4 razões para sair da informalidade e passar a ser MEI

Muitos trabalhadores informais estão sempre na indecisão sobre se tornar ou não se tornar MEI (Microempreendedor Individual). A razão disso é o fato de que preferem se manter informal para evitar impostos e ganhar mais. Porém, o cálculo não é assim tão simples. Manter-se na informalidade pode acabar sendo muito mais custoso do que será pago ao Estado.

Neste texto, apresentamos 3 razões centrais para te ajudar a decidir sair da informalidade e se tornar um microempreendedor individual.

Pagamento de impostos

Já imaginou seu negócio ser auditado e ter que parar em razão de um imposto bobo que você não pagou? Já imaginou acabar tudo que você trabalhou por um motivo tão pequeno? Muitos empresários caem no erro de acreditar que o valor economizado em não pagar impostos compensa o valor de fechar a sua empresa. Esperamos honestamente que seja desnecessário dizer que essa conta não faz o menor sentido.

Acredite. Por mais que você “economize” em não pagar um determinado imposto, esse valor não supera o preço de fechar a sua empresa. Mais ainda, vale ressaltar que impostos funcionam como uma bola de neve. A cada vez que você deixa eles de lado, eles crescem e acumulam consideravelmente. Em um piscar de olhos eles podem tomar proporções já incontroláveis.

Portanto, o maior benefício de sair da informalidade é garantir uma maior proteção fiscal e jurídica ao seu negócio. Mantendo-se em dias com as taxas do MEI fará com que o seu negócio não corra mais nenhum risco de se tornar inadimplente. A taxa de contribuição mensal é um valor irrisório, mas que certamente te ajudará a evitar várias preocupações e eventuais futuras dores de cabeça.

Contribuição ao INSS

A segunda razão escolhida por nós está no ponto fraco da informalidade: a aposentadoria. Todo trabalhador informal um dia já se perguntou: e quando eu me aposentar? E se eu sofrer um acidente e ficar incapacitado?  

Manter-se em dia com as suas obrigações como MEI significa também se manter em dia com a sua contribuição ao INSS. Ao fim, após os anos de contribuição, você terá direito a sua aposentadoria. Seus dias na terceira idade serão um pouco mais tranquilos porque você conseguiu assegurar seus benefícios fiscais. Além disso, MEIs também têm direito a receber seguro-desemprego, em caso de um eventual problema que acometa o seu trabalho.

Emissão de nota fiscal

Um terceiro motivo escolhido por nós para te ajudar na decisão de se tornar MEI é a famosa emissão de nota fiscal. Muitos prestadores de serviço sofrem e perdem clientes por não poder emitir nota fiscal. Em geral, grandes empresas exigem nota fiscal de qualquer serviço porque necessitam que seus gastos sejam registrados pelos contadores. Assim, se o seu serviço ainda é informal, você certamente perderá esse tipo de cliente por não poder emitir nota.

Além disso, a emissão de nota fiscal é um item importante para se manter em dia com a contribuição e pagamento dos impostos fiscais de qualquer cidade.

Linha de crédito e conta bancária de pessoa jurídica

O quarto motivo escolhido por nós é um dos principais para todo empreendedor que busca reinvestir no próprio negócio. Com o MEI, você terá acesso a linhas de crédito melhores disponibilizadas pelos bancos. Também poderá criar a sua conta de pessoa jurídica e diferenciar a sua conta bancária pessoal da conta da sua empresa.

Se você não conhece, as linhas de crédito para pessoas jurídicas possuem uma menor taxa de juros e disponibilizam maiores valores. Com elas, você poderá negociar empréstimos e compras para poder reinvestir no seu negócio e manter a expansão da sua empresa.

Esses foram os quatro benefícios que consideramos principais para quem ainda está em dúvidas sobre sair da informalidade. Há inúmeros outros benefícios proporcionados pelo MEI.  Se você ainda está hesitante, lembre-se que dar um passo a mais na formalidade do seu negócio é se comprometer com a expansão da sua empresa e apostar no valor do seu próprio trabalho.

Ainda tem dúvidas sobre abrir uma empresa? Clique aqui e entre em contato conosco!

Chamar no WhatsApp