Há um medo comum que persegue a vida de todo empreendedor ou prestador de serviço: aumentar o preço.
Não importa o que você venda, não importa o que você faça, é certo que, em algum momento, você terá medo de aumentar o seu preço dos seus produtos. E por que isso acontece?
A verdade é que há várias razões diferentes. Porém, a razão número um, em disparada, é a seguinte: o medo de perder clientes. Com todo empresário, com todo prestador de serviços, o receio de aumentar o preço é em boa parte motivado pelo medo de perder clientes e diminuir o faturamento.
Neste artigo vamos te apresentar 6 razões para perder o medo de aumentar seus preços e conseguir faturar mais com o seu trabalho.
Você pode até ter o melhor produto, mas se o preço for muito abaixo da média, ele não será percebido como melhor. Pois é, o mercado nunca é simples.
A percepção geral das pessoas é de que o melhor é sempre o mais caro. Por isso, é necessário sempre pensar se a qualidade do seu produto acompanha o preço. Não basta aumentar o preço para tornar o seu produto melhor, mas se o seu produto é bom, é um erro colocar um preço baixo.
Se você trabalha, conquista novos clientes, se especializa, faz novos treinamentos, e ganha mais experiência, seu preço DEVE acompanhar o seu crescimento. Ou seja, se você se torna um melhor profissional, mas o seu preço não aumenta, você está matando todo o seu trabalho e dedicação.
Aqui há a dica mais importante para você perder o medo de aumentar seus preços: esqueça os termos de que é caro ou de que é barato. Aquilo que é caro só é assim da sua perspectiva. Outras pessoas podem achá-lo barato.
Muitas pessoas ficam presas em bolhas, e acham que todos ao redor pensam igual. Não é assim que as coisas funcionam.
Você já deve ter percebido, com todas as outras dicas anteriores, que quanto melhor o seu valor, melhor será o seu posicionamento no mercado. Não significa necessariamente mais caro, nem mais barato. Ou seja, seu valor deve ser algo proporcional à sua experiência e capacidade de resolver os problemas do cliente.
A última razão para perder o medo de aumentar o preço do seu produto ou serviço talvez seja a mais importante: você merece. Se você tem trabalhado e se dedicado a ser um profissional melhor, capaz de oferecer serviços ainda melhores aos seus clientes, então não há motivo para ter medo de cobrar mais.