3 dicas de como manter o profissionalismo com os seus colaboradores

3 dicas de como manter o profissionalismo com os seus colaboradores

Para muitos empresários e gestores, manter uma relação com profissionalismo junto a os colaboradores não é uma tarefa fácil. Muitas dessas pessoas possuem dificuldades reais em como lidar e manter uma relação de convívio apenas profissional.

Há culturas em que essa linha entre o pessoal e o profissional é bastante nítida e bem reconhecida pelas pessoas. Contudo, não é o caso do Brasil. Aqui, sabemos que aproximar-se da vida pessoal de um parceiro de trabalho pode acarretar sérios problemas. Basta algumas conversas breves e alguém já pode achar que é o seu melhor amigo, com liberdades e responsabilidades maiores do que aquelas que você permitiu. Daí a dificuldade em conseguir manter o profissionalismo no ambiente de trabalho.

O erro comum entre os empresários que enfrentam esse tipo de situação é jogar a culpa toda no colaborador e simplesmente assumir que toda a responsabilidade está naquela pessoa. Porém, é necessário lembrar que essa é uma via de mão dupla. As pessoas falharão em reconhecer divisão pessoal/profissional na medida em que o líder também confunde as coisas e não sabe determinar os limites. 

Antes de tudo, a primeira coisa a reconhecer com relação a isso é que a solução não é se tornar uma pessoa chata e sempre de cara amarrada. Profissionalismo não tem qualquer coisa a ver com ser chato e sério. Enquanto líder, você pode ser uma pessoa divertida e simpática, mas deve sempre ter em mente que há certas linhas que jamais pode cruzar.

Neste texto, vamos relembrar algumas dessas linhas para que você saiba como manter o profissionalismo com seus colaboradores em qualquer situação. Confere aí:

Sempre cumpra sua parte do contrato

Nossa primeira dica de como manter o profissionalismo com os colaboradores é jamais descumprir sua parte do contrato. Nunca atrase um salário, nunca desrespeite um colaborador, nunca faça fofoca, nunca incentive comportamentos reprováveis. É simples assim. Na medida em que você agir de modo errado, dará liberdade para que os colaboradores se sintam no direito de agir daquele modo também.

Mesmo que esteja em dificuldade e tenha que atrasar um salário, explique a situação, peça desculpas, e faça o máximo para corrigir aquilo o mais rápido possível. Lembre-se: se o líder se comporta mal, os colaboradores também se comportarão mal. Suas ações serão sempre a medida da liberdade de cada colaborador. Portanto, tenha muito cuidado com cada coisa dita e feita dentro da sua empresa.

Na empresa, seja o primeiro colaborador

Nossa segunda dica de como manter o profissionalismo com os colaboradores é ser sempre o primeiro colaborador da empresa. Isso significa algo muito simples: seja sempre o primeiro a agir de modo profissional naquele ambiente. Não importa o horário de sua chegada na empresa, ou qualquer outra coisa, seja sempre o primeiro a se comportar da maneira correta dentro daquele ambiente.

Essa dica está muito ligada a primeira, mas vale a pena reforçar. Dê o exemplo e comporte-se sempre da maneira que gostaria que seus colaboradores se comportassem. Portanto, seja sempre o primeiro colaborador, seja sempre o primeiro a mostrar a sua seriedade e comprometimento.

Nunca se meta na vida pessoal dos colaboradores

Nossa terceira dica de como manter o profissionalismo com os colaboradores é simplesmente a regra de ouro de qualquer relação interpessoal: jamais se meta em assuntos pessoais. Isso não significa dizer que você está proibido de parabenizar ou presentear seus colaboradores por alguma realização pessoal, como um casamento, um filho, etc. Significa apenas que você jamais deve se meter em assuntos que não lhe diz respeito.

A importância dessa dica está em evitar também que seus colaboradores acabem tratando da sua vida pessoal. Por isso, evite tratar de assuntos pessoais e de foro íntimo com seus colaboradores. Trate de aprender os assuntos que são pertinentes ao ambiente de trabalho e aqueles que não são.

Respeitar cada uma dessas metas com certeza o ajudará a manter um relacionamento saudável entre você e seus colaboradores. Os assuntos profissionais se tornarão dominantes no seu dia a dia e, portanto, você evitará maiores complicações com a sua equipe.

Gostou deste texto?  Não deixe de ver também o nosso texto “Como lidar com maus funcionários”.

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas: