Aprenda o que é e como construir a cultura de uma empresa

Como construir a cultura organizacional de uma empresa em 5 passos

Você já teve aquela impressão de que seus funcionários simplesmente não se importam com o que está acontecendo com a empresa? Já teve aquela sensação solitária de que só você se importa com as metas, os objetivos e o futuro da empresa?

Saiba que nem toda empresa é assim. Há empresas em que os funcionários realmente se envolvem e se sentem todos responsáveis pelas metas e missão daquele lugar. A pergunta importante, portanto, é:

Como conquistar esse tipo de interação e comprometimento? O que há nessas empresas que falta nas outras?

De maneira geral, a sintonia do ambiente de trabalho nessas empresas acontece em razão de dois fatores principais: a cultura e a liderança.

A cultura de uma empresa é o conjunto de valores que organiza e orienta o comportamento dos seus colaboradores. A cultura de uma empresa é transmitida aos funcionários a partir de um conjunto de ideias, comportamentos e visões de mundo.

Em uma empresa com cultura sólida e bem definida, todos os funcionários sabem o que aquele empreendimento pretende alcançar e qual a sua função dentro da missão a ser cumprida.

Empresas com culturas bem definidas são organizadas por líderes com enorme capacidade de comunicar e envolver os funcionários nos valores e na missão da empresa.

Esses líderes, via de regra, possuem ótima capacidade de comunicação com os outros funcionários e sabem exatamente como convencê-los do caminho a ser seguido.

Portanto, se sua empresa enfrenta dificuldades com os colaboradores e você procura saber como desenvolver e definir uma cultura organizacional para ela, reunimos algumas dicas importantes:

Contrate boas pessoas para cargos de liderança

Comece colocando bons líderes em posições de destaque na empresa. Essas pessoas devem partilhar seus ideais e conseguir comunicá-los aos demais.

Por isso, é claro, tudo depende de que antes você tenha definido os valores da sua empresa.

Defina e comunique aos seus funcionários os valores e missão da sua empresa

Mostre aos seus funcionários qual a visão que você tem da empresa, quais as suas motivações para chegar lá e quais os valores centrais.

Definir valores parece bobo para muitos empresários, mas quando esses valores são definidos, comunicados para os funcionários e realmente vividos, isso faz toda diferença em um ambiente de trabalho. Seus funcionários se sentirão confortáveis por saber exatamente o que deve ser feito.

Exija somente o que você mesmo entrega

Não se acostume a exigir dos funcionários se você mesmo não trabalha mais que eles. Muitos empresários chegam tarde na empresa, são preguiçosos, apenas dão ordens, atrapalham, e mesmo assim exigem muito dos funcionários. Isso é um erro que jamais pode ser cometido.

Cada erro seu dá margem e justifica qualquer reclamação que o funcionário possa ter de você. Jamais esqueça que, na sua empresa, você deve ser o funcionário que trabalha mais.

Trabalhe todos os dias para construir a cultura que você gostaria.

Sim. Dedique-se a criar o ambiente de trabalho que você gostaria de ter na sua empresa. Se possível, mostre e comunique aos seus funcionários todos os dias.

Mostre a eles que você não fala essas coisas apenas da boca para fora.

Saiba identificar e promover os funcionários que se dedicam e partilham a sua visão.

Esse é um fator essencial. Saiba reconhecer as pessoas que estão no mesmo barco que você e mostre que você está lá por eles também. Um dos principais erros de todo empresários é promover pessoas que não deveriam. O resultado disso, naturalmente, é danoso para a empresa e pode colocar tudo a perder.

Uma vez alinhados os líderes, os valores e a missão da sua empresa, uma cultura será estabelecida naturalmente. Os funcionários se sentirão envolvidos com algo significativo, e não com um mero trabalho.

Parte considerável de conseguir mudar a cultura de uma empresa é convencer os funcionários de que eles não estão ali só para cumprir um expediente, mas para realizar um sonho que é maior que eles e que não pertence somente ao dono da empresa.

Lembre-se que uma empresa não trata mais só de você, mas de todos que a faz funcionar e, acima de tudo, do seu cliente.

Está tendo dificuldades com a sua empresa? Entre em contato conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para Gestor de Tráfego: Como funciona?

Contabilidade para Gestor de Tráfego: Como funciona?

Contabilidade para gestor de tráfego é algo importantíssimo para a nova profissão. Assim como todos os outros ramos, contabilizar os lucros e as perdas se faz muito necessário. contabilidade.

Todo empresário precisa ter CONTA de PESSOA JURÍDICA?

Todo empresário precisa ter CONTA de PESSOA JURÍDICA?

Se você já recebeu alguma orientação para não abrir, encerrar uma conta de pessoa jurídica ou continuar utilizando a sua conta pessoa física, essa orientação está totalmente equivocada, tome cuidado! A maior regra para administração de um negócio é separar as finanças pessoais das finanças da empresa.

O que um contador pode fazer pela sua empresa?

O que um contador pode fazer pela sua empresa?

Um bom contador pode te ajudar em diversas áreas e fazer sua empresa crescer. Por isso, nunca subestime a importância de contratar um contador para a sua empresa. É uma das decisões mais sérias que você tomará para o seu negócio. Esqueça a ideia de que o contador é só alguém que calcula impostos e os salários dos colaboradores.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais