Como vencer o medo de vender

Medo de vender

Dentre todas as dificuldades comuns da vida de um empresário, ou de toda pessoa que quer iniciar o seu próprio negócio, há uma que aparece de forma dominante no top 1: o medo de vender. Há sempre aquele sujeito que tem disposição para planejar o negócio, buscar fornecedores, aprender o básico de contabilidade, avaliar possíveis funcionários e inúmeras outras coisas, mas quando chega a hora de vender, de se posicionar em frente ao cliente e apresentar o seu produto, o sujeito empalidece, procrastina e foge disso como o diabo foge da cruz.

O medo de vender é motivado por uma série de hesitações que alimentamos em nossa cabeça. Essas hesitações são sempre motivadas pelas mesmas perguntas: o que as pessoas vão pensar? E se não quiserem comprar meu produto? E se acharem que eu estou incomodando? E se acharem o produto caro? Eu não sei vender. Eu não sei lidar com pessoas. Meus amigos vão rir de mim.

Para lidar com isso, trouxemos neste texto um passo a passo simples para que você possa iniciar o processo de vencer o medo de vender e realizar o seu sonho de ter a própria empresa:

Comece por metas pequenas

A primeira estratégia para você conseguir vencer o medo de vender é começar por metas muito pequenas. Em geral, o medo é sempre o produto de uma mente ansiosa que projeta um futuro, muitas vezes, apenas imaginativo. Você tem medo de vender porque já se imagina ali vendendo para várias pessoas e tendo um desempenho maravilhoso.

A melhor forma de lidar com isso é estabelecer metas confortáveis e pequenas, para que aos poucos você consiga ir alcançando passos cada vez maiores. Portanto, se você tem medo de ligar e vender (a famosa cold calling), comece por contactar as pessoas via WhatsApp, ou outro meio, e pergunte se eles teriam interesse no seu produto. Comece por um contato por dia e, aos poucos, vá aumentando essa meta até iniciar com as ligações.

Se você também não quer começar contactando estranhos, uma outra opção é começar pelos seus próprios amigos e familiares. Comente a eles seus propósitos e quais produtos e serviços você está oferecendo no momento.

Defina um roteiro

A segunda forma de conseguir vender o medo de vender é através de um roteiro pré-definido para abordar e tratar com o cliente. Ter um roteiro em mãos evita que você fique perdido sobre o que falar. Com isso, você conquistará uma maior segurança com o processo de prospecção de clientes.

Esteja com pessoas motivadoras

Se os seu medo de vender é motivado pelo receio do que as pessoas irão pensar de você e isso acaba te desmotivando, busque se acompanhar de pessoas que te motivam e acreditam no seu trabalho. Você pode até convidar essas pessoas para o acompanhar durante as ligações e entrevistas de prospecção. Estar com pessoas assim te dará maior segurança e você se sentirá mais confiante ao tratar com os clientes.

Tenha paciência

Simplesmente tenha paciência. Lembre-se que você está começando agora. Vender também é uma habilidade. E como toda habilidade, nós só a melhoramos na medida em que treinamos e praticamos.

Portanto, procure agir como um estudante, tome notas, compre livros, estude o tema, fale com pessoas mais experientes, e busque aprender o máximo possível sobre vendas. Você notará que, aos poucos, todo o processo de falar e abordar clientes se tornará completamente natural. Será possível até desenvolver estratégias para lidar com clientes de diferentes nichos, você saberá o que falar, como falar, e quais assuntos eles preferem.

“Se não agora, então, quando?”

Nossa última dica não está exatamente ligada a te ensinar a vencer o medo de vender, mas é uma dica preciosíssima para quem está começando. De maneira simples, nunca pare só no “Não”. Isto é, se o cliente não quer o seu produto, continue com o “Tudo bem, senhor. Se você não quer agora, então, quando? Há algum momento futuro que você teria interesse?”

Esta é a mais forma mais simples e eficaz de construir uma carteira de clientes futuros na medida em que você vai contactando seus clientes atuais. É também uma forma de transformar cada não do presente em um sim no futuro. Jamais ignore o poder dessa linha!

Gostou deste texto e precisa de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços: