3 formas de melhorar o contato com o seu cliente

Contato

Como melhorar o contato com o seu cliente? Manter-se em contato com o cliente é uma das principais maneiras de manter a recorrência das suas vendas. Se o seu relacionamento com o cliente termina toda vez que ele acaba de efetuar a compra do seu produto ou serviço, então você está cometendo um grande erro.

A razão disso é muito simples: se você encontrou alguém que acredita e decidiu apostar no seu produto, por que então decidiria não manter mais qualquer contato com aquela pessoa?

Essa decisão não faz sentido, pois a partir de agora você terá um desafio totalmente novo de encontrar e conquistar novos clientes. Clientes que nunca viram sua empresa e que nunca testaram o seu produto.

Como montar uma recorrência através do contato com o seu cliente?

A recorrência das suas vendas depende de manter um relacionamento constante com o cliente.

Aqui vale ainda um outro comentário: manter um relacionamento com o cliente não significa oferecer produtos constantemente.

Ficar o tempo inteiro perguntando se ele quer comprar isso ou aquilo é detestável. Você precisa continuar agregando valor ao seu cliente mesmo quando ele não está pagando. Você precisa investir no relacionamento com o seu cliente.

Qual foi a última vez que você ofereceu algo de graça para um cliente seu?

Ou fez um comentário sobre uma experiência pessoal dele?

A primeira forma de manter o relacionamento com o cliente é a partir de canais de comunicação nos quais você possa continuar a interação, partilhar comentários, brindes e outros incentivos.

Você deve ter canais de comunicação com as pessoas de modo geral, incluindo os clientes potenciais, e canais de comunicação para os clientes de fato, isto é, as pessoas que consomem ou já consumiram o seu produto. Isso fará com que as pessoas que consumiram seu produto se sintam privilegiados e exclusivos.

Para esse propósito, selecionamos três ferramentas que você pode integrar a sua empresa para continuar o relacionamento com a sua clientela:

Whatsapp Business

Engana-se quem pensa que a função do WhatsApp Business é apenas oferecer produtos e fechar vendas.

A proposta de automatização das mensagens e criação de grupos possibilita inúmeras funcionalidades para facilitar a sua comunicação com os clientes.

Você pode criar um grupo com seus clientes mais assíduos para poder obter feedback sobre seus produtos, compartilhar brindes e outros materiais grátis, bem como oferecer ofertas exclusivas para os clientes daquele grupo.

O WhatsApp Business é uma ferramenta importante por manter o número de celular do seu cliente. Por isso, é possível criar uma aproximação ainda maior contato com seu cliente.

Lembre-se, contudo, que manter uma aproximação pessoal não deve permitir que você, em algum momento, deixe de tratar o cliente de maneira profissional.

Melhorar o contato com o cliente com o WhatsApp

Use listas de e-mails para melhorar o contato com o seu cliente

A segunda ferramenta escolhida por nós é a lista de e-mail. Engana-se quem pensa que listas de e-mail servem apenas para oferecer produtos digitais e empurrar promoções nas pessoas. Embora esse seja um erro comum, a função de uma lista de e-mail não é enviar spams para a caixa de entrada do cliente.

A função das listas é a de justamente continuar um contato pessoal maior com cada pessoa que tem interesse no seu produto.

Com uma lista de e-mail você poderá continuar oferecendo brindes e novidades às pessoas que confiaram na sua marca.

Alguns produtores utilizam suas listas de e-mail apenas como forma de partilhar experiências pessoais, recomendar livros, músicas e outras coisas.

Isso, naturalmente, proporciona um maior de grau de pessoalidade com seus clientes e os mantém interessados na sua marca.

Lista de e-mail para melhorar-a-comunicação com o cliente

Telegram

Com algumas funcionalidades diferentes do WhatsApp, o Telegram também é uma opção interessante para quem quer construir um relacionamento recorrente com o cliente.

Com o Telegram, você também pode criar grupos (com maior número de pessoas que o WhatsApp) e partilhar diversos tipos de arquivos digitais. Além disso, você pode utilizar a ferramenta para fazer enquetes, fixar mensagens, e outras funcionalidades.

Se você trabalha com produtos digitais, o Telegram parece ser a ferramenta ideal para que você possa compartilhar os diversos tipos de materiais produzidos pela sua empresa. A partir dele você poderá criar uma comunidade própria em torno da sua marca.

Utilize o telegram para melhorar a comunicação

Veja mais artigos do nosso blog

Conheça nossos serviços:

plugins premium WordPress