Conta Junto

Aprenda como lidar com cliente difícil

Aprenda como lidar com cliente difícil

Todo dono de empresa sabe bem o que é ter que lidar com aqueles clientes que são super exigentes, irredutíveis e nenhum pouco flexíveis no que querem e no que pagam.

Clientes desse tipo estão sempre ali esperando o mais mínimo deslize para registrar uma reclamação, fazer uma crítica ou qualquer tipo de comentário.

Os funcionários estão sempre fugindo deles e, embora eles até possam trazer algum lucro, é fato que também podem trazer muita dor de cabeça.

Porém, é importante admitir que nem toda culpa está exclusivamente nos clientes. A empresa também é responsável em ter uma política de atendimento adequada para evitar qualquer tipo de desavença.

Para isso, há diversas precauções que uma empresa pode tomar ao lidar com clientes difíceis.

Segue a leitura que apresentaremos algumas dicas infalíveis para evitar qualquer dor de cabeça e aprender a lidar com clientes difíceis:

Detalhe exatamente o que você pode entregar

Uma das razões principais de toda desavença entre empresa e cliente é o fato de que nem sempre a empresa deixa claro para o cliente que tipo de produto ela consegue entregar.

Você já viveu aquelas situações em que esperava algo mais de um produto ou serviço contratado?

Pois é, isso é algo muito comum. Isso acontece porque a comunicação entre a empresa e o cliente não foi eficaz.

Muitas vezes, o cliente espera algo e não deixa claro o que espera da empresa, assim como a empresa não deixa claro ao cliente o que exatamente ela pode entregar e oferecer.

Por isso, nossa primeira dica de como lidar com um cliente difícil e evitar toda dor de cabeça é detalhar da maneira mais precisa possível o que sua empresa pode entregar ao cliente. Não apenas o que pode entregar, mas também como e quando pode entregar.

Uma vez esclarecidos todos esses pontos, o cliente saberá exatamente o que esperar da sua empresa, e assim poderá decidir se ela pode entregar o tipo de serviço que ele procura.

Com isso, pode ter certeza que você já estará eliminando a possibilidade de uma frustração com o serviço da sua empresa.

Jamais tenha medo de discutir valores, datas e formas de pagamento

Se estamos falando em deixar tudo claro ao cliente, não esqueça que isso também envolve discutir valores, datas e formas de pagamento. Nesse momento, seja ainda mais claro, detalhe exatamente quais serão as datas de pagamento e como o cliente poderá pagar.

Muitos empresários têm medo de discutir esses pormenores com o cliente porque acreditam que podem acabar afastando ou perdendo o serviço. Porém, não esclarecer esses pontos pode acabar sendo muito mais danoso a sua empresa e a prospecção de novos clientes.

Portanto, jamais tenha medo de falar de valores. Cobre exatamente o que você acha que deve cobrar e deixe claro ao cliente porque o seu serviço vale exatamente aquele valor. Tudo isso nos leva a terceira dica principal:

Sempre cumpra sua parte do contrato

Há muitos donos de empresa que reclamam dos clientes, mas que frequentemente falham na entrega e em cumprir sua parte do contrato.

Aqui vale um princípios muito simples: se você não entrega o que é pedido e está sempre descumprindo o acordo estabelecido com o cliente, então você jamais terá qualquer razão em reclamar do cliente.

Por isso, além de deixar claro ao cliente o que sua empresa poderá entregar, mantenha sempre o profissionalismo e entregue o que foi prometido. Não importa o que o cliente diga ou faça, sempre o entregue o prometido.

Na medida em que você acredita que pode descumprir os acordos porque o cliente é chato ou coisa do tipo, você estará sempre errado e trará ainda mais desavenças para sua empresa.

Se você está sempre enfrentando clientes difíceis no seu dia a dia, seguir cada uma dessas dicas certamente o ajudará a evitar maiores problemas e manter o profissionalismo sempre necessário na condução da sua empresa.

Gostou deste texto e procura uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas: