Uma das consequências da pandemia causada pelo COVID-19 e da adoção do trabalho home-office foi o aumento da busca por produzir e vender produtos digitais. As empresas de produtos digitais estão certamente entre as que mais lucraram durante o período de pandemia. Tudo isso porque a venda de produtos digitais se tornou uma das formas mais rápidas e seguras de ganhar dinheiro.
A promessa de poder trabalhar em casa e monetizar o seu próprio conhecimento estão entre os principais atrativos para se tornar um produtor digital e viver desse tipo de atividade. Por isso, hoje vemos muitas pessoas na busca por ganhar alguma notoriedade nas redes sociais e poder lançar e vender seus próprios produtos digitais.
Por isso, se você gostaria de iniciar sua jornada como produtor de produtos digitais, mas não sabe direito por onde começar, neste texto destrinchamos os três passos necessários para te tirar do zero e fazê-lo executar sua ideia:
1 – Escolha seu nicho
O primeiro passo para iniciar sua jornada em vender produtos digitais é escolher o seu nicho de atuação.
A escolha do nicho deve se basear primariamente na área em que você já possui algum expertise e pretende compartilhar o seu conhecimento.
Lembre-se que crescer seu perfil dentro de uma rede social depende de que você seja capaz de orientar e compartilhar seu conhecimento com outras pessoas. Quanto mais conhecimento você compartilha, mais autoridade ganha sobre um determinado tema.
Por isso, seu nicho de atuação deve ser aquele no qual você se sente capaz de ajudar pessoas a resolver um determinado problema, seja emagrecer, gerir uma empresa, ou aprender a cantar.
Note que você não precisa necessariamente ter uma formação acadêmica naquela área, mas é necessário que você tenha conhecimento real sobre aquilo que deseja produzir conteúdo e aconselhar outras pessoas.
Portanto, jamais se aventure em querer falar de temas que não possui conhecimento real. Suas falhas e imposturas serão descobertas rapidamente.
2 – Escolha o formato de produto
O segundo passo para iniciar as vendas do seu produto digital é escolher o formato correto para o seu produto.
Na internet, é possível criar e vender diversos tipos de produtos, como consultorias, cursos on-line, e-books, palestras e webinários. A depender de como você gostaria de partilhar e monetizar o seu conhecimento, é necessário encontrar o formato de produto ideal.
Se você quer atender diretamente o seu cliente e ajudá-lo a resolver problemas pontuais, como as dificuldades de gestão de uma empresa, poderá optar por um modelo de consultoria on-line, no qual atenderá remotamente seus clientes de maneira individual e/ou coletiva.
Porém, se você prefere oferecer o seu conhecimento de forma estruturada a partir da gravação de aulas com vídeos e slides explicativos, poderá optar pelo formato de curso on-line.
Cada uma dessas opções, naturalmente, oferece vantagens e desvantagens distintas. Enquanto o curso on-line proporciona um maior poder de alavancagem, não há como oferecer o mesmo atendimento personalizado que seria possível somente numa consultoria. Por isso, cada produto possui sua própria faixa de preço e você deverá pensá-la adequadamente antes de oferecer o seu produto.
3 – Escolha a plataforma de vendas.
O terceiro passo essencial para começar a vender produto digitais é escolher a plataforma adequada para hospedar e oferecer o seu produto. Há várias opções nacionais e internacionais disponíveis, como a Hotmart, Eduzz, Kiwify e ClickFunnels. Cada uma dessas plataformas oferece funcionalidades e planos de adesão distintos. Por isso, vale a pena pesquisar sobre cada uma antes de hospedar e iniciar a venda do seu produto digital.
Claro, se o seu produto é, por exemplo, uma consultoria, a adesão a uma plataforma não será necessária. Para isso, basta apenas um computador com webcam e acesso a internet.
Vender na internet tem se destacado como uma das melhores opções para quem busca trabalhar de forma independente e monetizar o próprio conhecimento.
É possível iniciar e manter uma estrutura de vendas mesmo sem ter muito conhecimento técnico. Esse é um dos ramos mais promissores do mercado atual e é possível criar e gerar empresas multimilionárias com apenas uma conta no Instagram e muita disposição para o trabalho.
Está precisando de uma contabilidade especializada em produtos digitais? Clique aqui e entre em contato conosco.
Tem dúvida se precisa abrir um CNPJ? Assista este vídeo: