"Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros, se você quer aprender a ser um “sábio” no empreendimento este artigo vai te ajudar."
Jamais ignore o feedback do cliente. Por mais que seja incômodo e chato, os primeiros comentários sobre qualquer produto ou serviço são valiosíssimos. Por isso, saiba ser racional, ouvir e pesá-los.
Esse é um dos erros mais comuns: contratar amigos, familiares e conhecidos sem que estejam comprometidos ou tenham qualquer experiência com o cargo. Sabemos que você pensa que com você será diferente. Não será.
Meter a mão no caixa da empresa sempre que precisa pagar alguma conta é um hábito que começa pequeno, mas rapidamente escala para retiradas substanciais que logo irão comprometer a saúde financeira do seu negócio. Por isso, é melhor nem começar. Defina seu pró-labore desde o início.
A fonte número um de dor de cabeça: não ter um acordo escrito com o sócio desde o início. Se não quiser ter um acordo escrito, tenha pelo menos um acordo verbal ou conversa, onde cada um deixará definido qual a sua parte, função e contribuição dentro da empresa. Isso com certeza evitará diversas desavenças futuras.
Registre sua empresa o quanto antes. Esqueça o medo de pagar imposto. É muito pior trabalhar sem ter qualquer direito trabalhista resguardado. Se algo acontecer com você, não terá qualquer proteção ou garantia. Além disso, há diversos outros benefícios que você terá direito ao sair da informalidade.