Toda empresa, em algum momento, cairá na armadilha de ter contratado maus funcionários.
Seja porque algum ponto do processo de contratação foi ignorado, ou até mesmo porque o candidato pareceu perfeito nas entrevistas, em algum momento será impossível evitar o desastre e você se verá tendo que lidar com um funcionário difícil e improdutivo.
Antes de tudo, quero deixar claro que este texto não trata daqueles funcionários que apenas enfrentam fases improdutivas no trabalho.
Como identificar maus funcionários
Há uma clara diferença entre os funcionários que faz tudo correto, mas enfrenta fases de dificuldade, e os funcionários que constantemente dá trabalho e nunca entrega o que é prometido.
Os funcionários do primeiro tipo são facilmente contornáveis, geralmente uma boa conversa e alguma dose maior de compreensão é suficiente para reaver a produtividade e dedicação dessas pessoas.
Contudo, os do segundo tipo, se estão presos na sua empresa e não há como contornar a situação, é necessário aprender a lidar com eles de uma maneira saudável e sem maiores dores de cabeça.
São pessoas que rapidamente trarão problemas para sua empresa, mas que são contornáveis com algum esforço.
Então vamos lá, como lidar com maus funcionários dentro da empresa?
Estabeleça limites
O primeiro passo para lidar com funcionários problemáticos é saber estabelecer os limites na sua relação com eles.
Muitos empresários estabelecem relações sem qualquer limites com os funcionários e depois se arrependem do tipo de consequência que aquilo pode causar.
Estabelecer limites não significa tratar os funcionários de modo sério e chato. Significa apenas lembrá-los de que ali é um ambiente de trabalho e que todos estão ali para alcançar metas e resultados.
Como estabelecer limites entre funcionários?
Dando você mesmo o exemplo. De nada adianta você exigir certos comportamentos dos funcionários se você é o primeiro a desrespeitá-las.
A cultura de uma empresa não se constrói de cima para baixo a partir de imposições, mas a partir dos exemplos pelos donos, líderes e gestores.
Lembre-se que muitos funcionários agem de modo errado dentro de uma empresa porque os líderes e gestores dão liberdade e o exemplo para que se comportem daquele modo.
Sempre cumpra os seus deveres
O pilar mais importante da sua relação com qualquer funcionário é manter todas as responsabilidades e obrigações muito claras.
É muito importante que você cumpra suas responsabilidades com o funcionário.
Sabe aqueles donos de empresa que reclamam dos funcionários, mas sempre atrasam salários, tratam os funcionários de maneira inadequada e vivem causando desconforto para o ambiente de trabalho? Não seja um deles.
Como ser um bom líder?
Pague-os em dia, trate-os da maneira correta e eles se sentirão devedores de qualquer coisa errada que possam fazer.
Se você acredita que sua obrigação acaba no salário, você está completamente errado.
Muitos empresários caem no erro de fazer ameaças ou reclamações improdutivas com os funcionários, mas nada disso possui qualquer efeito.
Aliás, o único efeito é causar ainda mais desavença e ressentimento entre ele e a equipe.
Por isso, é importante que você sempre mostre o exemplo e jamais dê margem para que algum funcionário se sinta no direito de agir de forma errada dentro da empresa.
Acredite, na medida em que você demonstra respeito e seriedade, você receberá isso de volta.
Procure entender as motivações
Um terceiro pilar para melhorar a relação com seus funcionários envolve um grau maior de sensibilidade, mas é necessário para melhorar qualquer relação de convivência entre pessoas de um mesmo time, isto é, compreender os desejos e as motivações.
É importante que você entenda quais são os desejos, as aspirações e motivações de um funcionário.
Há pessoas que se sentem desmotivadas por não encontrar valores semelhantes aos seus.
Como motivar funcionários?
Aqui vale tentar ouvir e compreender um pouco mais sobre as dificuldades e problemas enfrentados por aquela pessoa.
Uma vez que você entenda um pouco mais sobre a vida dele e como funciona a sua vida, poderá encontrar outros meios de motivá-lo. De repente, poderá até ajudá-lo a sair daquela situação.
Gostou deste texto e precisa de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e entre em contato conosco!