Táticas para manter a motivação da sua equipe

Toda empresa um dia sofreu com a dificuldade de ajustar sua equipe de vendas e fazê-la alcançar os objetivos e metas propostas. Há aqueles períodos em que as equipes estão engajadas e comprometidas com o trabalho, mas há também os períodos em que todos parecem dispersos e sem propósito. A pergunta natural, portanto, é: como conseguir reaver a empolgação da equipe mesmo quando estão dispersos?

Neste texto, reunimos e selecionamos algumas ações e estratégias que podem ser adotadas para elevar o espírito da sua equipe e ressuscitar toda a empolgação e engajamento.

Lembre-os das conquistas passadas e da própria evolução

Uma das formas mais eficientes de manter qualquer pessoa motivada para um determinado propósito ou objetivo é lembrá-lo das conquistas passadas e dificuldades já vencidas.

Para manter sua equipe de vendas cada vez mais focada e determinada é importante lembrá-los de todo o caminho e evolução que eles alcançaram. Quando estamos diante de nossas conquistas, sempre refletimos sobre o quanto estamos nos doando para nossas próprias capacidades.

Tenha momentos de celebração.

É igualmente importante dar a sua equipe bons momentos de celebração para cada conquista alcançada. Se a sua equipe só trabalho e pensa em metas, se tornarão exaustos e incapazes de continuar performando durante longos períodos de tempo.

Por essa razão, mantenha os momentos de celebração com a sua equipe. Mostre-os que cada meta realizada sempre trará algum benefício. Isso não significa que você deve sempre fazer festas e oferecer mais incentivos, significa apenas que você deve mostrá-los que o empenho e esforço dedicado não passará sem ser notado.

Mostre que você é o mais disposto ao trabalho.

Nenhum funcionário o que você mesmo não faz. Nenhum funcionário fará aquilo que você mesmo não está disposto a fazer. Você deve mostrar-lhes que você é o primeiro interessado em conquistar aquelas metas. Que você estará junto deles a cada momento. Mesmo que você não trabalhe diretamente com os funcionários das vendas, esteja sempre presente para os líderes.

Tenha metas factíveis e bem definidas

Uma das maneiras mais fáceis de se desestimular qualquer equipe é estabelecer metas impossíveis de serem alcançadas. Muitos líderes e gestores caem no erro de exigir da equipe metas impossíveis simplesmente porque a empresa passa por algum problema financeiro.

Esse tipo de erro mostra duas fraquezas importantes: um erro de liderança ao jogar todos os problemas da empresa nas costas de um pequeno grupo, e um erro de gestão ao se exigir prazos e objetivos que são inatingíveis. Desnecessário dizer que esse tipo de erro é completamente desastroso para a empresa e apenas causa mal-estar e falta de motivação nos funcionários.

Portanto nunca jogue os problemas da empresa nas costas de um pequeno grupo. Mesmo que a equipe de vendas seja ruim, a culpa de contratá-los não é deles. Oferecer treinamento e metas bem definidas ajudará a alinhar muito bem o relacionamento da sua equipe de vendas.

Escolha bons líderes

Escolha boas pessoas para liderar a sua equipe de vendas. Muitos empresários têm medo de escolher líderes por acreditar que eles podem tomar o centro e o controle da empresa. Porém, você deve admitir que é isso mesmo que você procura. Se há alguém que é melhor que você e consegue levar a equipe a alcançar certos resultados,  não  há qualquer razão em desmerecê-la.

A importância de ter outros líderes está no fato de que eles conseguem se conectar com a equipe em um níveis que serão difíceis para você. Por mais que você queira liderar, seus funcionários sempre o enxergarão como dono e, consequentemente, como uma possível ameaça. Por isso, ter pessoas que o auxilie no relacionamento com os funcionários é algo fundamental para um bom relacionamento entre a equipe e a empresa.

Se você está passando por alguma dificuldade na sua empresa e precisa de uma consultoria, clique aqui e entre em contato conosco!

Veja mais artigos do nosso blog

Táticas para manter a motivação da sua equipe

Quais colaboradores selecionar para um treinamento?

Falamos especificamente de como investir em treinamento de uma maneira inteligente, em que se utiliza pouco para retirar o máximo de proveito daquele investimento. Mesmo assim, ainda há uma dúvida natural que vocês podem estar se perguntando: Como escolher o colaborador correto para um treinamento? Quais indicativos devo prestar atenção? Por isso, neste artigo comentaremos alguns indicativos fundamentais para que você saiba exatamente qual colaborador selecionar para um treinamento, além de saber que tipo de treinamento deve ser utilizado.

Táticas para manter a motivação da sua equipe

5 razões para investir no treinamento dos colaboradores

Você é daqueles empreendedores que está sempre repetindo que investir em treinamento é um gasto desnecessário para a empresa e que não vale a pena perder tempo treinando os colaboradores? Lembre-se que se ninguém está em um processo de evolução, de aprender mais, se dedicar mais, e querer mais, a empresa estagna. Rapidamente ela atinge o seu limite de crescimento e precisará de bastante esforço para sair dali.

Táticas para manter a motivação da sua equipe

5 dicas de como melhorar liderança e promover a independência dos colaboradores

Todo líder ou gestor alguma vez já viveu o drama de nunca conseguir se desligar da empresa porque percebe que basta se ausentar para que as coisas acabem desandando e logo tenha que intervir para que tudo volte ao rumo correto. O resultado disso é sempre desastroso: todas as decisões de todos os processos acabam tendo que ser tomadas por quem está no topo da cadeia de comando, algo que só gera improdutividade e uma imensa carga de trabalho nas costas do líder.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp