anda o caixa da sua empresa, de quanto ela está faturando, de quanto você está gastando, de quanto custa para produzir o seu produto, entregá-lo e convencer ao cliente.

            Você já teve aquela sensação de que trabalha e trabalha, conquista novos clientes, mas mesmo assim a empresa não sai do lugar? Essa sensação é causada pelo fato de sua empresa não estar lucrando. Ela gera caixa, gera faturamento, conquista clientes, entrega um bom produto, mas na hora de fechar as contas, de pagar funcionário, de tirar pró-labore e outros gastos, simplesmente falta dinheiro. É nesse momento que você senta e se pergunta: o que há de errado?

            A resposta aqui é bem simples: o preço do seu produto está errado. E se o preço está errado, você não consegue saber se está tendo lucro. Preço e lucro andam de mãos dadas. Um depende exclusivamente do outro. Portanto, o primeiro passo essencial para evitar a sensação de que sua empresa não sai do lugar e, mais ainda, não falir, é aprender a calcular preço.

Atender mal o cliente

Um outro fator importante escolhido por nós é o atendimento ao cliente. Jamais esqueça que o lado principal de uma empresa é o cliente. Quem nunca teve uma empresa ou negócio não faz a menor ideia de como é difícil conquistar um cliente. É necessário muito esforço, tempo e dedicação para encontrar alguém que esteja disposto a confiar no seu produto.

            O início de toda empresa é marcado pela dificuldade de prospectar, fechar e convencer novos clientes. De nada adianta qualquer plano, qualquer produto inovador, qualquer estrutura perfeita de atendimento, se não há um cliente disposto a consumir o produto. Portanto, o atendimento ao cliente é algo que nunca deve desandar na sua empresa. É uma área na qual você deve estar sempre investido, capacitando seus funcionários e colocando nova energia.

Ter uma equipe improdutiva

Um terceiro fator escolhido por nós está ligado ao fato simples de que sua empresa é seus funcionários. Não importa os planos que estão na sua cabeça, o que você pretende oferecer para o cliente, ou onde pretende chegar. Se os seus funcionários não estou alinhados com isso, todos os seus planos serão em vão. Por isso, é essencial que você tenha muita cautela com quem coloca para trabalhar na sua empresa.

            Não ter pessoas que jogarão no seu time junto com você pode ser a receita para o naufrágio de todos os seus planos. Esse é mais um dos fator que jamais pode desandar na sua empresa. Ainda que você tenha o melhor dos produtos, com o melhor dos preços, se sua equipe for ruim, sua empresa ruirá.

            No fim, respeitar esses fatores será sempre um bom indicativo de que sua empresa está indo bem. Ainda que você não saiba exatamente o que fazer, saberá exatamente o que evitar.

Gostou deste texto e precisa de ajuda com o cálculo de preços da sua empresa? Clique aqui e entre em contato conosco.