Nunca cometa esses 10 erros na sua empresa

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros, se você quer aprender a ser um “sábio” no empreendimento este artigo vai te ajudar.

Selecionamos os 10 erros mais comuns entre empreendedores para que você saiba exatamente o que evitar na jornada de crescimento do seu negócio.

Os 10 erros mais comuns entre empreendedores

1 – Ignorar feedback do cliente

Jamais ignore o feedback do cliente. Por mais que seja incômodo e chato, os primeiros comentários sobre qualquer produto ou serviço são valiosíssimos. Por isso, saiba ser racional, ouvir e pesá-los.

2 – Contratar colaboradores com base na amizade

Esse é um dos erros mais comuns: contratar amigos, familiares e conhecidos sem que estejam comprometidos ou tenham qualquer experiência com o cargo. Sabemos que você pensa que com você será diferente. Não será.

3 – Pagar despesas pessoais com dinheiro da empresa

Meter a mão no caixa da empresa sempre que precisa pagar alguma conta é um hábito que começa pequeno, mas rapidamente escala para retiradas substanciais que logo irão comprometer a saúde financeira do seu negócio. Por isso, é melhor nem começar. Defina seu pró-labore desde o início.

4 – Não ter um acordo escrito com o sócio

A fonte número um de dor de cabeça: não ter um acordo escrito com o sócio desde o início. Se não quiser ter um acordo escrito, tenha pelo menos um acordo verbal ou conversa, onde cada um deixará definido qual a sua parte, função e contribuição dentro da empresa. Isso com certeza evitará diversas desavenças futuras.

5 – Ficar tempo demais na informalidade

Registre sua empresa o quanto antes. Esqueça o medo de pagar imposto. É muito pior trabalhar sem ter qualquer direito trabalhista resguardado. Se algo acontecer com você, não terá qualquer proteção ou garantia. Além disso, há diversos outros benefícios que você terá direito ao sair da informalidade.

(Quer saber mais desses benefícios? Veja aqui: 4 razões para sair da informalidade e passar a ser MEI)

6 – Não trabalhar o crédito da empresa

Há dois tipos comuns de empreendedores: os que morrem de medo de fazer empréstimo e os que fazem empréstimo para tudo. Os dois estão errados.

É importante trabalhar o crédito do seu negócio e saber quando utilizar investimento de terceiros na própria expansão. Saber utilizar isso é muito útil para garantir o crescimento da sua empresa.

7 – Não crescer quando há a oportunidade

Um cenário comum: a empresa cresce, gera uma ótima quantidade de clientes, mais clientes chegam, há imensa possibilidade de aumentar o faturamento, mas mesmo assim o dono tem medo de crescer.

Diz que não vale a pena contratar mais funcionários porque aumentará os gastos, diz que não vale a pena alugar outro ponto comercial porque aumentará os gastos, e assim por diante.

O resultado? Aquele que você já imagina. A empresa perde o momento correto de crescer e estagna. Quando virá a oportunidade? Sabe lá Deus.

8 – Ignorar as necessidades do mercado

Há sempre aquele empreendedor que tenta adivinhar e ficar imaginando o que os clientes querem. Se você é assim, lembre-se que o seu trabalho não é adivinhar o futuro, é dar o que o cliente quer.

Portanto, saiba ouvir as necessidades do cliente e do mercado. Jogue o jogo. Não precisa querer inventar produtos e coisas mirabolantes. Você não é Steve Jobs. Você só tem que vender.

Banco linker

9 – Não investir na empresa

Outro cenário muito comum: a empresa cresce, gera caixa excedente. O que faz o dono? Gasta. Um novo carro. Nova casa. Depois a empresa pára de crescer porque não recebeu qualquer forma de investimento.

Daí vem a dificuldade de captar novos clientes. Daí vem a dificuldade de continuar funcionando e ser competitiva dentro do mercado. Vem a estagnação porque perdeu a possibilidade de investir no seu crescimento.

Se você é dono de empresa, tenha paciência. Haverá o momento de gastar e de desfrutar de todo o seu trabalho, mas não é agora. E quanto mais você conseguir adiar sua necessidade de desfrutar, mais sua empresa crescerá.

10 – Não saber liderar

Desde o início, preocupe-se em aprender a liderar. Aprenda a delegar tarefas, a coordenar uma equipe, a ouvir e dar feedback, a gerenciar processos e a incentivar pessoas a seguir o caminho junto a você. Esta é a habilidade mais importante de um dono.

Uma empresa sempre crescerá com o tamanho da capacidade de liderança do seu dono.

(Quer saber mais dicas para melhorar a liderança? Acesse: Como perder o medo de liderar: dicas para empreendedores)

Nunca cometa esses 10 erros na sua empresa

Gostou deste texto e gostaria de uma assessoria contábil para o seu negócio? Clique aqui e agende um diagnóstico.

Veja mais artigos do nosso blog:

Nunca cometa esses 10 erros na sua empresa

6 dicas de como atrair mais clientes para sua loja

Você é dono de loja e está sempre em dúvida do o que fazer para atrair e conquistar mais clientes? Segue a leitura que preparamos seis dicas infalíveis de como conseguir atrair mais clientes para sua loja de uma maneira contínua e sem a necessidade de estar sempre inventando combos, promoções, cupons e ações de lançamento.

Nunca cometa esses 10 erros na sua empresa

6 razões para investir em networking

Você é daqueles empreendedores que sempre repetem que não vale a pena se preocupar com networking? Que falam que isso é papo de coach e o melhor é focar em economizar gastos e crescer na empresa? Puxa a cadeira e pega um cafezinho para mudar sua opinião. Vamos te convencer de que vale a pena sim investir em networking e que cada moeda gasta com isso deve ser vista como um investimento direto na sua empresa.

Nunca cometa esses 10 erros na sua empresa

4 formas baratas de investir no treinamento dos colaboradores

Talvez você seja aquele tipo de empreendedor que está sempre repetindo que não sobra dinheiro para investir no treinamento dos colaboradores, que esse tipo de investimento custa muito caro e é melhor deixar pra depois. Para ajudar você a esquecer essas desculpas, neste post preparamos 4 dicas fáceis e baratas de investimento em treinamento para os colaboradores.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp