Entenda a diferença das estratégias de vendas: margem e giro

Você sabe qual a base do lucro dos seus produtos? Sabe que tipo de estratégia utilizar para basear o lucro dos seus produtos? Neste texto, vamos falar de duas estratégias fundamentais: as estratégias de margem e de giro.

O fator mais importante de uma empresa é o preço. Quando falamos em preço, a maior parte das pessoas pensa que preços mais altos são os melhores, mas isso não é necessariamente verdade. O importante, sempre, é ter a certeza de que seu preço é capaz de gerar lucro.

Ter preços altos, por mais que possa te dar mais lucro, pode significar que você não venderá tanto quanto poderia. Porém, preços baixos podem não te dar lucro algum. Assim, o que você precisa é do preço correto capaz de alavancar suas vendas e ainda lhe garantir um bom lucro.

Para ter lucro com vendas, antes é necessário entender bem duas estratégias principais, a estratégia de margem e a estratégica de giro. Continua acompanhando para entender como funciona cada uma delas!

O que é estratégia de margem

Uma das estratégias de venda é a estratégia de margem. A ideia é muito simples: se você compra algo por R$ 30,00 e vende por R$ 60,00, então sua margem de lucro foi de 50%. Assim, a estratégia de margem se baseia em comprar por um certo preço e vender por um preço mais alto.

Quando utilizamos a estratégia de margem, há uma única pergunta importante: qual a margem ideal para os meus produtos?

Se você utiliza a estratégia de margem, há algumas dicas que podem te ajudar a aumentar o seu lucro, como:

– Procure produtos com tickets melhores,

– Aumente o seu ticket-médio com combos e outras formas de compor os seus produtos,

– Defina uma margem mínima para cada produto,

– Estabeleça a vantagem competitiva dos seus produtos para poder lucrar mais,

– Controle bem o seu estoque para não ter sua margem constantemente afetada pela oscilação de preços.

Já que agora você entendeu melhor como funciona a estratégia de margem, agora falaremos da estratégia de giro e quais são suas vantagens.

O que é estratégia de margem

O que é estratégia de giro

A primeira coisa a fazer é que a estratégia de giro não é totalmente oposta à estratégia de margem. Afinal, todo produto possui uma margem de lucro.

Porém, empreendedores que utilizam a estratégia de lucro estão sempre buscando comprar mais barato e vender mais caro. Ou seja, eles não focam em vender mais, eles focam em vender mais caro.

O mesmo não ocorre com a estratégia de giro. Na estratégia de giro, o empreendedor trabalha com margens pequenas e não se importa em lucrar pouco com cada produto. Porém, ele busca vender muito e em maior volume. Ele não espera lucrar muito com uma venda, mas espera lucrar muito com a frequência das suas vendas.

Há também algumas dicas de que podem te ajudar a lucrar mais com a estratégia de giro, como:

– Busque ter diversos canais de vendas, como delivery, presencial, e-commerce, etc.

– Aposte na divulgação dos seus produtos e trabalhe bastante a presença digital da sua empresa.

Veja aqui diversas dicas sobre como melhorar a presença digital do seu negócio: Como aumentar a presença digital da sua empresa

– Promoções e ações de venda como Black Friday são momentos cruciais para você conseguir vender ainda mais.

– Esteja sempre alinhado com o 80/20 dos seus produtos, isto é, o 20% de produtos capaz de gerar 80% da sua receita.

Não sabe o que é o 80/20? Veja aqui: Como aplicar o princípio 80/20 na empresa e porque é importante

Pois é, antes de começar a vender, procure saber qual das duas estratégias de venda melhor funcionará para o seu negócio. Cada estratégia requer ações distintas, e é importante que você tenha consciência de como agir para cada uma.

Gostou deste texto e procura uma empresa para otimizar sua precificação? Nós da Conta Junto podemos te ajudar! Clique aqui e agende um diagnóstico.

Veja mais artigos do nosso blog

Entenda a diferença das estratégias de vendas: margem e giro

Vale a Pena ser PJ (Pessoa Jurídica)?

Vale a pena se tornar uma Pessoa Jurídica? Com a flexibilização das leis trabalhistas e o empreendedorismo em alta, trabalhar como Pessoa Jurídica é uma excelente alternativa para profissionais de diversas áreas. No texto abaixo, veja mais informações sobre como abrir um CNPJ, como funciona o processo de abertura. ambém irá conhecer sobre a comparação ao sistema CLT e se vale a pena se tornar um PJ conhecendo as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Entenda a diferença das estratégias de vendas: margem e giro

Medo de aumentar o preço? Descubra como aumentar o preço dos seus produtos

Com todo empresário, com todo prestador de serviços, o receio de aumentar o preço é em boa parte motivado pelo medo de perder clientes e diminuir o faturamento. Neste artigo vamos te apresentar 6 razões para perder o medo de aumentar seus preços e conseguir faturar mais com o seu trabalho.

Entenda a diferença das estratégias de vendas: margem e giro

Como identificar e resolver problemas na sua empresa: um guia para empreendedores

Não há empresa sem problema. Não há empresa que não tenha algum aspecto a melhorar e resolver. O grande diferencial, no fim das contas, está no fato de que há empresas com problemas sérios capazes de debilitá-las completamente, enquanto há empresas com problemas menores, os quais não são suficientes para afetar o seu crescimento e faturamento. E qual a grande diferença entre esses dois tipos de empresa?

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp