Qual é a melhor hora para aumentar o preço dos produtos/serviços? Entenda os indicativos

Todo empresário ou prestador de serviço iniciante está sempre lutando com uma dúvida cruel: quando aumentar o preço? Como saber a hora certa de aumentar meus preços?

Saber a hora correta de aumentar o seu preço é essencial para que você não corra o risco de ficar preso e estagnado na fase inicial da sua jornada. Por exemplo, é muito comum encontrarmos prestadores de serviço que acabam presos nos preços iniciais do seu trabalho e acabam frustrados sem conseguir aumentar seu faturamento.

Pois é, se você já viveu isso, sabe como é chato e desanimador. Neste post, vamos te ajudar a reconhecer os principais indicativos de que chegou a hora de aumentar o preço dos seus produtos ou serviços e dar um passo a mais na sua carreira.

1) Quando a demanda aumenta

O primeiro indicativo de que chegou a hora de aumentar o preço é quando há muita demanda pelo seu trabalho. Muitos empresários, sobretudo prestadores de serviço, caem no erro de querer atender toda sua demanda com o mesmo preço.

Porém, isso é um erro sério. Se há uma alta demanda pelo seu trabalho, de modo que você não conseguiria dar conta de todos os clientes, então você deve aumentar o seu preço. Lembre-se sempre que as pessoas pagam pelo seu tempo, antes mesmo de pagar pelo seu produto.

Logo, se você não tem tempo para ela, ela terá que pagar mais alto pelo seu tempo. Isso não tem qualquer relação com ganância ou ambição, é apenas o jogo do mercado. Tempo vale dinheiro, e sempre valerá.

2) Quando adquire novos aprendizados

O segundo indicativo de que chegou a hora de aumentar o preço é o simples fato de que você se especializou mais. Você pode ter aprendido mais através da experiência, através de cursos, ou até de conselhos de outros profissionais.

O que importa é que se você se tornou um profissional mais competente, com maior experiência em resolver e entregar aquilo que o cliente espera, então você ganha mais valor. É simples assim.

Claro, com isso não quero dizer que se você cobrava R$ 1.000 por um serviço já pode cobrar R$ 10.000 depois de seis meses. Quero dizer apenas que você pode, e deve, aumentar seu preço. Mas, ele deve ser sempre condizente com as realidades do mercado.

Aumentar o preço

3) Quando você investe em novas embalagens ou apresentações

Se você vende produto, e está constantemente melhorando sua entrega, suas embalagens, e até mesmo o serviço de um modo geral, então também chegou a hora de aumentar os preços.

Se o seu produto melhorar, então certamente você está autorizado a cobrar mais caro por ele. Isso ocorre até mesmo quando o produtor se torna mais especializado e mais competente. Se você faz novos cursos e está sempre aprimorando seus conhecimentos para produzir um produto ainda melhor, então deve aumentar o seu preço.

4) Quando o custo para produção aumenta

Outro indicativo que jamais pode ser ignorado é o aumento dos custos de produção do seu produto. Se o seu produto se torna mais caro para ser produzido, então com certeza o preço não pode permanecer o mesmo.

Em países como o Brasil, onde os preços dos insumos estão sempre oscilando graças à inflação, é necessário que o empreendedor esteja atento ao ajuste dos preços para garantir o funcionamento do seu negócio.

Isso não significa que você deve mudar seus preços toda semana, mas é importante que não tenha medo de fazê-lo quando for necessário.

Muitos empresários acreditam que é melhor vender pelo preço errado do que não vender. Mas a coisa não é assim tão simples. O melhor sempre é vender pelo preço certo e ter a certeza de que sua empresa estará lucrando com aquilo.

Lembre-se: Empresa sem lucro é empresa morta.

Gostou deste texto e procura uma consultoria capaz de ajudar sua empresa a ajustar os preços? Fale conosco, clique aqui.

Veja mais artigos do nosso blog:

Qual é a melhor hora para aumentar o preço dos produtos/serviços? Entenda os indicativos

Vale a Pena ser PJ (Pessoa Jurídica)?

Vale a pena se tornar uma Pessoa Jurídica? Com a flexibilização das leis trabalhistas e o empreendedorismo em alta, trabalhar como Pessoa Jurídica é uma excelente alternativa para profissionais de diversas áreas. No texto abaixo, veja mais informações sobre como abrir um CNPJ, como funciona o processo de abertura. ambém irá conhecer sobre a comparação ao sistema CLT e se vale a pena se tornar um PJ conhecendo as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Qual é a melhor hora para aumentar o preço dos produtos/serviços? Entenda os indicativos

Medo de aumentar o preço? Descubra como aumentar o preço dos seus produtos

Com todo empresário, com todo prestador de serviços, o receio de aumentar o preço é em boa parte motivado pelo medo de perder clientes e diminuir o faturamento. Neste artigo vamos te apresentar 6 razões para perder o medo de aumentar seus preços e conseguir faturar mais com o seu trabalho.

Qual é a melhor hora para aumentar o preço dos produtos/serviços? Entenda os indicativos

Como identificar e resolver problemas na sua empresa: um guia para empreendedores

Não há empresa sem problema. Não há empresa que não tenha algum aspecto a melhorar e resolver. O grande diferencial, no fim das contas, está no fato de que há empresas com problemas sérios capazes de debilitá-las completamente, enquanto há empresas com problemas menores, os quais não são suficientes para afetar o seu crescimento e faturamento. E qual a grande diferença entre esses dois tipos de empresa?

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp