Aprenda como lidar com cliente difícil

Todo dono de empresa sabe bem o que é ter que lidar com aqueles clientes que são super exigentes, irredutíveis e nenhum pouco flexíveis no que querem e no que pagam.

Clientes desse tipo estão sempre ali esperando o mais mínimo deslize para registrar uma reclamação, fazer uma crítica ou qualquer tipo de comentário.

Os funcionários estão sempre fugindo deles e, embora eles até possam trazer algum lucro, é fato que também podem trazer muita dor de cabeça.

Porém, é importante admitir que nem toda culpa está exclusivamente nos clientes. A empresa também é responsável em ter uma política de atendimento adequada para evitar qualquer tipo de desavença.

Para isso, há diversas precauções que uma empresa pode tomar ao lidar com clientes difíceis.

Segue a leitura que apresentaremos algumas dicas infalíveis para evitar qualquer dor de cabeça e aprender a lidar com clientes difíceis:

Detalhe exatamente o que você pode entregar

Uma das razões principais de toda desavença entre empresa e cliente é o fato de que nem sempre a empresa deixa claro para o cliente que tipo de produto ela consegue entregar.

Você já viveu aquelas situações em que esperava algo mais de um produto ou serviço contratado?

Pois é, isso é algo muito comum. Isso acontece porque a comunicação entre a empresa e o cliente não foi eficaz.

Muitas vezes, o cliente espera algo e não deixa claro o que espera da empresa, assim como a empresa não deixa claro ao cliente o que exatamente ela pode entregar e oferecer.

Por isso, nossa primeira dica de como lidar com um cliente difícil e evitar toda dor de cabeça é detalhar da maneira mais precisa possível o que sua empresa pode entregar ao cliente. Não apenas o que pode entregar, mas também como e quando pode entregar.

Uma vez esclarecidos todos esses pontos, o cliente saberá exatamente o que esperar da sua empresa, e assim poderá decidir se ela pode entregar o tipo de serviço que ele procura.

Com isso, pode ter certeza que você já estará eliminando a possibilidade de uma frustração com o serviço da sua empresa.

Jamais tenha medo de discutir valores, datas e formas de pagamento

Se estamos falando em deixar tudo claro ao cliente, não esqueça que isso também envolve discutir valores, datas e formas de pagamento. Nesse momento, seja ainda mais claro, detalhe exatamente quais serão as datas de pagamento e como o cliente poderá pagar.

Muitos empresários têm medo de discutir esses pormenores com o cliente porque acreditam que podem acabar afastando ou perdendo o serviço. Porém, não esclarecer esses pontos pode acabar sendo muito mais danoso a sua empresa e a prospecção de novos clientes.

Portanto, jamais tenha medo de falar de valores. Cobre exatamente o que você acha que deve cobrar e deixe claro ao cliente porque o seu serviço vale exatamente aquele valor. Tudo isso nos leva a terceira dica principal:

Sempre cumpra sua parte do contrato

Há muitos donos de empresa que reclamam dos clientes, mas que frequentemente falham na entrega e em cumprir sua parte do contrato.

Aqui vale um princípios muito simples: se você não entrega o que é pedido e está sempre descumprindo o acordo estabelecido com o cliente, então você jamais terá qualquer razão em reclamar do cliente.

Por isso, além de deixar claro ao cliente o que sua empresa poderá entregar, mantenha sempre o profissionalismo e entregue o que foi prometido. Não importa o que o cliente diga ou faça, sempre o entregue o prometido.

Na medida em que você acredita que pode descumprir os acordos porque o cliente é chato ou coisa do tipo, você estará sempre errado e trará ainda mais desavenças para sua empresa.

Se você está sempre enfrentando clientes difíceis no seu dia a dia, seguir cada uma dessas dicas certamente o ajudará a evitar maiores problemas e manter o profissionalismo sempre necessário na condução da sua empresa.

Gostou deste texto e procura uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para Gestor de Tráfego: Como funciona?

Contabilidade para Gestor de Tráfego: Como funciona?

Contabilidade para gestor de tráfego é algo importantíssimo para a nova profissão. Assim como todos os outros ramos, contabilizar os lucros e as perdas se faz muito necessário. contabilidade.

Todo empresário precisa ter CONTA de PESSOA JURÍDICA?

Todo empresário precisa ter CONTA de PESSOA JURÍDICA?

Se você já recebeu alguma orientação para não abrir, encerrar uma conta de pessoa jurídica ou continuar utilizando a sua conta pessoa física, essa orientação está totalmente equivocada, tome cuidado! A maior regra para administração de um negócio é separar as finanças pessoais das finanças da empresa.

O que um contador pode fazer pela sua empresa?

O que um contador pode fazer pela sua empresa?

Um bom contador pode te ajudar em diversas áreas e fazer sua empresa crescer. Por isso, nunca subestime a importância de contratar um contador para a sua empresa. É uma das decisões mais sérias que você tomará para o seu negócio. Esqueça a ideia de que o contador é só alguém que calcula impostos e os salários dos colaboradores.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais