3 formas de profissionalizar o seu Instagram

O Instagram se tornou a vitrine obrigatória de toda e qualquer empresa. Não importa que tipo de produto ou serviço você ofereça, hoje em dia é absolutamente necessário que você exponha suas habilidades, suas qualificações e atendimento no Instagram. A ferramenta se tornou o lugar essencial para apresentar sua marca, mostrar o dia a dia da sua empresa, e assim captar novos clientes.

Não ter sua empresa ou serviço no Instagram significa abrir mão da possibilidade de apresentar seu trabalho para um grande número de pessoas, de mostrar a qualidade do seu produto e alcançar uma projeção de público ainda maior.

Porém, não basta simplesmente criar um perfil e começar a postar, há vários elementos para os quais é necessário uma maior atenção, de maneira que você possa criar um perfil profissionalizado, com uma mensagem clara e eficiente. Sabe aqueles perfis que são super confusos e não é claro que tipo de produto ou serviço é oferecido? Você deve fazer o máximo para evitar esse tipo de erro.

Confere então nossas dicas do que fazer para melhorar o visual e profissionalizar o Instagram da sua empresa:

Defina uma linha editorial

Um perfil profissional não pode tratar de todo e qualquer tema. Não pode atrair as pessoas através de temas desconexos e sem propósito. Fazer isso matará a comunicação da sua página e a tornará confusa para o cliente. Por exemplo, se você é um advogado e vende seus serviços de consultoria, não é adequado que seus posts sejam sobre piadas, times de futebol, ou coisas do tipo. Com isso não quero dizer, é claro, que você não possa eventualmente fazer posts assim. Contudo, seu perfil não pode ser, predominantemente, sobre isso.

Por essa razão, o primeiro passo para profissionalizar o seu Instagram é definir uma linha editorial. A linha editorial existe para definir que tipos de conteúdos seu Instagram abordará, isto é, sobre quais temas você produzirá posts e orientará o público. Uma linha editorial é composta de duas linhas:

            1 – A linha central. A linha central determina qual o foco principal do seu perfil. Se você é um contador, sua linha central será os temas de contabilidade, sobretudo aqueles que você mais domina.

            2 – A linha auxiliar. A linha auxiliar é definida pelos temas auxiliares que o seu perfil produz. Por exemplo, se o contador também tem uma boa experiência com temas de gestão e empreendedorismo, também poderá falar e produzir conteúdo sobre esses temas.            

Uma vez definida a sua linha editorial, você terá uma maior consciência sobre que tipo de conteúdo deve produzir e postar no seu perfil. A partir disso, seu perfil crescerá de uma maneira muito mais coerente, sem os excessos e incoerências que vemos em outros lugares.

Defina uma paleta de cores

Nossa segunda dica para profissionalizar seu Instagram é investir e trabalhar os aspectos visuais do perfil. Para isso, o primeiro passo é definir uma paleta de cores para as imagens que serão postadas.

Definir uma paleta de cores significa determinar quais cores serão predominantes em cada imagem do seu Instagram. Essas cores devem ser coerentes com as cores do logo da sua empresa. Para definir uma paleta de cores basta contratar um designer ou qualquer profissional de personalização de imagens. O serviço custa bastante barato, veja ele como um investimento. Com isso você terá um perfil com uma linguagem visual muito mais profissional, coerente e eficaz.

Personalize suas imagens

O último passo recomendado por nós para profissionalizar o seu Instagram deve acontecer somente depois de definida a paleta de cores. A ideia é produzir imagens sempre personalizadas, de forma a criar uma linguagem visual própria e dinâmica.

Lembre-se que o objetivo do seu perfil é justamente a divulgação dos seus produtos e da sua marca. Portanto, não se acanhe em utilizar seu logo, o nome do seu perfil, e outros elementos. Para isso, também é possível comprar templates prontos, que você poderá sempre reutilizar nas postagens do seu perfil.

Tenha sempre um bom designer disponível para atender as demandas de imagem da sua empresa. É possível até contratar um social media responsável por gerir todo o seu perfil do Instagram. Embora o serviço seja um pouco mais caro, você ganhará muito mais tempo para poder focar em outros aspectos da sua empresa, enquanto um profissional tomará conta da sua comunicação no Instagram.

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui poderemos te ajudar!

Chamar no WhatsApp