Como construir uma reserva de emergência da empresa?

Se você é daqueles empresários que estão sempre falando coisas como:  “ninguém sabe o dia de amanhã”, “é melhor aproveitar hoje” E pensamentos do tipo, tenha em mente que não apenas a sua família, mas também as famílias que dependem dos funcionários da sua empresa, podem ser afetadas por crises financeiras.

Por essa razão, segue a leitura que falaremos sobre o que é e como construir a reserva de emergência da sua empresa.

O que é uma reserva de emergência?

Reserva de emergência é uma quantia financeira alocada para ser utilizada somente em momentos de emergência e dificuldade vivia pela empresa. A função de uma reserva de emergência é servir de “colchão” para manter as operações da empresa mesmo quando o seu faturamento estiver drasticamente reduzido.

Apesar de não existir uma regra fixa para empresas, o ideal é que a reserva de emergência seja uma quantia suficiente para manter a empresa funcionando por pelo menos um ano. Ou seja, se sua empresa necessita de R$ 10.000 mensais para custear suas operações básicas mensais, sua reserva deve ser de pelo menos R$ 120.000.

Como iniciar uma reserva de emergência?

A resposta para isso é simples, mas difícil para a maioria das pessoas: poupando.  Para construir uma reserva, algumas pessoas preferem poupar 10% do seu faturamento mensal, ou até mesmo 30% a 50%. Tudo dependerá das condições financeiras da sua empresa. 

O ideal é que a empresa tenha uma quantia de pelo menos 12x o valor necessário para manter as operações básicas (12 meses de opeção)