Conheça as 5 habilidades essenciais para líderes

habilidades essenciais para líderes

Há diversas habilidades essenciais para qualquer pessoa em cargos de liderança. Enquanto algumas delas são vistas e desenvolvidas nos cursos universitários, outras dependem do interesse e do esforço individual para serem desenvolvidas.

Infelizmente, não desenvolver adequadamente algumas dessas habilidades pode torná-lo um líder incompleto e incapaz de lidar com alguns dos diversos problemas comuns enfrentados no dia a dia de uma empresa.

No livro Inteligência Emocional, o autor Daniel Goleman (escritor americano e autor de diversos best-sellers da área de inteligência e desenvolvimento) destaca 5 habilidades necessárias para o desenvolvimento da inteligência emocional, o tipo de inteligência necessária para líderes e gestores.

Para saber mais sobre cada uma das habilidades necessárias para líderes desenvolverem sua inteligência emocional, segue a leitura:

Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma habilidade que envolve a capacidade de conhecer seus pontos fortes e fracos, motivações e valores. O autoconhecimento decorre da capacidade de avaliar seus próprios interesses.

Essa é a primeira habilidade essencial de um líder, pois é ela que permite ao líder saber quais pessoas devem estar ao seu lado para compensar as suas falhas. Aqui vale um conselho fundamental:

Você não precisa ser bom em todos os âmbitos, precisa apenas ser capaz de montar e gerenciar equipes com habilidades que se complementam.

Autocontrole

O autocontrole está ligado a capacidade de controlar ou redirecionar impulsos e outros estados de ânimo que podem ser prejudiciais a harmonia da empresa. Um líder jamais pode ser impulsivo e jamais pode reagir ao que acontece na empresa de maneira precipitada e irracional.

Por essa razão, exercitar o autocontrole e a habilidade de lidar com situações de stress de maneira calma e refletida é uma das habilidades essenciais para qualquer líder.

Motivação

Uma outra habilidade essencial para líderes é a motivação, isto é, a capacidade de sentir-se motivado com as conquistas profissionais e a evolução dentro da empresa.

Bons líderes estão sempre motivados em vestir a camisa da empresa e alcançar novas conquistas. Além disso, estão sempre dispostos a aprender e possuem a ambição de escalar até novos cargos e promoções. Bons líderes estão sempre medindo seus resultados e buscando melhorá-los ainda mais.

Empatia

A empatia é uma habilidade ligada a capacidade de compreender respostas e expressões emocionais de outras pessoas. Há quem pense que a empatia depende apenas da capacidade de ser extrovertido e falar com outras pessoas, mas isso é um erro.

Alguém pode ser extrovertido e não ter qualquer empatia. E o que é exigido de um líder é a capacidade de ter empatia, isto é, de compreender as necessidades emocionais dos outros funcionários.

Lembre-se que o comportamento dos funcionários são influenciados pelos seus problemas pessoais. Daí a necessidade de que o líder seja capaz de entender e abordar momentos assim.

Conheça as 5 habilidades essenciais para líderes

Destreza social

A destreza social é a habilidade de conduzir pessoas em direção a um determinado objetivo. Essa é uma das habilidades mais importantes de um líder. Há também quem confunda a destreza social e a capacidade de ser extrovertido, mas esse é um erro novamente.

A destreza social envolve a capacidade de reconhecer as habilidades das outras pessoas e saber geri-las em direção a realização de uma determinada tarefa.

Aqui frisamos sempre a diferença entre tais habilidades e a extroversão porque, no Brasil, há uma ideia errônea de que os líderes devem ser pessoas extrovertidas. Porém, como já mencionamos, uma pessoa extrovertida não necessariamente terá as outras qualidades essenciais que mencionamos anteriormente.

Assim, se você está considerando promover um funcionário a uma posição de liderança, mas não sabe quais critérios utilizar para tomar essa decisão, avalie se ele possui qualquer das habilidades mencionadas, são elas:

1. Autoconhecimento,

2. Autocontrole,

3. Motivação,

4. Empatia,

5. Destreza social.

(Veja também o que fazer para se tornar um bom administrador: Saiba como ser um bom administrador)

Gostou deste texto e procura uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.