Táticas para manter a motivação da sua equipe

Equipe

Toda empresa um dia sofreu com a dificuldade de ajustar sua equipe de vendas e fazê-la alcançar os objetivos e metas propostas. Há aqueles períodos em que as equipes estão engajadas e comprometidas com o trabalho, mas há também os períodos em que todos parecem dispersos e sem propósito. A pergunta natural, portanto, é: como conseguir reaver a empolgação da equipe mesmo quando estão dispersos?

Neste texto, reunimos e selecionamos algumas ações e estratégias que podem ser adotadas para elevar o espírito da sua equipe e ressuscitar toda a empolgação e engajamento.

Lembre-os das conquistas passadas e da própria evolução

Uma das formas mais eficientes de manter qualquer pessoa motivada para um determinado propósito ou objetivo é lembrá-lo das conquistas passadas e dificuldades já vencidas.

Para manter sua equipe de vendas cada vez mais focada e determinada é importante lembrá-los de todo o caminho e evolução que eles alcançaram. Quando estamos diante de nossas conquistas, sempre refletimos sobre o quanto estamos nos doando para nossas próprias capacidades.

Tenha momentos de celebração.

É igualmente importante dar a sua equipe bons momentos de celebração para cada conquista alcançada. Se a sua equipe só trabalho e pensa em metas, se tornarão exaustos e incapazes de continuar performando durante longos períodos de tempo.

Por essa razão, mantenha os momentos de celebração com a sua equipe. Mostre-os que cada meta realizada sempre trará algum benefício. Isso não significa que você deve sempre fazer festas e oferecer mais incentivos, significa apenas que você deve mostrá-los que o empenho e esforço dedicado não passará sem ser notado.

Mostre que você é o mais disposto ao trabalho.

Nenhum funcionário o que você mesmo não faz. Nenhum funcionário fará aquilo que você mesmo não está disposto a fazer. Você deve mostrar-lhes que você é o primeiro interessado em conquistar aquelas metas. Que você estará junto deles a cada momento. Mesmo que você não trabalhe diretamente com os funcionários das vendas, esteja sempre presente para os líderes.

Tenha metas factíveis e bem definidas

Uma das maneiras mais fáceis de se desestimular qualquer equipe é estabelecer metas impossíveis de serem alcançadas. Muitos líderes e gestores caem no erro de exigir da equipe metas impossíveis simplesmente porque a empresa passa por algum problema financeiro.

Esse tipo de erro mostra duas fraquezas importantes: um erro de liderança ao jogar todos os problemas da empresa nas costas de um pequeno grupo, e um erro de gestão ao se exigir prazos e objetivos que são inatingíveis. Desnecessário dizer que esse tipo de erro é completamente desastroso para a empresa e apenas causa mal-estar e falta de motivação nos funcionários.

Portanto nunca jogue os problemas da empresa nas costas de um pequeno grupo. Mesmo que a equipe de vendas seja ruim, a culpa de contratá-los não é deles. Oferecer treinamento e metas bem definidas ajudará a alinhar muito bem o relacionamento da sua equipe de vendas.

Escolha bons líderes

Escolha boas pessoas para liderar a sua equipe de vendas. Muitos empresários têm medo de escolher líderes por acreditar que eles podem tomar o centro e o controle da empresa. Porém, você deve admitir que é isso mesmo que você procura. Se há alguém que é melhor que você e consegue levar a equipe a alcançar certos resultados,  não  há qualquer razão em desmerecê-la.

A importância de ter outros líderes está no fato de que eles conseguem se conectar com a equipe em um níveis que serão difíceis para você. Por mais que você queira liderar, seus funcionários sempre o enxergarão como dono e, consequentemente, como uma possível ameaça. Por isso, ter pessoas que o auxilie no relacionamento com os funcionários é algo fundamental para um bom relacionamento entre a equipe e a empresa.

Se você está passando por alguma dificuldade na sua empresa e precisa de uma consultoria, clique aqui e entre em contato conosco!

Veja mais artigos do nosso blog

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas: