A fase de pitch é uma das mais importantes na criação de uma startup. É nessa fase que os criadores devem convencer e atrair novos investidores com o objetivo de garantir um capital inicial importantíssimo para o início do negócio.
Se você pensa em iniciar sua própria startup e não sabe por onde começar a montar o seu pitch, neste post apresentaremos algumas dicas essenciais para que você saiba montar um pitch de sucesso para os investidores.
Um bom pitch não tem só números
A primeira dica para um pitch de sucesso é jamais fazer aquelas apresentações recheadas de números, em que apenas termos técnicos e balanços contábeis aparecem.
Os números e os dados são essenciais, e até é um item obrigatório em qualquer pitch de investimento. Porém, é essencial que sua apresentação contemple outros fatores como a sua história, a história do produto e tudo aquilo que vai além dos números e busque convencer de que vale a pena investir em você.
Por isso, monte um bom roteiro de apresentação e divida intervalos de tempo para cada momento. Se você tem 30 minutos, talvez o essencial seja falar apenas 15 minutos sobre os números e todos os dados, e os outros 15 minutos falar de outros fatores.
Mostre que entende o mercado
Não tenha medo de mostrar que entende daquele mercado. Mostre que você entende não apenas dos dados, mas de toda a demografia daquele consumidor ou de todo aquele setor.
Aqui, vale ressaltar que mostrar que entende um mercado não significa apenas conhecer números, mas sobretudo mostrar que entende as dores e necessidades das pessoas daquele setor, e por isso sabe exatamente qual o diferencial da sua empresa.
Mostre que sua ideia é boa, não apenas lucrativa
Preocupe-se em mostrar que sua ideia é boa, que ela mudará vidas e que poderá trazer um grande impacto para o mercado. É muito importante que durante um pitch de investimento os investidores saiam convencidos de que estão diante de uma oportunidade única, não apenas em função de ganhar mais dinheiro, mas sobretudo pela oportunidade de participar de algo que fará uma enorme diferença no mercado e na vida de outras pessoas.
Portanto, mostre que sua ideia é boa, não apenas lucrativa. E tudo isso estará ligado a nossa próxima dica
Mostre que você está disposto a criar uma empresa
Lembre-se do conselho mais repetido pelos empresários de sucesso, mas que, infelizmente, muitos empreendedores esquecem: investidores investem em pessoas, não em empresas.
A razão disso é muito simples: a melhor ideia nas mãos da pessoa errada não fará qualquer diferença, mas uma ideia razoável nas mãos da pessoa certa pode fazer muita diferença.
O investidor sabe que uma pessoa comprometida estará disposta a fazer qualquer coisa para aquele negócio funcionar. Ela acordará cedo, trabalhará até tarde, e estará 100% focada naquilo. Mostre que você é essa pessoa.
Conclusão
Para recapitular o que fazer para fazer um pitch de sucesso para sua startup, nossas dicas foram as seguintes:
1 – Lembre-se que bom pitch não tem só números: faça um roteiro e saiba dividir o tempo para tudo o que deve ser tratados,
2 – Mostre que entende o mercado além do números. Mostre que você entende a demografia, o consumidor, suas necessidades e problemas centrais. Principalmente mostre como sua empresa pode mudar aquele mercado.
3 – Mostre que sua ideia vai muito além do lucro, e é capaz de trazer mudanças significativas para o mercado e para a vida das pessoas,
4 – Mostre que você está disposto a trabalhar.
Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria contábil para sua startup? Clique aqui e fale conosco.