5 dicas para melhorar o seu networking

como melhorar o networking

Conteúdo

Seja lá o que você faz, e seja lá qual a sua área ou ramo de atuação, é importante que você tenha uma rede de contatos com a qual possa aprender, trocar experiências, ou até mesmo firmar acordos comerciais e de cooperação.

Para isso, você deve constantemente investir em desenvolver e criar o seu networking. Um dos maiores erros de todo empreendedor iniciante é achar que vai vencer o mundo sozinho. É achar que basta jogar o problema, que ele saberá como resolver somente com esforço e vontade.

Porém, nada é assim tão simples. O aprendizado em qualquer área depende de saber ouvir e aprender com os outros. O mesmo acontece com sua jornada de aprendizado em uma empresa.

Para ajudá-lo a saber o que fazer para o melhorar o seu networking e desenvolver uma rede de contatos para o seu amadurecimento como empreendedor, separamos estas cinco dicas infalíveis. Confere aí!

1 – Utilize suas redes sociais para acompanhar outros empreendedores e profissionais do seu ramo

Nossa primeira dica de como melhorar o seu networking é completamente gratuita e bastante fácil de ser executada.

Em redes sociais como Instagram e Facebook, é possível encontrar grupos de discussão e perfis de grandes empreendedores dispostos a esclarecer dúvidas e compartilhar muito do seu conhecimento.

Todos os dias, é possível encontrar inúmeros empreendedores que afirmam terem se beneficiado dos conselhos dados em perfis de empreendedores como Flávio Augusto, Carlos Wizard, Ícaro de Carvalho, e vários outros.

Portanto, se você ainda é daqueles que utilizam rede social somente para tratar de assuntos da vida pessoal, chegou a hora de se tornar um pouco mais profissional e aproveitar todo o benefício que elas oferecem!    

2 – Participe de feiras, cursos e congressos       

Também não esqueça de ativamente investir na construção da sua rede de networking a partir da participação em feiras, cursos e congressos do seu ramo.

Essa é a melhor forma para pessoalmente conhecer outras pessoas que trabalham no seu ramo e poder trocar experiências.

3 – Participe de masterminds

Outra forma interessante de trocar ideias e firmar parcerias empresariais é através dos grupos de Mastermind.

Mastermind nada mais é do que um termo utilizado para grupos que se unem com o objetivo de trocar aprendizados e aprenderem de forma mútua sobre determinadas áreas.

Apesar de serem muito comuns nos Estados Unidos, no Brasil há cada vez mais grupos de Mastermind com empreendedores de diversas áreas. Por isso, vale a pena se informar se há algum na sua cidade.

https://parceiros.linker.com.br/contajunto

4 – Visite outras lojas do seu ramo

Sim, visite outras lojas do seu ramo, mesmo que sejam as lojas do seu concorrente.

Tenha em mente que você não precisa estar sempre em guerra com seu concorrente. Na verdade, é interessante que vocês possam trocar experiências sobre como é a atuação naquele ramo, principalmente sobre o que funciona ou não.

A vantagem disso é o fato de que você e o concorrente lidam com situações semelhantes no dia a dia. Por isso, não há pessoa melhor para entender os desafios que você enfrenta com a sua empresa.      

5 – Leia livros e ouça podcasts

Leia livros, ouça podcasts, veja canais e vídeos do YouTube. Enfim, consuma todo tipo de informação que possa ajudá-lo a informá-lo sobre o seu ramo para que consiga tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Sim, é verdade que ler livros e ouvir podcasts não necessariamente aumentará o seu networking.

Contudo, o ajudará a conhecer os melhores players e as principais referências do seu ramo. E isso o ajudará a se situar dentro do mercado, pois saberá para quem olhar ou onde buscar inspiração para as decisões da sua empresa.

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

plugins premium WordPress