Contabilidade para infoprodutores: Entenda como a contabilidade pode ajudar o seu negócio digital

O crescimento do mercado digital fez com que os escritórios de contabilidade ganhasse maior interesse em atender as demandas dessas empresas. Hoje, vemos as empresas digitais movimentarem cifras cada vez maiores a partir de múltiplas atividades.

Porém, como muitas de suas áreas de atuação são profissões completamente novas no mercado, ainda há o desafio de definir e encontrar o enquadramento tributário adequado para essas atividades.

Além disso, ainda há pouca compreensão sobre o que exatamente esses profissionais fazem, o que dificulta o processo de escolha de classificação tributária. Por essa razão, o essencial é que o infoprodutor busque sempre um contador com algum conhecimento prévio das diferentes profissões que atuam no mercado digital.

Neste artigo, falaremos de como a contabilidade pode ajudar o seu negócio digital a crescer de uma maneira estruturada a partir de uma maior atenção e trabalho com a sua dimensão contábil e financeira. 

Formalização da empresa e estruturação da sua área contábil

A primeira ajuda essencial que o seu negócio digital pode receber de uma consultoria contábil é a formalização da empresa e estruturação da sua área contábil. No mercado digital, ainda há muitas empresas que preferem ficar na informalidade para economizar gastos com encargos e impostos.

Porém, é necessário lembrar que fazer isso limita a possibilidade de crescimento do seu negócio, assim como faz com que sua empresa incorra em riscos desnecessários, seja na ausência da garantia de direitos previdenciários e trabalhistas para você e seus funcionários, ou até mesmo na sonegação de impostos, algo que pode ter consequências muito sérias.

Por isso, contratar um contador para criar a estrutura contábil da sua empresa, formalizar a criação e encontrar o enquadramento tributário adequado, é um investimento que garante uma maior segurança e longevidade ao seu trabalho.

Você não terá que se preocupar com os riscos da informalidade e terá a certeza de que está construindo um negócio sólido e duradouro. (Se você está em dúvidas se deve iniciar o processo de criação e formalização da sua empresa, consulte este texto:
Você pensa em abandonar a CLT e virar empreendedor? Saiba como avaliar essa decisão)

Elaboração de planos estratégicos e de investimento

No mercado digital, sobretudo para infoprodutores em geral, ainda é muito comum que certas atividades de monetização, como lançamentos e campanhas, sejam feitas sem qualquer contrato e somente com acordos “de boca”. Ou seja, nenhum acordo ou estrutura financeira é montada antes de executar as ações.

Isso faz com que os funcionários nunca saibam exatamente quanto irão ganhar. Do mesmo modo, os gestores não sabem quando a empresa terá caixa, ou quanto será investido na execução de uma determinada atividade.

Com uma consultoria contábil, é possível estruturar os gastos e investimentos da empresa, de modo a poder elaborar planos e estratégias de crescimento. Além disso, um contador pode facilmente auxiliar um infoprodutor a organizar os gastos referentes às diversas atividades de monetização do seu negócio.

Isso dará maior uma maior liberdade e segurança ao seu negócio, visto que sua estrutura será definida antes de incorrer em gastos que possam ser desnecessários. Isso nos leva a um outro benefício importante da contabilidade:

Negócio Digital

Organização da área financeira

Outra ajuda importante para o seu negócio digital é a organização da sua área financeira. Muitas empresas digitais atuam sem qualquer planejamento das suas finanças. Muitas constroem seu faturamento a partir de múltiplas atividades, mas a ausência de planejamento faz com que frequentemente falte caixa para investir em sua própria expansão, para contratar novos funcionários em áreas importantes, e outras necessidades similares.

Se você pretende estruturar e investir no crescimento da sua empresa digital, buscar o auxílio de um contador é um passo essencial para isso. (Para saber mais sobre os benefícios de contratar um contador para o seu negócio, consulte os textos seguintes: Saiba quando contratar um contador para a sua empresa)

Conclusão

Um negócio digital é como qualquer empresa. Por essa razão, há também a necessidade de uma organização da sua área financeira e tributária. A contabilidade poderá ajudar seu negócio digital da seguinte forma:

1. Formalizando a empresa e estruturando sua área contábil (há regimes tributários adequados para infoprodutores e outras atividades do ramo),

2. Elaborando planos estratégias de crescimento, e

3. Organizando a área financeira para garantir sua longevidade.

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria contábil para auxiliar o crescimento da sua empresa digital? Clique aqui e fale conosco.

Ainda está com dúvidas? Assista este vídeo:

Veja mais artigos do nosso blog

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

DANFE Simplificado – Entenda mais sobre a etiqueta para e-commerce

Com o avanço do setor de e-commerce, o governo tem criado algumas novidades para os serviços contábeis e de fiscalização, um dessas novidades é o DANFE Simplificado – modelo etiqueta. Se você trabalha com e-commerce e gostaria de saber mais sobre o que é e quais as vantagens do DANFE Simplificado no modelo etiqueta, segue a leitura:

4 princípios infalíveis para aprimorar o funil de vendas da sua empresa

Todo dono de empresa sempre culpa o preço do produto quando não consegue vender. Mas, a realidade é que vários fatores diferentes podem contribuir para que um produto não venda. Por isso a importância de entender a jornada que alguém leva até o momento de comprar um produto, o chamado funil de vendas. Entender cada estágio da jornada de venda é importante para que você consiga melhorar o faturamento da sua empresa.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp