3 técnicas simples para fidelizar o seu cliente

            Todo empresário já teve de lidar com o problema de saber como fazer o cliente retornar ao seu negócio, isto é, como fidelizar cada cliente e evitar que ele jamais retorne ou, o que é infinitamente pior, acabe indo para a concorrência.

            Fidelizar um cliente depende de despertar nele um sentimento de reciprocidade com a sua empresa. E, de um modo geral, reciprocidade significa que algo tão bom foi oferecido a ele que faz com que ele se sinta obrigado a retornar a sua empresa e devolver o benefício.

            Muitos empresários erram em acreditar que o processo de fidelização de um cliente é um mero gasto adicional que atrapalhará as contas da empresa. Contudo, é sempre bom lembrar que a cada cliente, você ganhará pelos menos duas novas indicações. Não apenas isso, você conseguirá garantir a recorrência das vendas do seu produto. Enfim, o gasto de fato acontece no presente, mas você ganhará muito mais no futuro.

            Por isso, neste texto selecionamos três técnicas simples, mas efetivas, para fidelizar o seu cliente e fazer com que ele se sinta sempre em dívida com a sua empresa:

Ofereça brindes

A primeira técnica bastante conhecida e eficaz na fidelização de um cliente é oferecer brindes e cupons de desconto. Aqui, os cupons de desconto são sempre preferíveis porque direcionam o cliente para um determinado produto.

            O passo importante desta técnica, ignorado pela maioria das pessoas, é oferecer brindes ou cupons de uma forma estratégica. Por exemplo, se vai oferecer um cupom, então que seja de um produto bom o bastante para surpreender o cliente. Donos de restaurante utilizam bastante essa técnica e, assim, conseguem fazer um mesmo cliente retornar várias vezes ao estabelecimento através de diferentes cupons.

            Portanto, sempre ofereça cupons e sempre ofereça brindes. Os brindes são importantes para fazer com o que cliente se sinta premiado por ter escolhido o seu negócio. Não precisa ser nada caro. Um mero chocolate é capaz de despertar a sensação de dívida que você busca.

Tenha dados relevantes

A segunda técnica para fidelizar clientes, também bastante eficaz, é sempre guardar dados relevantes do seu cliente. Há a famosa história do camelô que guardava o telefone e a data de aniversário dos seus clientes, ligava para cada um na data do aniversário e dizia que ele havia ganho uma caixa de chocolate grátis. A técnica era extremamente eficiente, pois fazia as pessoas lembrar dele mesmo depois vários meses de ter comprado seus produtos.

            Há diversos dados relevantes que podem ser utilizados para agradar seus clientes. Por exemplo, se você sabe que todos participam de um trabalho super estressante, poderá sortear entre eles um sessão de spa e massagem.

            Para esta técnica, não existe uma regra específica, mas o importante é você conseguir despertar no cliente a sensação de que se importa com ele o suficiente para lembrar de datas, interesses e fatos relevantes para ele.

Ofereça recompensas

Uma terceira técnica eficiente na fidelização de um cliente é oferecer recompensas. Essas recompensas podem até ser sorteadas, mas é importante que o cliente tenha a percepção de que ganhará algo por comprar o seu produto. Sabe aquela técnica do barbeiro, de oferecer um corte de cabelo grátis depois de 10 cortes pagos? Essa é uma ótima forma de recompensa. O cliente não ganha qualquer corte grátis, pois ele já terá pago o décimo primeiro ao longo de cada corte!

            Portanto, aprenda com o barbeiro e use a criatividade para criar recompensas semelhantes. A cada número X de produtos comprados, você poderá premiar um grátis ao cliente, poderá até ser um produto mais barato. O que importante aqui é gerar no cliente a sensação de estar sendo recompensado por tudo que ele fez pelo seu negócio.

            Em resumo, as técnicas são simples:

1 – Ofereça brindes e cupons estratégicos de desconto.

            2 – Guarde dados relevantes e faça o cliente se sentir especial.

            3 – Ofereça recompensas estratégicas.

Está com problemas na sua empresa e busca uma consultoria? Clique aqui e fale conosco!

Gostou do conteúdo? Assista a esse vídeo também!

Veja mais artigos do nosso blog

Saiba como ser um bom administrador

Saber como administrar uma empresa não é tarefa fácil. Todo administrador de um negócio deve estar sempre preocupado com o andamento da empresa, com o que fazer para melhorar e obter ainda mais resultados. Quando os resultados não chegam, há sempre um processo de auto-culpa que apenas coloca dificuldades na mentalidade do administrador e causa […]

Continuar Lendo…
Aprenda a gerar vendas recorrentes para sua loja

Para fazer vendas recorrentes, contudo, não é necessário que você tenha um serviço de assinaturas. Há diversas formas de assegurar vendas recorrentes utilizando de algumas estratégias para fazer com que o seu cliente retorne a sua loja diversas vezes e por diferentes motivos. Sabe aquela estratégia do mecânico que oferece uma manutenção e troca de óleo por um valor baixo, mas quando você faz o serviço, ele dá uma olhada no seu carro e fala: “olha, já que nós fizemos a manutenção, seria importante também a gente trocar uma peça X ou Y”. Ali, pode até ser que o mecânico não saiba, mas ele acaba de criar uma pequena recorrência.

Continuar Lendo…
Como preparar sua empresa para os momentos difíceis

Jamais subestime os momentos de dificuldade que acontecerão para a sua empresa. É irresponsável tratar qualquer coisa na vida como se tudo fosse sempre dar certo, como se os tempos ruins jamais possam acontecer. Bons empresários são aqueles que sabem que a maré pode mudar, sabem que os tempos ruins podem chegar, e fazem o máximo para se preparar para eles.

Continuar Lendo…

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Produtores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais