Aprenda como lidar com cliente difícil

Todo dono de empresa sabe bem o que é ter que lidar com aqueles clientes que são super exigentes, irredutíveis e nenhum pouco flexíveis no que querem e no que pagam.

Clientes desse tipo estão sempre ali esperando o mais mínimo deslize para registrar uma reclamação, fazer uma crítica ou qualquer tipo de comentário. Os funcionários estão sempre fugindo deles e, embora eles até possam trazer algum lucro, é fato que também podem trazer muita dor de cabeça.

Porém, é importante admitir que nem toda culpa está exclusivamente nos clientes. A empresa também é responsável em ter uma política de atendimento adequada para evitar qualquer tipo de desavença.

Para isso, há diversas precauções que uma empresa pode tomar ao lidar com clientes difíceis. Segue a leitura que apresentaremos algumas dicas infalíveis para evitar qualquer dor de cabeça e aprender a lidar com clientes difíceis:

Detalhe exatamente o que você pode entregar

Uma das razões principais de toda desavença entre empresa e cliente é o fato de que nem sempre a empresa deixa claro para o cliente que tipo de produto ela consegue entregar. Você já viveu aquelas situações em que esperava algo mais de um produto ou serviço contratado? Pois é, isso é algo muito comum.

Isso acontece porque a comunicação entre a empresa e o cliente não foi eficaz. Muitas vezes, o cliente espera algo e não deixa claro o que espera da empresa, assim como a empresa não deixa claro ao cliente o que exatamente ela pode entregar e oferecer.

Por isso, nossa primeira dica de como lidar com um cliente difícil e evitar toda dor de cabeça é detalhar da maneira mais precisa possível o que sua empresa pode entregar ao cliente. Não apenas o que pode entregar, mas também como e quando pode entregar.

Uma vez esclarecidos todos esses pontos, o cliente saberá exatamente o que esperar da sua empresa, e assim poderá decidir se ela pode entregar o tipo de serviço que ele procura. Com isso, pode ter certeza que você já estará eliminando a possibilidade de uma frustração com o serviço da sua empresa.

Jamais tenha medo de discutir valores, datas e formas de pagamento

Se estamos falando em deixar tudo claro ao cliente, não esqueça que isso também envolve discutir valores, datas e formas de pagamento. Nesse momento, seja ainda mais claro, detalhe exatamente quais serão as datas de pagamento e como o cliente poderá pagar.

Muitos empresários têm medo de discutir esses pormenores com o cliente porque acreditam que podem acabar afastando ou perdendo o serviço. Porém, não esclarecer esses pontos pode acabar sendo muito mais danoso a sua empresa e a prospecção de novos clientes.

Portanto, jamais tenha medo de falar de valores. Cobre exatamente o que você acha que deve cobrar e deixe claro ao cliente porque o seu serviço vale exatamente aquele valor. Tudo isso nos leva a terceira dica principal:

Sempre cumpra sua parte do contrato

Há muitos donos de empresa que reclamam dos clientes, mas que frequentemente falham na entrega e em cumprir sua parte do contrato.

Aqui vale um princípios muito simples: se você não entrega o que é pedido e está sempre descumprindo o acordo estabelecido com o cliente, então você jamais terá qualquer razão em reclamar do cliente.

Por isso, além de deixar claro ao cliente o que sua empresa poderá entregar, mantenha sempre o profissionalismo e entregue o que foi prometido. Não importa o que o cliente diga ou faça, sempre o entregue o prometido.

Na medida em que você acredita que pode descumprir os acordos porque o cliente é chato ou coisa do tipo, você estará sempre errado e trará ainda mais desavenças para sua empresa.

Se você está sempre enfrentando clientes difíceis no seu dia a dia, seguir cada uma dessas dicas certamente o ajudará a evitar maiores problemas e manter o profissionalismo sempre necessário na condução da sua empresa.

Gostou deste texto e procura uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp