Como perder o medo de liderar: dicas para empreendedores

O empreendedorismo se tornou o novo sonho de todo brasileiro. Basta entrarmos em qualquer rede social para encontrarmos milhares de pessoas interessadas em criar e iniciar seu próprio negócio e poder atingir a tão sonhada liberdade financeira.

O problema é que enquanto há tantas pessoas interessadas em iniciar o seu próprio negócio, ainda é bastante pequeno o percentual de pessoas dispostas a investir e liderar a realização de seus próprios sonhos e ideias.

No momento de tomar a frente e liderar os rumos da empresa, muitas pessoas acabam inventando inúmeras razões para se isentar da responsabilidade. O principal motor desse tipo de decisão é sempre o medo de liderar. Ou seja, o medo de que o navio naufrague sob o seu comando.

Para vencer esse medo, neste texto apresentaremos algumas dicas essenciais para qualquer empreendedor (iniciante ou não) que ainda sente medo e desconforto na hora de liderar o próprio negócio. (Para entender melhor as habilidades essenciais de um líder, recomendamos o seguinte texto: Conheça as 5 habilidades essenciais para líderes)

Você não precisa saber tudo sobre liderança

Nossa primeira dica do que fazer para perder o medo de liderar é simplesmente ter em mente que você não precisa saber tudo sobre liderança. Tenha paciência e dedique-se a aprender a liderar e a desenvolver as habilidades necessárias de um bom líder.

Esqueça a ideia de que líderes são pessoas com habilidades inatas para a liderança. Com estudo e prática é possível se tornar um ótimo líder para qualquer. As habilidades de um líder são treináveis e não dependem de que você já tenha nascido com elas.

É uma ilusão achar que você não está a frente da empresa

Um dos erros essenciais de empreendedores iniciantes, e até mesmo dos que já possuem alguma experiência com a criação de empresas, é achar que colocando uma outra pessoa para liderar os assuntos da empresa acabará se isentando das responsabilidades e consequências das decisões.

Por mais que você terceirize algumas decisões da sua empresa, todas as culpas e responsabilidades são suas. É você quem escolhe, orienta e delega. Portanto, é uma ilusão achar que você não está a frente da empresa só porque terceirizou algumas decisões.

As consequências de toda decisão sempre serão suas. O primeiro requisito para empreender é aceitar esse simples fato. Não há empreendedorismo sem liderança e sem a disposição para colocar a própria ele em risco.

Medo de liderar

Ninguém se importará com a empresa mais que você

Nossa última dica para perder o medo de liderar é lembrar que ninguém se importará com a empresa mais que você. Se é verdade que você é o que mais vive todas as responsabilidades e consequências, então você se importará mais com a empresa.

Nenhum salário que você possa pagar a algum funcionário poderá fazer com que ele sinta exatamente todas as ansiedades, as expectativas, os sonhos e as frustrações que você sente em relação ao seu próprio negócio.

Vale ressaltar que nada o impede de contratar pessoas mais experientes que você para gerir o seu negócio. Porém, tenha sempre em mente que a responsabilidade desta decisão é sua, e que ainda assim seu papel de liderança será fundamental para a empresa.

Para resumir tudo que foi dito, essas são as dicas essenciais para perder o medo de liderar:

– As habilidades de liderança são treináveis, você não precisa nascer com elas;

– Dedique-se a aprender e a estudar liderança, invista em cursos, treinamentos, consultorias e outras formas de aprendizado;

– Aceite que você sempre estará a frente da empresa. As consequências de toda decisão sempre serão suas;

– Não há empreendedorismo sem liderança, esse é um fato básico;

– Ninguém se importará com a empresa mais que você,

– Os sonhos, os desejos e os ideais são todos seus, jamais terceirize o que você deseja realizar.

Gostou deste texto e está passando por alguma dificuldade na sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para Gestor de Tráfego: Como funciona?

Contabilidade para Gestor de Tráfego: Como funciona?

Contabilidade para gestor de tráfego é algo importantíssimo para a nova profissão. Assim como todos os outros ramos, contabilizar os lucros e as perdas se faz muito necessário. contabilidade.

Todo empresário precisa ter CONTA de PESSOA JURÍDICA?

Todo empresário precisa ter CONTA de PESSOA JURÍDICA?

Se você já recebeu alguma orientação para não abrir, encerrar uma conta de pessoa jurídica ou continuar utilizando a sua conta pessoa física, essa orientação está totalmente equivocada, tome cuidado! A maior regra para administração de um negócio é separar as finanças pessoais das finanças da empresa.

O que um contador pode fazer pela sua empresa?

O que um contador pode fazer pela sua empresa?

Um bom contador pode te ajudar em diversas áreas e fazer sua empresa crescer. Por isso, nunca subestime a importância de contratar um contador para a sua empresa. É uma das decisões mais sérias que você tomará para o seu negócio. Esqueça a ideia de que o contador é só alguém que calcula impostos e os salários dos colaboradores.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais