Entenda o que são processos e descubra como aplicar-los na sua empresa

Processo

Você já viu aquelas empresas em que tudo parece acontecer meio que por acaso, desde o processo de produção dos produtos até a entrega e a finalização das vendas?

São empresas em que tudo acontece de maneira desordenada, empurradas pela correria do dia a dia, mas sem jamais seguir uma rotina ou um plano de execução pré-definido.

Desnecessário dizer que empresas assim são super estressantes para o dono e para os funcionários. Frequentemente haverá alguma discussão e alguma animosidade entre o dono e os funcionários.

Isso acontece porque, de maneira geral, os funcionários sequer sabem a hora que sairá do trabalho. Estão sempre fazendo hora extra e tendo que cobrir alguma coisa que acabou atrasando dentro de todo o processo.

Além disso, os funcionários dessas empresas estão sempre correndo de maneira desordenada, atravessando o trabalho uns dos outros. 

O resultado disso é a famosa situação desagradável onde uns pensam fazer o trabalho de outros, o que acaba por gerar o disse-me-disse, os atritos e os ressentimentos.

Para evitar esse tipo de problema, a obrigação de todo administrador é ter atenção com cada processo dentro de uma empresa. Além disso, a melhor forma de otimizá-los é com uma organização adequada, na qual cada funcionário faz o seu trabalho, de maneira ordenada e paciente.

A atenção com os processos significa acompanhar todo o passo a passo que envolve a execução das vendas e dos produtos dentro de uma empresa.

O intuito é pensar, otimizar e elaborar formas de organizar cada etapa da empresa. De maneira geral, podemos dividir os processos dentro de uma empresa em três etapas:

1) a pré-venda;

2) a produção e

3) a pós-venda.

Cada etapa possui uma função distinta. E exatamente por isso elas podem ser organizadas e otimizadas de maneiras diferentes.

O processo de pré-venda

O processo de pré-venda de uma empresa compreende tudo que ocorre anteriormente a aquisição do produto ou oferecimento do serviço.

Dentro desta etapa, podemos colocar a comunicação com o cliente, as estratégias de publicidade, e até mesmo elementos como o visual e a organização do ambiente.

A etapa de pré-venda se destaca como um dos processos principais de uma empresa. Ela é a responsável por convencer o cliente de que vale a pena confiar e consumir o seu produto.

Para otimizá-la é necessário organizar tudo aquilo que está na ponta que lida com o cliente e o convence a comprar.

Para compreender bem esse processo é necessário ter atenção com tudo aquilo que envolve os momentos de contato inicial do cliente com a sua empresa, desde o momento de contato até a decisão de compra.

O processo de produção

O segundo processo importante de uma empresa é a etapa de produção. Essa etapa envolve todo o passo a passo para produzir o seu produto e entregá-lo ao cliente.

Para otimizar o processo de produção é necessário ter atenção a elementos como os insumos necessários para produzir seu produto, bem como a logística de produção e de entrega.

Como administrador, seu papel deverá ser o de ter atenção com cada elemento da etapa de produção e buscar identificar meios de torná-la mais eficiente e dinâmica. Ou seja, você deve buscar fazer o máximo com o mínimo possível.

Responder essas perguntas te ajudará a criar um bom processo de produção:

Como posso produzir mais com a mesma quantidade de funcionários?

Há alguma forma de diminuir o custo de produção dos meus produtos?

O processo de entrega está eficiente ou o cliente demora para receber meu produto?

O processo de pós-venda

A última etapa é tão importante quanto as anteriores, mas é frequentemente ignorada pelos empresários. O processo de pós-venda envolve tudo o que ocorre após a finalização e entrega do seu produto ou serviço.

Como você continua o contato com seu cliente após a finalização da compra?

Quais são os meios utilizados por você para fazer aquele cliente retornar a sua loja?

Seu cliente terá um suporte eficiente após adquirir seu produto?

Ele encontrará pessoas dispostas a resolver seu problema após a compra do produto?

Otimizar a etapa de pós-venda significa responder as perguntas acima. Note que, se a etapa de pré-venda envolve os elementos de contato inicial com a sua empresa, a etapa de pós-venda envolve os elementos de contato final.

A atenção com essas etapas faz com que o cliente esteja sempre satisfeito com a sua empresa. E, naturalmente, quanto mais satisfeito, mais disposição ele terá a buscar sua empresa no futuro.

Você busca uma consultoria para otimizar os processos da sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.