O que considerar para evitar contratar maus funcionários

Funcionário

Antes de se contratar um funcionário, há sempre uma dúvida geral que persegue a todo e qualquer contratante: como saber se estou diante de um mau funcionário? Como saber se essa pessoa se comportará bem dentro da minha empresa? Todos sabemos que um mau funcionário é dor de cabeça na certa. Há quem acredite que não há bola de cristal capaz de prever se alguém  dará certo ou não numa empresa. Porém, a coisa não é tão simples assim.

É verdade que não há bolas de cristal, mas é sempre possível analisar alguns indicativos importantes antes de contratar um funcionário e saber que tipo de comportamento ele terá dentro da empresa. Confere, portanto, alguns desses indicativos:

Temperamento e postura profissional

De todos os funcionários que podem ser considerados ruins, os mais difíceis de lidar são aqueles que não têm qualquer postura profissional. Sabe aquele funcionário que trata de conversas indevidas no local de trabalho, que causa discórdia, e que tem comportamento desagradável na frente dos clientes?

Esse é o tipo de funcionário que você deve evitar a qualquer custo. Até mesmo se ele for produtivo. Isso porque ele causará inúmeras desavenças e desconfortos para o ambiente de trabalho. E não há nada mais danoso a uma empresa que um ambiente de trabalho hostil e desagradável.

Funcionários sem postura causam problemas para todos ao redor. É a velha história da maçã podre capaz de apodrecer todas ao redor. Além disso, lembre-se que todo funcionário seu é um espelho da sua empresa. Se há um tratamento desagradável por parte de um único atendente, o cliente criará a percepção de que a sua empresa é desagradável.

Portanto, vale sempre buscar informações sobre o temperamento e a postura daquela pessoa dentro das empresas nas quais trabalhou. Se ele é conhecido por se irritar fácil, por causar desavenças e agir de maneira inadequada, não hesite em decidir por não contratar.

Experiência profissional e qualidade do trabalho

Um segundo fator importante é saber das experiências prévias daquela pessoa. Isso envolve saber não apenas onde e por quanto tempo o candidato trabalhou, mas também saber as razões que o levou a sair. Maus funcionários estão sempre saltando de emprego em emprego, sem qualquer disposição para a estabilidade e comprometimento dentro de uma empresa.

Claro, há as pessoas que mudam de emprego por buscar ambientes melhores e com maior possibilidade de ascensão. Porém, se você perceber que isso não é o caso, então é bastante provável que esteja diante de alguém que se comportará mau dentro da sua empresa.

As experiências profissionais de um candidato devem refletir a qualidade do trabalho feita por ele. Esse também deve ser um fator que você deve buscar se informar ao máximo, isto é, qual a qualidade do trabalho feita por ele? Que marca ele deixou nas empresas que trabalhou? Aqui há um ponto fundamental a ser considerado: bons funcionários sempre serão elogiados, bons funcionários sempre deixam boas lembranças.

Comprometimento

Há ainda um terceiro fator a ser considerado junto ao fator anterior, isto é, saber que tipo de comprometimento aquele funcionário teve nas empresas trabalhadas. Saber que tipo de cargos ocupou e como foi o seu desempenho nesses cargos. Funcionários comprometidos conquistam coisas além do que lhe é exigido. Portanto, é importante buscar saber se o funcionário realizou outras metas e atividades além daquelas exigidas pelo seu cargo.

Funcionário

Histórico dos contratantes anteriores

Infelizmente, esse é um fator frequentemente ignorado. Porém, o histórico dos contratantes anteriores diz tudo sobre um candidato. A razão disso é o fato de que somente más empresas contratam maus funcionários. Um bom funcionário não consegue performa e resistir a um ambiente de trabalho ruim e desajustado.

Por isso, se você sabe que aquela empresa tem um histórico de contratar funcionários ruins e sem comprometimento, então vale ter uma atenção dobrada com o candidato que está diante de você.

Atentar para esses fatores não te dará uma bola de cristal, mas certamente te ajudará a escolher bons candidatos e tomar uma decisão muito mais consciente na hora de contratar alguém.

Não deixe de ver nosso vídeo também!

Veja mais artigos do nosso blog

Conheça nossos serviços: