Como perder o medo de liderar: dicas para empreendedores

Medo de liderar

O empreendedorismo se tornou o novo sonho de todo brasileiro. Basta entrarmos em qualquer rede social para encontrarmos milhares de pessoas interessadas em criar e iniciar seu próprio negócio e poder atingir a tão sonhada liberdade financeira.

O problema é que enquanto há tantas pessoas interessadas em iniciar o seu próprio negócio, ainda é bastante pequeno o percentual de pessoas dispostas a investir e liderar a realização de seus próprios sonhos e ideias.

No momento de tomar a frente e liderar os rumos da empresa, muitas pessoas acabam inventando inúmeras razões para se isentar da responsabilidade. O principal motor desse tipo de decisão é sempre o medo de liderar. Ou seja, o medo de que o navio naufrague sob o seu comando.

Para vencer esse medo, neste texto apresentaremos algumas dicas essenciais para qualquer empreendedor (iniciante ou não) que ainda sente medo e desconforto na hora de liderar o próprio negócio. (Para entender melhor as habilidades essenciais de um líder, recomendamos o seguinte texto: Conheça as 5 habilidades essenciais para líderes)

Você não precisa saber tudo sobre liderança

Nossa primeira dica do que fazer para perder o medo de liderar é simplesmente ter em mente que você não precisa saber tudo sobre liderança. Tenha paciência e dedique-se a aprender a liderar e a desenvolver as habilidades necessárias de um bom líder.

Esqueça a ideia de que líderes são pessoas com habilidades inatas para a liderança. Com estudo e prática é possível se tornar um ótimo líder para qualquer. As habilidades de um líder são treináveis e não dependem de que você já tenha nascido com elas.

É uma ilusão achar que você não está a frente da empresa

Um dos erros essenciais de empreendedores iniciantes, e até mesmo dos que já possuem alguma experiência com a criação de empresas, é achar que colocando uma outra pessoa para liderar os assuntos da empresa acabará se isentando das responsabilidades e consequências das decisões.

Por mais que você terceirize algumas decisões da sua empresa, todas as culpas e responsabilidades são suas. É você quem escolhe, orienta e delega. Portanto, é uma ilusão achar que você não está a frente da empresa só porque terceirizou algumas decisões.

As consequências de toda decisão sempre serão suas. O primeiro requisito para empreender é aceitar esse simples fato. Não há empreendedorismo sem liderança e sem a disposição para colocar a própria ele em risco.

Medo de liderar

Ninguém se importará com a empresa mais que você

Nossa última dica para perder o medo de liderar é lembrar que ninguém se importará com a empresa mais que você. Se é verdade que você é o que mais vive todas as responsabilidades e consequências, então você se importará mais com a empresa.

Nenhum salário que você possa pagar a algum funcionário poderá fazer com que ele sinta exatamente todas as ansiedades, as expectativas, os sonhos e as frustrações que você sente em relação ao seu próprio negócio.

Vale ressaltar que nada o impede de contratar pessoas mais experientes que você para gerir o seu negócio. Porém, tenha sempre em mente que a responsabilidade desta decisão é sua, e que ainda assim seu papel de liderança será fundamental para a empresa.

Para resumir tudo que foi dito, essas são as dicas essenciais para perder o medo de liderar:

– As habilidades de liderança são treináveis, você não precisa nascer com elas;

– Dedique-se a aprender e a estudar liderança, invista em cursos, treinamentos, consultorias e outras formas de aprendizado;

– Aceite que você sempre estará a frente da empresa. As consequências de toda decisão sempre serão suas;

– Não há empreendedorismo sem liderança, esse é um fato básico;

– Ninguém se importará com a empresa mais que você,

– Os sonhos, os desejos e os ideais são todos seus, jamais terceirize o que você deseja realizar.

Gostou deste texto e está passando por alguma dificuldade na sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

plugins premium WordPress