3 técnicas simples para fidelizar o seu cliente

Fidelizar

Todo empresário já teve de lidar com o problema de saber como fazer o cliente retornar ao seu negócio, isto é, como fidelizar cada cliente ou o que é infinitamente pior, acabe indo para a concorrência.

Fidelizar um cliente depende de despertar nele um sentimento de reciprocidade com a sua empresa.

De um modo geral, reciprocidade significa que algo tão bom foi oferecido que faz com que ele se sinta obrigado a retornar a sua empresa e devolver o benefício.

Muitos empresários erram em acreditar que o processo de fidelização de um cliente é um mero gasto adicional que atrapalhará as contas da empresa.

Contudo, é sempre bom lembrar que a cada cliente, você ganhará pelos menos duas novas indicações. Não apenas isso, você conseguirá garantir a recorrência das vendas do seu produto. Enfim, o gasto de fato acontece no presente, mas você ganhará muito mais no futuro.

Por isso, neste texto selecionamos 3 técnicas simples, mas efetivas, para fidelizar o seu cliente e fazer com que ele se sinta sempre em dívida com a sua empresa:

3 técnicas simples para fidelizar o seu cliente

Ofereça brindes para fidelizar

A primeira técnica bastante conhecida e eficaz na fidelização de um cliente é oferecer brindes e cupons de desconto. Aqui, os cupons de desconto são sempre preferíveis porque direcionam o cliente para um determinado produto.

O passo importante desta técnica, ignorado pela maioria das pessoas, é oferecer brindes ou cupons de uma forma estratégica. Por exemplo, se vai oferecer um cupom, então que seja de um produto bom o bastante para surpreender o cliente. Donos de restaurante utilizam bastante essa técnica e, assim, conseguem fazer um mesmo cliente retornar várias vezes ao estabelecimento através de diferentes cupons.

Portanto, sempre ofereça cupons e sempre ofereça brindes. Os brindes são importantes para fazer com o que cliente se sinta premiado por ter escolhido o seu negócio. Não precisa ser nada caro. Um mero chocolate é capaz de despertar a sensação de dívida que você busca.

Tenha dados relevantes

A segunda técnica para fidelizar clientes, também bastante eficaz, é sempre guardar dados relevantes do seu cliente. Há a famosa história do camelô que guardava o telefone e a data de aniversário dos seus clientes, ligava para cada um na data do aniversário e dizia que ele havia ganho uma caixa de chocolate grátis.

A técnica era extremamente eficiente, pois fazia as pessoas lembrar dele mesmo depois vários meses de ter comprado seus produtos. Há diversos dados relevantes que podem ser utilizados para agradar seus clientes.

Por exemplo, se você sabe que todos participam de um trabalho super estressante, poderá sortear entre eles um sessão de spa e massagem.

Para esta técnica, não existe uma regra específica, mas o importante é você conseguir despertar no cliente a sensação de que se importa com ele o suficiente para lembrar de datas, interesses e fatos relevantes para ele.

Tenha dados relevantes para fidelizar o cliente

Ofereça recompensas

Uma terceira técnica eficiente na fidelização de um cliente é oferecer recompensas. Essas recompensas podem até ser sorteadas, mas é importante que o cliente tenha a percepção de que ganhará algo por comprar o seu produto.

Sabe aquela técnica do barbeiro, de oferecer um corte de cabelo grátis depois de 10 cortes pagos? Essa é uma ótima forma de recompensa. O cliente não ganha qualquer corte grátis, pois ele já terá pago o décimo primeiro ao longo de cada corte!

Portanto, aprenda com o barbeiro e use a criatividade para criar recompensas semelhantes.

A cada número X de produtos comprados, você poderá premiar um grátis ao cliente, poderá até ser um produto mais barato. O que importa aqui é gerar no cliente a sensação de estar sendo recompensado por tudo que ele fez pelo seu negócio.

3 passos para fidelizar seu cliente

Em resumo, as técnicas são simples:

1 – Ofereça brindes e cupons estratégicos de desconto.

2 – Guarde dados relevantes e faça o cliente se sentir especial.

3 – Ofereça recompensas estratégicas.

Está com problemas na sua empresa e busca uma consultoria? Clique aqui e fale conosco!

Gostou do conteúdo? Assista a esse vídeo também!

Veja mais artigos do nosso blog

Conheça nossos serviços:

plugins premium WordPress