Entenda o que são processos e descubra como aplicar-los na sua empresa

Você já viu aquelas empresas em que tudo parece acontecer meio que por acaso, desde o processo de produção dos produtos até a entrega e a finalização das vendas?

São empresas em que tudo acontece de maneira desordenada, empurradas pela correria do dia a dia, mas sem jamais seguir uma rotina ou um plano de execução pré-definido.

Desnecessário dizer que empresas assim são super estressantes para o dono e para os funcionários. Frequentemente haverá alguma discussão e alguma animosidade entre o dono e os funcionários.

Isso acontece porque, de maneira geral, os funcionários sequer sabem a hora que sairá do trabalho. Estão sempre fazendo hora extra e tendo que cobrir alguma coisa que acabou atrasando dentro de todo o processo.

Além disso, os funcionários dessas empresas estão sempre correndo de maneira desordenada, atravessando o trabalho uns dos outros. 

O resultado disso é a famosa situação desagradável onde uns pensam fazer o trabalho de outros, o que acaba por gerar o disse-me-disse, os atritos e os ressentimentos.

Para evitar esse tipo de problema, a obrigação de todo administrador é ter atenção com cada processo dentro de uma empresa. Além disso, a melhor forma de otimizá-los é com uma organização adequada, na qual cada funcionário faz o seu trabalho, de maneira ordenada e paciente.

A atenção com os processos significa acompanhar todo o passo a passo que envolve a execução das vendas e dos produtos dentro de uma empresa.

O intuito é pensar, otimizar e elaborar formas de organizar cada etapa da empresa. De maneira geral, podemos dividir os processos dentro de uma empresa em três etapas:

1) a pré-venda;

2) a produção e

3) a pós-venda.

Cada etapa possui uma função distinta. E exatamente por isso elas podem ser organizadas e otimizadas de maneiras diferentes.

O processo de pré-venda

O processo de pré-venda de uma empresa compreende tudo que ocorre anteriormente a aquisição do produto ou oferecimento do serviço.

Dentro desta etapa, podemos colocar a comunicação com o cliente, as estratégias de publicidade, e até mesmo elementos como o visual e a organização do ambiente.

A etapa de pré-venda se destaca como um dos processos principais de uma empresa. Ela é a responsável por convencer o cliente de que vale a pena confiar e consumir o seu produto.

Para otimizá-la é necessário organizar tudo aquilo que está na ponta que lida com o cliente e o convence a comprar.

Para compreender bem esse processo é necessário ter atenção com tudo aquilo que envolve os momentos de contato inicial do cliente com a sua empresa, desde o momento de contato até a decisão de compra.

O processo de produção

O segundo processo importante de uma empresa é a etapa de produção. Essa etapa envolve todo o passo a passo para produzir o seu produto e entregá-lo ao cliente.

Para otimizar o processo de produção é necessário ter atenção a elementos como os insumos necessários para produzir seu produto, bem como a logística de produção e de entrega.

Como administrador, seu papel deverá ser o de ter atenção com cada elemento da etapa de produção e buscar identificar meios de torná-la mais eficiente e dinâmica. Ou seja, você deve buscar fazer o máximo com o mínimo possível.

Responder essas perguntas te ajudará a criar um bom processo de produção:

Como posso produzir mais com a mesma quantidade de funcionários?

Há alguma forma de diminuir o custo de produção dos meus produtos?

O processo de entrega está eficiente ou o cliente demora para receber meu produto?

O processo de pós-venda

A última etapa é tão importante quanto as anteriores, mas é frequentemente ignorada pelos empresários. O processo de pós-venda envolve tudo o que ocorre após a finalização e entrega do seu produto ou serviço.

Como você continua o contato com seu cliente após a finalização da compra?

Quais são os meios utilizados por você para fazer aquele cliente retornar a sua loja?

Seu cliente terá um suporte eficiente após adquirir seu produto?

Ele encontrará pessoas dispostas a resolver seu problema após a compra do produto?

Otimizar a etapa de pós-venda significa responder as perguntas acima. Note que, se a etapa de pré-venda envolve os elementos de contato inicial com a sua empresa, a etapa de pós-venda envolve os elementos de contato final.

A atenção com essas etapas faz com que o cliente esteja sempre satisfeito com a sua empresa. E, naturalmente, quanto mais satisfeito, mais disposição ele terá a buscar sua empresa no futuro.

Você busca uma consultoria para otimizar os processos da sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Entenda o que são processos e descubra como aplicar-los na sua empresa

Quais colaboradores selecionar para um treinamento?

Falamos especificamente de como investir em treinamento de uma maneira inteligente, em que se utiliza pouco para retirar o máximo de proveito daquele investimento. Mesmo assim, ainda há uma dúvida natural que vocês podem estar se perguntando: Como escolher o colaborador correto para um treinamento? Quais indicativos devo prestar atenção? Por isso, neste artigo comentaremos alguns indicativos fundamentais para que você saiba exatamente qual colaborador selecionar para um treinamento, além de saber que tipo de treinamento deve ser utilizado.

Entenda o que são processos e descubra como aplicar-los na sua empresa

5 passos para melhorar o fluxo de caixa da empresa

O fluxo de caixa diz respeito a todo valor movimentado no caixa de uma empresa durante um determinado período de tempo. A saúde financeira de uma empresa depende diretamente de um controle adequado do fluxo de caixa. o bem ou mal. Além disso, torna-se difícil fazer projeções, elaborar metas e conseguir colocar o seu negócio nos eixos.

Entenda o que são processos e descubra como aplicar-los na sua empresa

4 passos para profissionalizar o seu canal do YouTube

De repente seu canal do YouTube está indo bem e você não sabe exatamente quais são os próximos passos a serem tomados? Essa é uma dificuldade muito comum entre youtubers. tomar alguns passos decisivos para continuar crescendo. Por isso, resolvemos separar 4 passos para melhorar a qualidade e conseguir profissionalizar o seu canal do YouTube:

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp