Como vencer o medo de começar o seu próprio negócio

Muitas pessoas alimentam o sonho de começar o seu próprio negócio, de investir numa ideia própria, conquistar a independência da CLT e não ter mais um patrão. Converse com 15 pessoas e todas terão uma ideia de negócio, de algo que gostariam de fazer para empreender e conquistar essa independência. Porém, pouquíssimas chegam a tirar essas ideias do papel. Grande parte alimenta um medo de começar o próprio negócio.

Dentre as que não tiram as ideias do papel, há aquelas que nunca a levam realmente a sério, há as que desistem quando pensam em todo o trabalho que terá que fazer, mas há também aquelas que alimentam um enorme medo de simplesmente começar. Essas pessoas temem o medo do fracasso, do julgamento, do que vão pensar se ela decidir seguir aquele caminho e, sobretudo, o medo de que tudo dê errado.

O erro destas pessoas está em dar atenção demais ao medo e repudiar coisas que, na verdade, são parte do processo natural de amadurecimento de uma empresa. Um exemplo disso é o medo do fracasso. Todo empreendedor deve aceitar que, invariavelmente, alguma coisa dará errado. Mas isso não significa, é claro, que sua empresa deu errado. Significa apenas que ela e você estão em processo de amadurecimento.

Confira então 3 dicas para te ajudar a vencer o medo de iniciar o seu próprio negócio:

Comece pequeno

A primeira dica para te ajudar a vencer o medo de iniciar uma empresa ou negócio é  começar pequeno. Inicie sempre com pequenos passos, nunca com a ideia de ter uma grande empresa para gerenciar. Se quer ter uma doceria, comece vendendo trufas e/ou brigadeiros. Se quer ter sua própria oficina de automóveis, comece oferecendo serviços mais simples, como uma troca de óleo.

Boa parte do seu medo de começar um negócio está na ansiedade causada por pensar em já ter uma empresa grande e consolidada. Está em querer mostrar que “deu certo”. Por isso, começar pequeno é um dos passos essenciais para que você aprenda mais sobre o dia a dia daquela profissão, conquiste alguma segurança em lidar e abordar clientes, bem como a sua própria base de clientes.

É a partir dos pequenos serviços que as pessoas começarão a lhe procurar para outros mais complexos. A pessoa que comprou sua trufa pode querer que você venda uma torta, a pessoa que trocou o óleo do carro com você pode querer fazer sempre a revisão do carro dele.

Portanto, uma das formas mais fáceis de vencer o medo de começar uma empresa é não pensar em uma empresa, mas apenas nos pequenos passos que você terá que dar até chegar lá. Depois disso, foque em apenas um passo de cada vez.

Aprenda a esperar

Nossa segunda dica para te ajudar a vencer o medo de começar sua empresa é saber esperar. Aceite que você está num processo lento, e que uma empresa leva tempo para crescer. Portanto, não deixe os fracassos te desanimar. Olhe para eles como uma forma de aprendizado necessário para chegar onde você almeja.

Aceite que você falhará. Aceite que algumas coisas darão certo e outras darão errado. Aceite que isso acontece porque tudo é novo para você. Aceite que tudo isso é inevitável, mas que é parte natural do processo de aprendizado e amadurecimento.

Aos poucos, você começará a entender cada aspecto que deve ser melhorado na sua empresa, desde o atendimento ao cliente, até a finalização da compra e entrega do produto. Se quer saber uma forma de como testar suas ideias rapidamente e colher o feedback necessário para aprimorá-las, veja nosso texto “Descubra como validar suas ideias de negócio

Preocupe-se em aprender

Se os fracassos e as dificuldades são passos inevitáveis, é necessário também que você saiba manter sua mentalidade sempre disposta a aprender. Por isso, nossa terceira dica para vencer o medo de começar um negócio é se preocupar apenas em aprender. Não esteja apenas preocupado em “dar certo”, em “fazer dinheiro” ou “não ser julgado”. Antes de tudo, preocupe-se em aprender como o processo funciona, em filtrar cada lição do caminho e aprender o máximo que puder.

Você pode até buscar outras pessoas com mais experiência. Procure mentores ou grupos de consultoria com os quais você possa trocar experiências e receber conselhos sobre o que está fazendo. Pessoas assim te ajudarão a ganhar mais confiança no processo, e assim você poderá vencer o medo de continuar.

Está pensando em começar um negócio e gostaria de uma consultoria sobre o que fazer? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Como vencer o medo de começar o seu próprio negócio

Quais colaboradores selecionar para um treinamento?

Falamos especificamente de como investir em treinamento de uma maneira inteligente, em que se utiliza pouco para retirar o máximo de proveito daquele investimento. Mesmo assim, ainda há uma dúvida natural que vocês podem estar se perguntando: Como escolher o colaborador correto para um treinamento? Quais indicativos devo prestar atenção? Por isso, neste artigo comentaremos alguns indicativos fundamentais para que você saiba exatamente qual colaborador selecionar para um treinamento, além de saber que tipo de treinamento deve ser utilizado.

Como vencer o medo de começar o seu próprio negócio

5 passos para melhorar o fluxo de caixa da empresa

O fluxo de caixa diz respeito a todo valor movimentado no caixa de uma empresa durante um determinado período de tempo. A saúde financeira de uma empresa depende diretamente de um controle adequado do fluxo de caixa. o bem ou mal. Além disso, torna-se difícil fazer projeções, elaborar metas e conseguir colocar o seu negócio nos eixos.

Como vencer o medo de começar o seu próprio negócio

4 passos para profissionalizar o seu canal do YouTube

De repente seu canal do YouTube está indo bem e você não sabe exatamente quais são os próximos passos a serem tomados? Essa é uma dificuldade muito comum entre youtubers. tomar alguns passos decisivos para continuar crescendo. Por isso, resolvemos separar 4 passos para melhorar a qualidade e conseguir profissionalizar o seu canal do YouTube:

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp