Abrir a empresa e sair operando! Este é o mundo que sonhamos para nosso Brasil, não é? Mas se você está fazendo isso hoje em dia pode estar perdendo (muito!) dinheiro. Você precisa entender, primeiro, como funciona a tributação para empresas de TI. Se você tem uma empresa de Tecnologia da Informação, precisa estar atento a alguns pontos de tributação que comumente geram problemas para empresas deste setor. Dependendo da atividade da sua empresa, a tributação pode estar completamente errada. Quer ver?
Em primeiro lugar, precisamos diferenciar os regimes tributários, para uma melhor compreensão. Hoje temos à disposição três deles em nosso país.
É o regime tributário em que alguns tributos da empresa são pagos sobre um lucro tributário apurado conforme regras previstas. Neste regime, paga-se, via de regra, os seguintes tributos: PIS: 0,65%; COFINS: 3,00%; IRPJ: 15% do lucro tributário apurado com adicional de 10% sobre o que exceder R$ 60.000,00 no trimestre; CSLL: 9% do lucro tributário apurado; ISS: variável de acordo com o município.
Lucro Real
Neste regime é feita uma presunção de quanto é o lucro do setor de atuação da empresa e alguns tributos são pagos sobre esta estimativa. No caso de prestação de serviços, o percentual de presunção é de 32%. Então os tributos devidos são estes: PIS: 0,65%; COFINS: 3,00%; IRPJ: 15% do lucro presumido (32% do faturamento) com adicional de 10% sobre o que exceder R$ 60.000,00 no trimestre; CSLL: 9% do lucro presumido (32% do faturamento); ISS: variável de acordo com o município.
Lucro Presumido
É como a maior parte dos empreendedores decidem abrir suas empresas. Mas como todo “efeito boiada”, tenha muito cuidado: pode não ser a melhor opção para seu negócio. Neste regime sua empresa tem a incidência dos mesmos tributos já mencionados nos demais regimes tributários, mas de uma forma “simplificada”, já que a empresa paga apenas uma guia de recolhimento contendo todos os tributos. Esta facilidade tende a ser a única vantagem percebida por quem abre uma empresa, mas tem outras vantagens e também desvantagens. O assunto tá ficando complexo, né? Pra te ajudar...
Simples Nacional