Há diversos princípios que servem de chave para entender melhor o desenvolvimento e a dinâmica de crescimento de empresas. Um deles é o princípio 80/20, também chamado de regra de Pareto.
A regra de Pareto, apesar de ser um princípio originado na estatística, encontra diversas aplicações interessantes em várias áreas do conhecimento, sobretudo na administração e na gestão de empresas.
Neste post, falaremos sobre o que é o princípio 80/20 e quais suas aplicações na administração de empresas. Confere aí:
O que é o princípio 80/20?
O princípio 80/20 (também chamado de regra de Pareto) foi inventado pelo economista italiano Vilfredo Pareto. De maneira simples, ele afirma que, para muitos fenômenos, 80% das consequências resultam de 20% das causas.
Ou seja, isso significa que, para muitos processos no mundo, 80% de seus resultados são causados unicamente por 20% de causas. Essa relação entre 80/20 é encontrada e explorada em diversas áreas e atividades.
Segue a leitura que falaremos de como essa relação aparece na administração de empresas e no empreendedorismo:
Onde aplicar o princípio 80/20?
Lembre-se que o princípio afirma que em tudo há uma relação que torna 20% de causas suficiente para obter 80% dos resultados. Veja onde analisar isso na sua empresa:
Como aplicar a regra do 80/20 nas vendas
Segundo a regra 80/20, em toda empresa há cerca de 20% de produtos responsáveis por 80% do faturamento.
E por que isso é importante? Por uma razão muito simples: você consegue ter ideia de quais são os produtos mais importantes para sua empresa.
Aplicando a regra 80/20, é possível saber quais os produtos mais importantes para sua empresa e, com isso, pensar em formas de melhorá-los ou de vendê-los ainda mais.
Se há 20% de produtos responsáveis por 80% do faturamento, então é neles que você e sua equipe deverá focar suas energias.
O que é possível vender juntos a eles?
É possível aumentar o preço?
Como melhorar a qualidade desses produtos?
Essas são perguntas essenciais para qualquer estratégia de negócio com base na regra 80/20.
Como aplicar o princípio 80/20 na gerência
Na gerência da empresa e da sua equipe, o princípio 80/20 mostra que 20% dos seus colaboradores são responsáveis por 80% das vendas da loja.
E o que fazer então com essa informação? Demitir os outros 80%? Óbvio que não!
Há várias ações que podem ser feitas a partir dessa informação. Por exemplo, você pode selecionar esses 20% e colocá-los em posições de liderança para treinar o restante da equipe. Ou, ainda, você pode reestruturar a equipe de vendas, de modo a encontrar posições mais produtivas para aqueles que não se enquadram no setor de vendas.
Lembre-se que liderar não significa simplesmente demitir pessoas quando elas não são produtivas, na maioria dos casos, o melhor a fazer é encontrar outra posição em que aquela pessoa poderá trabalhar e ser melhor aproveitada. Aceite que vender não é para todo mundo.
Como aplicar o princípio 80/20 no marketing
Já no marketing, a regra 80/20 mostra que 80% das pessoas que se sentem atraídas por sua empresa advém de 20% das suas ações de marketing. Se você utiliza o Instagram, isso significa que 20% dos seus posts são responsáveis por 80% do tráfego.
Sendo assim, identifique quais são estes 20% de posts ou ações e replique eles sempre que possível. Você terá a certeza de estar utilizando uma estratégia com resultados já garantidos.
Conclusão
O princípio 80/20 afirma que 20% de ações é suficiente para gerar 80% dos resultados.
Vimos uma série de exemplos de como essa regra pode ser aplicada para entender os processos dentro de uma empresa. Utilize a regra 80/20 na sua empresa para otimizar processos e elaborar novas estratégias.
Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria sobre como melhorar a gestão da sua empresa? Clique aqui e fale conosco.