3 hábitos para melhorar a gestão financeira do seu negócio

Todos sabemos que uma das grandes dificuldades de todo dono de empresa, sobretudo as menores, como ME e MEI, é manter em dia a gestão e o controle das finanças. Há quem simplesmente ignore esse fator por não achar importante, mas há também aqueles que até gostariam de ter uma maior atenção, mas que simplesmente não conseguem encontrar tempo na correria do dia a dia.

Se você é uma pessoa do segundo tipo, que sabe da importância de ter consciência sobre as finanças da sua empresa, mas não encontra tempo para atender clientes, realizar serviços e ainda fazer as contas diárias necessárias, neste texto escolhemos três hábitos importantes para que você esteja sempre em dia com as finanças do seu negócio. São três coisas, rápidas e bastante eficientes para quem não tem contador, mas não quer deixar o caixa da empresa desandar e manter a sua gestão financeira:

Manter o controle diário das entradas e saídas

O primeiro hábito que recomendamos para melhorar a gestão financeira do seu negócio é manter o controle diário de entradas e saídas. Sabemos que isso parece chato e custoso, mas é algo que pode ser feito rapidamente, em menos de 20 minutos diários.

Infelizmente, muitos empresários subestimam a importância de manter esse registro diário e o resultado acaba sendo completamente desastroso, pois muitos sequer sabem se tiveram uma semana boa ou má, ou até mesmo qual a média de vendas do seu negócio.

É claro que muitos empresários possuem uma intuição natural, construída ao longo do tempo, para saber se teve um dia bom ou ruim, mas nada consegue ser mais exato que os números e valores reais. Por isso, é importante que você anote diariamente as entradas e saídas do seu caixa.

Há até mesmo softwares e planilhas especializadas em que você poderá registrar os valores de cada dia. Porém, se você não gosta de utilizar ferramentas tecnológicas, poderá simplesmente anotar em um pedaço de papel mesmo, registrando cada data e os valores finais.

Fazer balanço de caixa com maior frequência

Uma vez que você consiga manter o hábito diário de registrar as entradas e saídas, poderá desenvolver um outro hábito fundamental para melhorar a gestão financeira do seu negócio: fazer o balanço de caixa com maior frequência. Não precisa ser diariamente, você pode até fazê-lo a cada 15 dias, ou até mesmo mensalmente. O importante aqui é não ignora´-lo. 

A partir do balanço de caixa da sua empresa, você terá uma maior consciência do andamento dela e de qual sua situação financeira real. Negligenciar o balanço de caixa e o controle financeiro da sua empresa evita aqueles casos comuns em que a empresa entra no vermelho e o dono sequer sabe o que está acontecendo.

Manter uma planilha de controle mensal

O terceiro hábito para melhorar a gestão financeira do seu negócio é manter uma planilha atualizada mensalmente com os dados importantes da sua empresa, como o capital de giro, lucro, etc. Aqui você também poderá utilizar softwares especializados para facilitar o seu trabalho. Porém, caso você não queira investir em coisas do tipo, poderá simplesmente fazer tudo a mão ou em uma planilha de excel. Há até modelos prontos que podem ser baixados na internet.

A importância de manter esse tipo de hábito é poder aprender mais sobre o seu próprio negócio. A partir daí, é possível fazer projeções, saber a média que você deve atingir mensalmente para manter um determinado valor de lucro, quais gastos devem ser reduzidos, quais produtos e serviços custam mais caro, dentre outras coisas. Jamais esqueça que quanto mais você entende os números da sua empresa, mais segurança terá com o futuro dela.

Cada um dos hábitos apresentados acima são rápidos e fáceis de serem executados. Manter cada um deles certamente ajudará no crescimento da sua empresa e na prevenção de eventuais dificuldades. Vale ressaltar que mesmo que você possa fazer tudo isso sozinho, ainda assim sempre vale a pena buscar ajuda de um profissional para fazê-lo entender melhor os dados da sua empresa.

Gostou deste texto e busca uma consultoria contábil para o seu negócio? Clique aqui e entre em contato conosco!

Chamar no WhatsApp