Conheça as 5 habilidades essenciais para líderes

Há diversas habilidades essenciais para qualquer pessoa em cargos de liderança. Enquanto algumas delas são vistas e desenvolvidas nos cursos universitários, outras dependem do interesse e do esforço individual para serem desenvolvidas.

Infelizmente, não desenvolver adequadamente algumas dessas habilidades pode torná-lo um líder incompleto e incapaz de lidar com alguns dos diversos problemas comuns enfrentados no dia a dia de uma empresa.

No livro Inteligência Emocional, o autor Daniel Goleman (escritor americano e autor de diversos best-sellers da área de inteligência e desenvolvimento) destaca 5 habilidades necessárias para o desenvolvimento da inteligência emocional, o tipo de inteligência necessária para líderes e gestores.

Para saber mais sobre cada uma das habilidades necessárias para líderes desenvolverem sua inteligência emocional, segue a leitura:

Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma habilidade que envolve a capacidade de conhecer seus pontos fortes e fracos, motivações e valores. O autoconhecimento decorre da capacidade de avaliar seus próprios interesses.

Essa é a primeira habilidade essencial de um líder, pois é ela que permite ao líder saber quais pessoas devem estar ao seu lado para compensar as suas falhas. Aqui vale um conselho fundamental:

Você não precisa ser bom em todos os âmbitos, precisa apenas ser capaz de montar e gerenciar equipes com habilidades que se complementam.

Autocontrole

O autocontrole está ligado a capacidade de controlar ou redirecionar impulsos e outros estados de ânimo que podem ser prejudiciais a harmonia da empresa. Um líder jamais pode ser impulsivo e jamais pode reagir ao que acontece na empresa de maneira precipitada e irracional.

Por essa razão, exercitar o autocontrole e a habilidade de lidar com situações de stress de maneira calma e refletida é uma das habilidades essenciais para qualquer líder.

Motivação

Uma outra habilidade essencial para líderes é a motivação, isto é, a capacidade de sentir-se motivado com as conquistas profissionais e a evolução dentro da empresa.

Bons líderes estão sempre motivados em vestir a camisa da empresa e alcançar novas conquistas. Além disso, estão sempre dispostos a aprender e possuem a ambição de escalar até novos cargos e promoções. Bons líderes estão sempre medindo seus resultados e buscando melhorá-los ainda mais.

Empatia

A empatia é uma habilidade ligada a capacidade de compreender respostas e expressões emocionais de outras pessoas. Há quem pense que a empatia depende apenas da capacidade de ser extrovertido e falar com outras pessoas, mas isso é um erro.

Alguém pode ser extrovertido e não ter qualquer empatia. E o que é exigido de um líder é a capacidade de ter empatia, isto é, de compreender as necessidades emocionais dos outros funcionários.

Lembre-se que o comportamento dos funcionários são influenciados pelos seus problemas pessoais. Daí a necessidade de que o líder seja capaz de entender e abordar momentos assim.

Conheça as 5 habilidades essenciais para líderes

Destreza social

A destreza social é a habilidade de conduzir pessoas em direção a um determinado objetivo. Essa é uma das habilidades mais importantes de um líder. Há também quem confunda a destreza social e a capacidade de ser extrovertido, mas esse é um erro novamente.

A destreza social envolve a capacidade de reconhecer as habilidades das outras pessoas e saber geri-las em direção a realização de uma determinada tarefa.

Aqui frisamos sempre a diferença entre tais habilidades e a extroversão porque, no Brasil, há uma ideia errônea de que os líderes devem ser pessoas extrovertidas. Porém, como já mencionamos, uma pessoa extrovertida não necessariamente terá as outras qualidades essenciais que mencionamos anteriormente.

Assim, se você está considerando promover um funcionário a uma posição de liderança, mas não sabe quais critérios utilizar para tomar essa decisão, avalie se ele possui qualquer das habilidades mencionadas, são elas:

1. Autoconhecimento,

2. Autocontrole,

3. Motivação,

4. Empatia,

5. Destreza social.

(Veja também o que fazer para se tornar um bom administrador: Saiba como ser um bom administrador)

Gostou deste texto e procura uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp