A estratégia de preço baseado na concorrência é a mais conhecida e a mais comum. É a partir dela que todo empreendedor vai calibrando os seus preços e escolhendo se cobrará mais barato ou mais caro. Observar o preço da sua concorrência é importante para que você possa saber em que lugar está o seu próprio preço. Isso o ajudará a entender qual a sensibilidade ao preço daquela clientela.
A estratégia de diferentes planos é muito comum hoje em dia pelos serviços de assinatura. Com certeza você já viu na Netflix, Amazon, ou em qualquer outro serviço de streaming, diversos planos de assinatura para o cliente. Em geral, existe o plano básico e o plano premium. Estratégias assim podem ser utilizadas em qualquer negócio. Você pode criar assinaturas para clientes fieis e oferecer diversos bônus para eles. A distinção entre assinaturas básicas e premium existe justamente para isso: para fisgar clientes de diferentes classes econômicas.
Ela consiste em alterar os preços dos seus produtos de maneira sazonal para induzir um maior número de vendas. Promoções como a da Black Friday utilizam justamente essa estratégia. A estratégia de oscilação é interessante não apenas para dar aquele boom de vendas em certos dias, mas sobretudo para conseguir divulgar o seu produto para um maior número de pessoas. Utilize a sua criatividade para oscilar seus preços de maneira estratégica.
Esta é uma estratégia bastante utilizada no varejo, principalmente em produtos de tecnologia. Nessa estratégia, coloca-se o preço do produto bem acima do mercado. Em seguida, após algum tempo, o preço dos produtos vai baixando, com o objetivo de gerar uma queima de estoque. AVISO: Antes de utilizar essa estratégia, ou qualquer outra deste artigo, não esqueça de fazer um bom planejamento do que será feito.