O que é elisão fiscal? Veja como ela pode beneficiar sua empresa

Na contabilidade, há diversos recursos que podem ser utilizados com o objetivo de diminuir gastos e despesas de uma empresa, sobretudo aqueles relacionados a tributos e obrigações fiscais.

Um desses recursos é a chamada elisão fiscal. Essa é uma manobra contábil frequentemente utilizada por contadores experientes e com bom conhecimento dos regimes jurídicos. Segue a leitura que falaremos mais sobre qual a sua função.

O que é elisão fiscal?

A prática contábil de elisão fiscal possui o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa a partir de uma análise que ajuda a determinar o enquadramento tributário mais vantajoso para a empresa.

Por isso, a elisão fiscal depende de um bom conhecimento da legislação tributária do país e é quase sempre acompanhada de um adequado planejamento tributário. Através do planejamento tributário é possível determinar as melhores ações a serem tomadas na empresa, de modo a conseguir reduzir o número de encargos e obrigações fiscais.

Há diversas medidas que podem ser enquadradas como formas de elisão fiscal. Todas possuem o objetivo de diminuir impostos e otimizar os gastos da empresa. Algumas dessas medidas podem ser:

– Enxugamento ou unificação das atividades e processos de uma empresa,

– Adiamento do pagamento de tributos sem incorrer em multas ou outros prejuízos,

– Redução de alíquotas ou da base de cálculo dos encargos através da mudança de regime fiscal,

– Dentre outros.

Um ponto importante sobre a aplicação da elisão fiscal é que ela deve ser sempre feita por profissionais experientes nesse tipo de manobra. Além disso, o empresário não deve acreditar que a elisão fiscal fará todo o milagre de salvar sua empresa quando estiver em dificuldade.

A elisão pode sim trazer benefícios, mas isso não significa que ela será a bala de prata contra todos os problemas da empresa. Já que agora você aprendeu mais sobre o que ela é, vamos falar mais sobre suas vantagens.

Quais as vantagens da elisão fiscal?

Há muitos benefícios possibilitados pela elisão fiscal, como:

– Redução da burocracia,

– Redução da carga tributária da empresa,

– Criação de um planejamento tributário,

– Proteção contra autuações fiscais,

– Análise das atividades tributárias da empresa,

– Diminuição de custos e despesas,

– Dentre outras.

As vantagens da elisão fiscal dependerão da situação atual da empresa e de todas as ações que podem ser tomadas para reduzir suas despesas fiscais.

elisão fiscal

A elisão fiscal é legal?

Sim. Apesar de muitas pessoas pensarem erroneamente que a elisão fiscal envolve algum tipo de ação ilegal ou imoral, nada disso é verdade. A elisão fiscal é apenas uma forma de otimização dos recursos de uma empresa.

Práticas assim são necessárias em razão da alta complexidade e burocracia do nosso sistema tributário. Apesar de existirem grandes avanços nessa área a partir de iniciativas como o MEI e o Simples Nacional, nosso sistema tributário ainda é bastante burocrático e faz com que muitas empresas acabam incorrendo em erros fiscais sem nem saber. (Quer saber mais sobre as vantagens do MEI? Veja este texto: 4 razões para sair da informalidade e passar a ser MEI).

Outro fator que faz com que as pessoas duvidem da legalidade da elisão fiscal é a confusão com a chamada evasão fiscal. Porém, essas são atividades completamente distintas. A elisão fiscal é apenas um planejamento que ajuda na redução das obrigações fiscais de uma empresa. Já a evasão fiscal são ações que visam sonegar impostos e, por isso, é crime.

Enquanto a elisão fiscal é uma ação completamente legal, a evasão fiscal é uma prática criminosa e com pena prevista pela lei. Por isso, jamais confunda as duas.

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria contábil para sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp