Medo de aumentar o preço? Descubra como aumentar o preço dos seus produtos

Há um medo comum que persegue a vida de todo empreendedor ou prestador de serviço: aumentar o preço. Não importa o que você venda, não importa o que você faça, é certo que, em algum momento, você terá medo de aumentar o seu preço dos seus produtos.

E por que isso acontece? A verdade é que há várias razões diferentes. Porém, a razão número um, em disparada, é a seguinte: o medo de perder clientes. 

Com todo empresário, com todo prestador de serviços, o receio de aumentar o preço é em boa parte motivado pelo medo de perder clientes e diminuir o faturamento.

Para ajudá-lo a perder de vez esse medo bobo de aumentar o preço e o valor do seu trabalho, neste artigo vamos te apresentar 6 razões para perder o medo de aumentar seus preços e conseguir faturar mais com o seu trabalho.

1 – Preço é o que sinaliza qualidade

A primeira razão para perder o medo de aumentar o preço dos seus produtos é o fato de que preço sinaliza qualidade. Você pode até ter o melhor produto, mas se o preço for muito abaixo da média, ele não será percebido como melhor.

Pois é, o mercado nunca é simples. A percepção geral das pessoas é de que o melhor é sempre o mais caro. Por isso, é necessário sempre pensar se a qualidade do seu produto acompanha o preço.

Não basta aumentar o preço para tornar o seu produto melhor, mas se o seu produto é bom, é um erro colocar um preço baixo.

2 – O preço sinaliza experiência e passa confiança

Se você trabalha, conquista novos clientes, se especializa, faz novos treinamentos, e ganha mais experiência, seu preço DEVE acompanhar o seu crescimento.

Ou seja, se você se torna um melhor profissional, mas o seu preço não aumenta, você está matando todo o seu trabalho e dedicação.

3 – Você sabia que há clientes que preferem pagar mais caro pelo produto?

Aqui há a dica mais importante para você perder o medo de aumentar seus preços: esqueça os termos de que é caro ou de que é barato. Aquilo que é caro só é assim da sua perspectiva. Outras pessoas podem achá-lo barato.

Muitas pessoas ficam presas em bolhas, e acham que todos ao redor pensam igual. Não é assim que as coisas funcionam.

Há algo ainda mais importante: as pessoas pagam certos produtos ou serviços caros exatamente por saberem que são caros. São pessoas que querem exclusividade, destaque e, principalmente, mostrar às outras que podem pagar aquele valor.

Por isso, esqueça a preocupação em aumentar seu preço. Analise por exemplo os carros com renome e de luxo, todos os carros levam para o mesmo lugar, não é? Mas as pessoas pagam mais pelo conforto e serviço oferecido à parte.

4 – Quanto maior o valor, maior será posicionamento da sua empresa no mercado

Você já deve ter percebido, com todas as outras dicas anteriores, que quanto melhor o seu valor, melhor será o seu posicionamento no mercado. Não significa necessariamente mais caro, nem mais barato.

Ou seja, seu valor deve ser algo proporcional à sua experiência e capacidade de resolver os problemas do cliente.

Entenda neste artigo a diferença entre preço e valor: Diferença entre preço e valor.

Como aumentar o preço

5 – Você vai perder alguns clientes, mas com certeza ganhará outros      

Sim, é verdade que você pode perder alguns clientes, mas é bastante provável que ganhará outros. A primeira coisa que você deve entender sobre qualquer mercado, é que os clientes que pagam 1.000 reais por um serviço não são os mesmos que pagariam 10.000 pelo mesmo serviço.

Os clientes do último tipo procuram resolver outros problemas e esperam um tipo de serviço bastante diferente, daí porque eles estão dispostos a pagar 10.000 por aquele serviço. Por isso, é muito importante entender a demografia da sua clientela. Entender que tipo de produtos eles consomem, qual sua faixa salarial, e assim por diante.

Aliás, se você perdeu o cliente por uma alteração mínima de preço é provável que você iria perder, por qualquer outro detalhe.

6 – Você merece cobrar mais

A última razão para perder o medo de aumentar o preço do seu produto ou serviço talvez seja a mais importante: você merece. Se você tem trabalhado e se dedicado a ser um profissional melhor, capaz de oferecer serviços ainda melhores aos seus clientes, então não há motivo para ter medo de cobrar mais.

Se você resolve problemas, e sabe que os resolve bem, então não há a menor razão para acreditar que o seu trabalho é de menor valor. O cliente nota sua hesitação em cobrar o valor, e por isso mesmo se perguntará se o seu trabalho vale aquele preço.

Se você ainda tem dúvidas em como colocar o preço correto, este vídeo pode te ajudar:

Precisa de um diagnóstico empresarial para sua empresa? Clique aqui, e agende conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Medo de aumentar o preço? Descubra como aumentar o preço dos seus produtos

4 dicas para vender mais na Black Friday

A Black Friday está chegando e já estamos na hora de começar a planejar como aproveitar o dia para conseguir vender mais no seu negócio. Neste post, daremos 4 dicas infalíveis para que você consiga tomar vantagem da Black Friday e aumente muito mais as vendas da sua empresa.

Medo de aumentar o preço? Descubra como aumentar o preço dos seus produtos

5 dicas de como atrair mais clientes para sua loja física

Atrair mais clientes é uma dificuldade em comum a qualquer empresa, sobretudo lojas ou qualquer tipo de comércio que dependa do fluxo constante de novos clientes. Neste post, falaremos de 5 dicas importantes do que fazer para atrair mais clientes para sua loja física de maneira contínua. Essas dicas são as bases fundamentais para que você possa construir uma loja capaz de estar sempre atraindo novos clientes.

Medo de aumentar o preço? Descubra como aumentar o preço dos seus produtos

LTV (Lifetime Value): Aprenda o que é e como utilizá-lo na sua empresa

Quando pensamos em medir o valor de uma empresa, geralmente pensamos em seu patrimônio, seu faturamento anual, lucro líquido e aqueles outros fatores usuais que todo empreendedor um dia já ouviu falar. Porém, há outros fatores que são igualmente importantes para se compreender e estimar o valor de mercado total de uma empresa. Por exemplo, um requisito comum é também saber por quanto tempo os clientes daquela empresa continuam a retornar, comprar e se relacionar com ela.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp