Como aplicar o princípio 80/20 na empresa e porque é importante

Há diversos princípios que servem de chave para entender melhor o desenvolvimento e a dinâmica de crescimento de empresas. Um deles é o princípio 80/20, também chamado de regra de Pareto.

A regra de Pareto, apesar de ser um princípio originado na estatística, encontra diversas aplicações interessantes em várias áreas do conhecimento, sobretudo na administração e na gestão de empresas.

Neste post, falaremos sobre o que é o princípio 80/20 e quais suas aplicações na administração de empresas. Confere aí:

O que é o princípio 80/20?

O princípio 80/20 (também chamado de regra de Pareto) foi inventado pelo economista italiano Vilfredo Pareto. De maneira simples, ele afirma que, para muitos fenômenos, 80% das consequências resultam de 20% das causas.

Ou seja, isso significa que, para muitos processos no mundo, 80% de seus resultados são causados unicamente por 20% de causas. Essa relação entre 80/20 é encontrada e explorada em diversas áreas e atividades.

Segue a leitura que falaremos de como essa relação aparece na administração de empresas e no empreendedorismo:

princípio 80/20

Onde aplicar o princípio 80/20?

Lembre-se que o princípio afirma que em tudo há uma relação que torna 20% de causas suficiente para obter 80% dos resultados. Veja onde analisar isso na sua empresa:

Como aplicar a regra do 80/20 nas vendas

Segundo a regra 80/20, em toda empresa há cerca de 20% de produtos responsáveis por 80% do faturamento. E por que isso é importante? Por uma razão muito simples: você consegue ter ideia de quais são os produtos mais importantes para sua empresa.

Aplicando a regra 80/20, é possível saber quais os produtos mais importantes para sua empresa e, com isso, pensar em formas de melhorá-los ou de vendê-los ainda mais. Se há 20% de produtos responsáveis por 80% do faturamento, então é neles que você e sua equipe deverá focar suas energias.

O que é possível vender juntos a eles?

É possível aumentar o preço?

Como melhorar a qualidade desses produtos?

Essas são perguntas essenciais para qualquer estratégia de negócio com base na regra 80/20.

Como aplicar o princípio 80/20 na gerência

Na gerência da empresa e da sua equipe, o princípio 80/20 mostra que 20% dos seus colaboradores são responsáveis por 80% das vendas da loja.

E o que fazer então com essa informação? Demitir os outros 80%? Óbvio que não!

Há várias ações que podem ser feitas a partir dessa informação. Por exemplo, você pode selecionar esses 20% e colocá-los em posições de liderança para treinar o restante da equipe. Ou, ainda, você pode reestruturar a equipe de vendas, de modo a encontrar posições mais produtivas para aqueles que não se enquadram no setor de vendas.

Lembre-se que liderar não significa simplesmente demitir pessoas quando elas não são produtivas, na maioria dos casos, o melhor a fazer é encontrar outra posição em que aquela pessoa poderá trabalhar e ser melhor aproveitada. Aceite que vender não é para todo mundo.

Como aplicar o princípio 80/20 no marketing

Já no marketing, a regra 80/20 mostra que 80% das pessoas que se sentem atraídas por sua empresa advém de 20% das suas ações de marketing. Se você utiliza o Instagram, isso significa que 20% dos seus posts são responsáveis por 80% do tráfego.

Sendo assim, identifique quais são estes 20% de posts ou ações e replique eles sempre que possível. Você terá a certeza de estar utilizando uma estratégia com resultados já garantidos.

princípio 80/20

Conclusão

O princípio 80/20 afirma que 20% de ações é suficiente para gerar 80% dos resultados. Vimos uma série de exemplos de como essa regra pode ser aplicada para entender os processos dentro de uma empresa. Utilize a regra 80/20 na sua empresa para otimizar processos e elaborar novas estratégias.

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria sobre como melhorar a gestão da sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp