3 livros indispensáveis para empreendedores

Livros para aperfeiçoar sua visão sobre negócios

A leitura é uma das atividades essenciais para qualquer empresário. É uma das formais mais fáceis de se injetar com novas ideias e repensar os rumos da sua empresa. Além do mais, é uma ótima forma de conhecer a história de outros empresários e a visão de mundo deles. Nunca subestime a forma como um livro pode impactar você e sua empresa. Há vários depoimentos de grandes empreendedores contando como os livros influenciaram a visão deles sobre temas como vida, negócios, e investimentos. Por isso, nesse texto selecionamos três livros que consideramos essenciais para todo e qualquer empresário.

1 – George Clason – O homem mais rico da babilônia

Livro - O homem mais rico da babilona

Esse é um livro fundamental para toda e qualquer pessoa que busca construir riqueza. Não é recomendado apenas para empresários, toda pessoa deveria conhecê-lo. Esse é o primeiro livro da nossa seleção porque se você não sabe como riqueza é produzida, então você não deveria empreender. A última função de uma empresa é gerar riqueza. Não apenas riqueza material, é claro, mas essa é sempre uma das funções centrais.

O livro de George Clason reúne uma série de princípios antigos sobre riqueza e prosperidade. O autor descreve como tais princípios são conhecidos já pelos babilônios e mostra como eles permanecem importantes até os dias de hoje. Portanto, você não encontrará dicas de empreendedorismo ou algo do tipo, mas encontrará reflexões importantes sobre como a riqueza é gerada dentro de uma sociedade e quais os requisitos para alcançá-la. É um livro sobre paciência e sobre como a riqueza deve ser sempre observada de uma perspectiva a longo prazo. A ideia do autor é utilizar o dinheiro como sementes capazes de germinar mais e mais.

Para um empresário, é um livro importante por fazê-lo pensar a longo prazo e a projetar o futuro da sua empresa.

2 – Eric Ries – A startup enxuta

Livro - A startup enxuta

Aprender a empreender também é aprender a falhar. Não há bom empresário que não consiga lidar com as falhas, que não saiba tirar proveito delas. O livro de Eric Ries é sobre como falhar de maneira inteligente, sobre quais lições aprender de cada fracasso. 

O conceito de um startup enxuta remete a ideia de testar produtos com o mínimo possível. Sabe aquela obsessão nossa em planejar e planejar sem jamais agir ou tomar qualquer iniciativa? Todo aspirante a empreendedor está sempre planejando, calculando as mínimas variáveis, esperando o produto perfeito para lançar, mas o medo do fracasso faz com que ele nunca consiga realizar qualquer coisa. Por isso, a ideia de uma startup enxuta significa falhar o mais rápido possível, pois é somente nos momento de falha que você acaba obtendo feedback importante sobre o seu produto.

O princípio por trás do livro é a ideia de que quanto mais rápido você contacta as pessoas, mais rápido elas dirão o que necessitam. Por mais tempo que você se dedique ao planejamento, ainda assim jamais conseguirá antecipar todas as variáveis que podem dar errado, ainda assim não conseguirá antecipar o que as pessoas querem e desejam. E é exatamente por isso que o mais inteligente a fazer é testar e falhar o quanto antes, para poder aprender o que consertar e oferecer.

3 – Seth Godin – A vaca roxa

Livro - A Vaca Roxa

O último de nossa seleção não foi escrito por um empreendedor. Seth Godin é um famoso estudioso e escritor da área de Marketing. É autor de vários best-sellers, mas ganhou maior fama e notoriedade a partir de A Vaca Roxa.  Embora este livro não trate especificamente de empreendedorismo, é um livro importante para todos que buscam compreender as condições e características que fazem com que um produto seja um sucesso de vendas no mercado atual.

Nesta obra, Godin analisa os diversos fatores e mudanças sociais que tornaram obsoletas e ultrapassadas as técnicas tradicionais de Marketing. A ideia da vaca roxa é utilizada como metáfora para explicar o fato de que os produtos que se destacam devem ser inusitados, inovadores e únicos. Para o autor, somente os produtos desse tipo são capazes de alcançar um longo alcance de vendas e reunir comunidades de fãs e entusiastas. Assim, é necessário ir além das técnicas tradicionais para poder criar e desenvolver produtos do tipo vaca roxa. Essa obra ajudará você a entender melhor como se destacar e desenvolver outros aspectos da sua empresa, como o storytelling, o marketing e a comunicação. É obra essencial para toda pessoa que desenvolve e vende produtos.

Se você está pensando em abrir sua empresa e não sabe por onde começar, clique aqui que nós te ajudaremos