Saiba como ser um bom administrador

Saber como administrar uma empresa não é tarefa fácil. Todo administrador de um negócio deve estar sempre preocupado com o andamento da empresa, com o que fazer para melhorar e obter ainda mais resultados. Quando os resultados não chegam, há sempre um processo de auto-culpa que apenas coloca dificuldades na mentalidade do administrador e causa entraves para o seu desenvolvimento.

Por essa razão, neste texto trouxemos algumas dicas importantes para que você possa se orientar acerca do que faz um bom administrador, quais as características de todo bom administrador, e como ter certeza de que você é um deles. Confere abaixo:

Um bom administrador entende a estrutura da empresa

Um bom administrador entende muito bem a estrutura da sua empresa. Não há o processo ou ação que ele não tenha consciência. Ele está sempre de olho em tudo o que acontece, desde como a empresa é limpa, até a entrada e saída do cliente. Um bom administrador possui uma boa consciência de todos os processos produtivos, desde o atendimento ao cliente até a entrega do produto ou finalização do serviço.

Bons administradores possuem uma visão global da empresa. Todo processo de vendas envolve a fase de contato, a fase de venda, e a fase do pós-venda. Por isso, espera-se que o administrador consiga analisar e gerir todos esses processos de maneira igualitária, sem negligenciar qualquer um deles.

Um bom administrador está sempre melhorando os processos da empresa

A segunda característica fundamental de todo bom administrador é sempre almejar a melhoria de cada processo da empresa. É necessário que ele esteja sempre buscando otimizar cada dimensão de contato com o cliente, seja na primeira comunicação, seja durante o processo de venda, ou até mesmo no pós-venda.

            Não apenas os canais de contato com o cliente devem receber atenção, mas sobretudo os processos logísticos internos, como a produção dos produtos, estocagem de insumos e coordenação da equipe. Observar cada um desses fatores contribui para uma melhor gestão e controle do crescimento da empresa. Boas empresas estão em permanente processo de melhoria. Para entender mais sobre empresas assim, clique aqui.

Um bom administrador está sempre de olhos nos dados da empresa

Esta característica é imediatamente ligada às características anteriores. Note que as três primeiras vivem lado a lado. Para que se tenha uma melhor consciência dos processos da empresa, é necessário que se tenha os dados e os números importantes da empresa. Por isso, um bom administrador deve estar sempre em contato com a parte contábil da empresa, buscando ajuda para entender cada número e indicativo elaborado pelo contador.

A partir daí, cada número servirá de guiar para o processo de administração da empresa. Cada meta será elaborada a partir deles.

Um bom administrador está sempre antecipando as necessidades do cliente.

A última característica é sempre a mais presente em todo bom administrador. Desde os mais famosos aos menos conhecidos, encontramos sempre uma característica comum a todos eles: a obsessão em atender da melhor maneira possível cada necessidade do cliente. Isso significa que os bons administradores estão sempre dois passos a frente do cliente.

Administradores desse tipo estão em permanente processo de surpreender o cliente e atender suas necessidade de maneira tão criativa, que por vezes o cliente não acreditará que aquilo é possível. Note que empresas como Amazon e Apple criam justamente esse efeito. Elas são capazes de atender as necessidade do cliente de uma maneira tão eficiente, que o cliente se sente impelido a sempre preferir e buscar pelos seus produtos.

Se você administra sua empresa e está sempre em dúvida sobre se está fazendo tudo certo, poderá tomar as características acima como forma de orientar o seu processo de administração. De maneira resumida, um bom administrador deve fazer o seguinte:

1Entender bem a estrutura da empresa; isso significa estar de olho em cada detalhe de todo o processo de venda e produção.

            2 – Focar em melhorar cada processo dentro da empresa; otimizar cada processo de modo a ganhar mais tempo e conseguir produzir mais.

            3 – Antecipar as necessidades do ciente; ouvir o cliente e buscar atender cada necessidade dele.

Gostou deste texto e precisa de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Saiba como ser um bom administrador

Quais colaboradores selecionar para um treinamento?

Falamos especificamente de como investir em treinamento de uma maneira inteligente, em que se utiliza pouco para retirar o máximo de proveito daquele investimento. Mesmo assim, ainda há uma dúvida natural que vocês podem estar se perguntando: Como escolher o colaborador correto para um treinamento? Quais indicativos devo prestar atenção? Por isso, neste artigo comentaremos alguns indicativos fundamentais para que você saiba exatamente qual colaborador selecionar para um treinamento, além de saber que tipo de treinamento deve ser utilizado.

Saiba como ser um bom administrador

5 razões para investir no treinamento dos colaboradores

Você é daqueles empreendedores que está sempre repetindo que investir em treinamento é um gasto desnecessário para a empresa e que não vale a pena perder tempo treinando os colaboradores? Lembre-se que se ninguém está em um processo de evolução, de aprender mais, se dedicar mais, e querer mais, a empresa estagna. Rapidamente ela atinge o seu limite de crescimento e precisará de bastante esforço para sair dali.

Saiba como ser um bom administrador

5 dicas de como melhorar liderança e promover a independência dos colaboradores

Todo líder ou gestor alguma vez já viveu o drama de nunca conseguir se desligar da empresa porque percebe que basta se ausentar para que as coisas acabem desandando e logo tenha que intervir para que tudo volte ao rumo correto. O resultado disso é sempre desastroso: todas as decisões de todos os processos acabam tendo que ser tomadas por quem está no topo da cadeia de comando, algo que só gera improdutividade e uma imensa carga de trabalho nas costas do líder.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp