3 dicas de como manter o profissionalismo com os seus colaboradores

Para muitos empresários e gestores, manter uma relação com profissionalismo junto a os colaboradores não é uma tarefa fácil. Muitas dessas pessoas possuem dificuldades reais em como lidar e manter uma relação de convívio apenas profissional.

Há culturas em que essa linha entre o pessoal e o profissional é bastante nítida e bem reconhecida pelas pessoas. Contudo, não é o caso do Brasil. Aqui, sabemos que aproximar-se da vida pessoal de um parceiro de trabalho pode acarretar sérios problemas. Basta algumas conversas breves e alguém já pode achar que é o seu melhor amigo, com liberdades e responsabilidades maiores do que aquelas que você permitiu. Daí a dificuldade em conseguir manter o profissionalismo no ambiente de trabalho.

O erro comum entre os empresários que enfrentam esse tipo de situação é jogar a culpa toda no colaborador e simplesmente assumir que toda a responsabilidade está naquela pessoa. Porém, é necessário lembrar que essa é uma via de mão dupla. As pessoas falharão em reconhecer divisão pessoal/profissional na medida em que o líder também confunde as coisas e não sabe determinar os limites. 

Antes de tudo, a primeira coisa a reconhecer com relação a isso é que a solução não é se tornar uma pessoa chata e sempre de cara amarrada. Profissionalismo não tem qualquer coisa a ver com ser chato e sério. Enquanto líder, você pode ser uma pessoa divertida e simpática, mas deve sempre ter em mente que há certas linhas que jamais pode cruzar.

Neste texto, vamos relembrar algumas dessas linhas para que você saiba como manter o profissionalismo com seus colaboradores em qualquer situação. Confere aí:

Sempre cumpra sua parte do contrato

Nossa primeira dica de como manter o profissionalismo com os colaboradores é jamais descumprir sua parte do contrato. Nunca atrase um salário, nunca desrespeite um colaborador, nunca faça fofoca, nunca incentive comportamentos reprováveis. É simples assim. Na medida em que você agir de modo errado, dará liberdade para que os colaboradores se sintam no direito de agir daquele modo também.

Mesmo que esteja em dificuldade e tenha que atrasar um salário, explique a situação, peça desculpas, e faça o máximo para corrigir aquilo o mais rápido possível. Lembre-se: se o líder se comporta mal, os colaboradores também se comportarão mal. Suas ações serão sempre a medida da liberdade de cada colaborador. Portanto, tenha muito cuidado com cada coisa dita e feita dentro da sua empresa.

Na empresa, seja o primeiro colaborador

Nossa segunda dica de como manter o profissionalismo com os colaboradores é ser sempre o primeiro colaborador da empresa. Isso significa algo muito simples: seja sempre o primeiro a agir de modo profissional naquele ambiente. Não importa o horário de sua chegada na empresa, ou qualquer outra coisa, seja sempre o primeiro a se comportar da maneira correta dentro daquele ambiente.

Essa dica está muito ligada a primeira, mas vale a pena reforçar. Dê o exemplo e comporte-se sempre da maneira que gostaria que seus colaboradores se comportassem. Portanto, seja sempre o primeiro colaborador, seja sempre o primeiro a mostrar a sua seriedade e comprometimento.

Nunca se meta na vida pessoal dos colaboradores

Nossa terceira dica de como manter o profissionalismo com os colaboradores é simplesmente a regra de ouro de qualquer relação interpessoal: jamais se meta em assuntos pessoais. Isso não significa dizer que você está proibido de parabenizar ou presentear seus colaboradores por alguma realização pessoal, como um casamento, um filho, etc. Significa apenas que você jamais deve se meter em assuntos que não lhe diz respeito.

A importância dessa dica está em evitar também que seus colaboradores acabem tratando da sua vida pessoal. Por isso, evite tratar de assuntos pessoais e de foro íntimo com seus colaboradores. Trate de aprender os assuntos que são pertinentes ao ambiente de trabalho e aqueles que não são.

Respeitar cada uma dessas metas com certeza o ajudará a manter um relacionamento saudável entre você e seus colaboradores. Os assuntos profissionais se tornarão dominantes no seu dia a dia e, portanto, você evitará maiores complicações com a sua equipe.

Gostou deste texto?  Não deixe de ver também o nosso texto “Como lidar com maus funcionários”.

Veja mais artigos do nosso blog:

3 dicas de como manter o profissionalismo com os seus colaboradores

Quais colaboradores selecionar para um treinamento?

Falamos especificamente de como investir em treinamento de uma maneira inteligente, em que se utiliza pouco para retirar o máximo de proveito daquele investimento. Mesmo assim, ainda há uma dúvida natural que vocês podem estar se perguntando: Como escolher o colaborador correto para um treinamento? Quais indicativos devo prestar atenção? Por isso, neste artigo comentaremos alguns indicativos fundamentais para que você saiba exatamente qual colaborador selecionar para um treinamento, além de saber que tipo de treinamento deve ser utilizado.

3 dicas de como manter o profissionalismo com os seus colaboradores

5 razões para investir no treinamento dos colaboradores

Você é daqueles empreendedores que está sempre repetindo que investir em treinamento é um gasto desnecessário para a empresa e que não vale a pena perder tempo treinando os colaboradores? Lembre-se que se ninguém está em um processo de evolução, de aprender mais, se dedicar mais, e querer mais, a empresa estagna. Rapidamente ela atinge o seu limite de crescimento e precisará de bastante esforço para sair dali.

3 dicas de como manter o profissionalismo com os seus colaboradores

5 dicas de como melhorar liderança e promover a independência dos colaboradores

Todo líder ou gestor alguma vez já viveu o drama de nunca conseguir se desligar da empresa porque percebe que basta se ausentar para que as coisas acabem desandando e logo tenha que intervir para que tudo volte ao rumo correto. O resultado disso é sempre desastroso: todas as decisões de todos os processos acabam tendo que ser tomadas por quem está no topo da cadeia de comando, algo que só gera improdutividade e uma imensa carga de trabalho nas costas do líder.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp