Entenda o que são empresas disruptivas

empresas disruptivas

Sabe aquelas empresas que conseguem mudar completamente o cenário dentro de um nicho de mercado? Aquelas empresas que trazem conceitos e metodologias tão inovadoras que o mercado todo necessita se reorganizar em torno delas? Empresas desse tipo hoje são chamadas de empresas disruptivas.

O termo disruptivo vem de um artigo chamado “What is disruptive innovation?”, de Clayton Christensen, Rory McDonald e Michael Raynor. De um modo geral, refere-se a capacidade de uma empresa crescer e torna-se competitiva com os principais concorrentes de um mercado através de um longo processo de inovação.

Empresas disruptivas despertaram o interesse dos estudiosos em administração pela capacidade de proporcionar um alto grau de inovação para os nichos em que estão inseridas. Podemos dizer que há as empresas criativas, as empresas muito criativas, e as empresas disruptivas. Gigantes como Netflix, Uber, Amazon, Apple, Tesla e Alibaba são chamadas disruptivas não apenas porque trouxeram uma ou outra inovação, mas porque conseguiram inovações absolutamente imprevisíveis. Tais inovações, sobretudo tecnológicas, são responsáveis por colocar a empresa em uma posição privilegiada e inédita.

Quem conseguiria prever a criação de um mercado de aplicativos de transporte? Ou de lojas virtuais como a Amazon e a Alibaba? Ou até mesmo que algum dia teríamos aplicativos de streaming como a Netflix e o Spotify? Essas empresas se tornaram gigantes por levar algum mercado para uma direção completamente inesperada. Portanto, conhecer as características centrais das empresas disruptivas pode nos ajudar a entender melhor o que podemos e devemos melhorar em nosso próprio negócio.

Por essa razão, neste texto selecionamos as características que valem a pena você conhecer um pouco mais:

Obsessão com a inovação

Empresas desse tipo não chegam lá por acaso. Se há algo de comum em todas elas é o empenho e a obsessão em trazer algo de novo para o mercado. Elas apresentam um produto ou serviço jamais visto e oferecido por qualquer outra empresa até então.

É importante ressaltar também que o padrão de “novidade” buscado por essas empresas não é o padrão geral. Não é um mero produto de melhores características, mas que ainda se assemelhe aos que já existem no mercado. É um produto completamente inovador. Pense no caso dos primeiros Ipods e dos Iphones. Ambos eram produtos completamente disruptivos, que criaram um novo mercado e mudaram completamente várias indústrias, como a música, a fotografia etc. Esse é o padrão de inovação buscado por essas empresas.

empresa disruptiva

Obsessão com o cliente

Uma segunda característica comum a toda empresa disruptiva é a obsessão em proporcionar ao cliente uma experiência completamente nova. Nova não apenas no sentido de ser surpreendente, mas nova no sentido de proporcionar o maior conforto e conveniência possíveis.

Essa necessidade de oferecer a melhor experiência de usuário ao cliente é bem exemplificada com o caso da Amazon.

A Amazon conquistou seu espaço em muitos países por proporcionar a facilidade em fazer compras pela internet. Ela oferece ao cliente a possibilidade de comprar qualquer tipo de produto de maneira simples, rápida e acessível.

Não bastasse tudo isso, a Amazon ainda se empenha em melhorar o padrão de entrega da empresa. Em aperfeiçoar os canais de entrega e comunicação com o cliente. A empresa é conhecida pela rapidez e eficiência ao lidar com qualquer preocupação dos clientes.

Obsessão com a melhoria

Um outro fator importante dessas empresas está no empenho em mudar e melhorar. Empresas desse tipo estão sempre buscando progredir em algum âmbito. Seus gestores são treinados para jamais se confortar com o que já foi alcançado, mas a sempre buscar novos passos e novas direções.

Foco no próprio produto

Empresas disruptivas estão sempre focadas no próprio produto, tentando melhorá-lo a cada dia, de modo a cada vez mais beneficiar os seus clientes. Antes da concorrência, antes de olhar para o mercado, antes de comparar suas estratégias com as dos concorrentes, essas empresas estão sempre focadas em melhorar o próprio produto. Em torná-lo único e indispensável ao cliente.

É a partir desse foco no próprio produto que elas conseguem abrir espaço dentro de um nicho e abocanhar pedaços tão significativos. Portanto, focar no próprio produto é uma ótima forma de começar a melhorar sua empresa e dar passos em direção à inovação e ao crescimento.

Você precisa de um consultor para sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.