Aprenda o que é e como construir a cultura de uma empresa

Cultura

Como construir a cultura organizacional de uma empresa em 5 passos

Você já teve aquela impressão de que seus funcionários simplesmente não se importam com o que está acontecendo com a empresa? Já teve aquela sensação solitária de que só você se importa com as metas, os objetivos e o futuro da empresa?

Saiba que nem toda empresa é assim. Há empresas em que os funcionários realmente se envolvem e se sentem todos responsáveis pelas metas e missão daquele lugar. A pergunta importante, portanto, é:

Como conquistar esse tipo de interação e comprometimento? O que há nessas empresas que falta nas outras?

De maneira geral, a sintonia do ambiente de trabalho nessas empresas acontece em razão de dois fatores principais: a cultura e a liderança.

A cultura de uma empresa é o conjunto de valores que organiza e orienta o comportamento dos seus colaboradores. A cultura de uma empresa é transmitida aos funcionários a partir de um conjunto de ideias, comportamentos e visões de mundo.

Em uma empresa com cultura sólida e bem definida, todos os funcionários sabem o que aquele empreendimento pretende alcançar e qual a sua função dentro da missão a ser cumprida.

Empresas com culturas bem definidas são organizadas por líderes com enorme capacidade de comunicar e envolver os funcionários nos valores e na missão da empresa.

Esses líderes, via de regra, possuem ótima capacidade de comunicação com os outros funcionários e sabem exatamente como convencê-los do caminho a ser seguido.

Portanto, se sua empresa enfrenta dificuldades com os colaboradores e você procura saber como desenvolver e definir uma cultura organizacional para ela, reunimos algumas dicas importantes:

Contrate boas pessoas para cargos de liderança

Comece colocando bons líderes em posições de destaque na empresa. Essas pessoas devem partilhar seus ideais e conseguir comunicá-los aos demais.

Por isso, é claro, tudo depende de que antes você tenha definido os valores da sua empresa.

Defina e comunique aos seus funcionários os valores e missão da sua empresa

Mostre aos seus funcionários qual a visão que você tem da empresa, quais as suas motivações para chegar lá e quais os valores centrais.

Definir valores parece bobo para muitos empresários, mas quando esses valores são definidos, comunicados para os funcionários e realmente vividos, isso faz toda diferença em um ambiente de trabalho. Seus funcionários se sentirão confortáveis por saber exatamente o que deve ser feito.

Exija somente o que você mesmo entrega

Não se acostume a exigir dos funcionários se você mesmo não trabalha mais que eles. Muitos empresários chegam tarde na empresa, são preguiçosos, apenas dão ordens, atrapalham, e mesmo assim exigem muito dos funcionários. Isso é um erro que jamais pode ser cometido.

Cada erro seu dá margem e justifica qualquer reclamação que o funcionário possa ter de você. Jamais esqueça que, na sua empresa, você deve ser o funcionário que trabalha mais.

Trabalhe todos os dias para construir a cultura que você gostaria.

Sim. Dedique-se a criar o ambiente de trabalho que você gostaria de ter na sua empresa. Se possível, mostre e comunique aos seus funcionários todos os dias.

Mostre a eles que você não fala essas coisas apenas da boca para fora.

Saiba identificar e promover os funcionários que se dedicam e partilham a sua visão.

Esse é um fator essencial. Saiba reconhecer as pessoas que estão no mesmo barco que você e mostre que você está lá por eles também. Um dos principais erros de todo empresários é promover pessoas que não deveriam. O resultado disso, naturalmente, é danoso para a empresa e pode colocar tudo a perder.

Uma vez alinhados os líderes, os valores e a missão da sua empresa, uma cultura será estabelecida naturalmente. Os funcionários se sentirão envolvidos com algo significativo, e não com um mero trabalho.

Parte considerável de conseguir mudar a cultura de uma empresa é convencer os funcionários de que eles não estão ali só para cumprir um expediente, mas para realizar um sonho que é maior que eles e que não pertence somente ao dono da empresa.

Lembre-se que uma empresa não trata mais só de você, mas de todos que a faz funcionar e, acima de tudo, do seu cliente.

Está tendo dificuldades com a sua empresa? Entre em contato conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.