Como aplicar o princípio 80/20 na empresa e porque é importante
Há diversos princípios que servem de chave para entender melhor o desenvolvimento e a dinâmica de crescimento de empresas. Um deles é o princípio 80/20, também chamado de regra de Pareto.
A regra de Pareto, apesar de ser um princípio originado na estatística, encontra diversas aplicações interessantes em várias áreas do conhecimento, sobretudo na administração e na gestão de empresas.
Neste post, falaremos sobre o que é o princípio 80/20 e quais suas aplicações na administração de empresas. Confere aí:
O que é o princípio 80/20?
O princípio 80/20 (também chamado de regra de Pareto) foi inventado pelo economista italiano Vilfredo Pareto. De maneira simples, ele afirma que, para muitos fenômenos, 80% das consequências resultam de 20% das causas.
Ou seja, isso significa que, para muitos processos no mundo, 80% de seus resultados são causados unicamente por 20% de causas. Essa relação entre 80/20 é encontrada e explorada em diversas áreas e atividades.
Segue a leitura que falaremos de como essa relação aparece na administração de empresas e no empreendedorismo:
Onde aplicar o princípio 80/20?
Lembre-se que o princípio afirma que em tudo há uma relação que torna 20% de causas suficiente para obter 80% dos resultados. Veja onde analisar isso na sua empresa:
Como aplicar a regra do 80/20 nas vendas
Segundo a regra 80/20, em toda empresa há cerca de 20% de produtos responsáveis por 80% do faturamento.
E por que isso é importante? Por uma razão muito simples: você consegue ter ideia de quais são os produtos mais importantes para sua empresa.
Aplicando a regra 80/20, é possível saber quais os produtos mais importantes para sua empresa e, com isso, pensar em formas de melhorá-los ou de vendê-los ainda mais.
Se há 20% de produtos responsáveis por 80% do faturamento, então é neles que você e sua equipe deverá focar suas energias.
O que é possível vender juntos a eles?
É possível aumentar o preço?
Como melhorar a qualidade desses produtos?
Essas são perguntas essenciais para qualquer estratégia de negócio com base na regra 80/20.
Como aplicar o princípio 80/20 na gerência
Na gerência da empresa e da sua equipe, o princípio 80/20 mostra que 20% dos seus colaboradores são responsáveis por 80% das vendas da loja.
E o que fazer então com essa informação? Demitir os outros 80%? Óbvio que não!
Há várias ações que podem ser feitas a partir dessa informação. Por exemplo, você pode selecionar esses 20% e colocá-los em posições de liderança para treinar o restante da equipe. Ou, ainda, você pode reestruturar a equipe de vendas, de modo a encontrar posições mais produtivas para aqueles que não se enquadram no setor de vendas.
Lembre-se que liderar não significa simplesmente demitir pessoas quando elas não são produtivas, na maioria dos casos, o melhor a fazer é encontrar outra posição em que aquela pessoa poderá trabalhar e ser melhor aproveitada. Aceite que vender não é para todo mundo.
Como aplicar o princípio 80/20 no marketing
Já no marketing, a regra 80/20 mostra que 80% das pessoas que se sentem atraídas por sua empresa advém de 20% das suas ações de marketing. Se você utiliza o Instagram, isso significa que 20% dos seus posts são responsáveis por 80% do tráfego.
Sendo assim, identifique quais são estes 20% de posts ou ações e replique eles sempre que possível. Você terá a certeza de estar utilizando uma estratégia com resultados já garantidos.
Conclusão
O princípio 80/20 afirma que 20% de ações é suficiente para gerar 80% dos resultados.
Vimos uma série de exemplos de como essa regra pode ser aplicada para entender os processos dentro de uma empresa. Utilize a regra 80/20 na sua empresa para otimizar processos e elaborar novas estratégias.
Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria sobre como melhorar a gestão da sua empresa? Clique aqui e fale conosco.
Veja mais artigos do nosso blog:
Contabilidade para Gestor de Tráfego: Como funciona?
Contabilidade para gestor de tráfego é algo importantíssimo para a nova profissão. Assim como todos os outros ramos, contabilizar os lucros e as perdas se faz muito necessário.
contabilidade.
Todo empresário precisa ter CONTA de PESSOA JURÍDICA?
Se você já recebeu alguma orientação para não abrir, encerrar uma conta de pessoa jurídica ou continuar utilizando a sua conta pessoa física, essa orientação está totalmente equivocada, tome cuidado!
A maior regra para administração de um negócio é separar as finanças pessoais das finanças da empresa.
Um bom contador pode te ajudar em diversas áreas e fazer sua empresa crescer. Por isso, nunca subestime a importância de contratar um contador para a sua empresa. É uma das decisões mais sérias que você tomará para o seu negócio.
Esqueça a ideia de que o contador é só alguém que calcula impostos e os salários dos colaboradores.
Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!
Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.
Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.
Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.
Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.