3 passos infalíveis para resolver qualquer situação de conflito na sua empresa

3 passos infalíveis para resolver qualquer situação de conflito na sua empresa

Não há nada mais desagradável que uma empresa repleta de conflitos entre os funcionários.

São empresas em que os funcionários brigam, se desentendem, há um disse-me-disse, mas nada é feito.

Infelizmente, muitas vezes esse tipo de situação é até mesmo alimentada por alguém em posição de liderança, que ao invés de buscar resolver todo conflito e reestabelecer o convívio profissional dentro da empresa, acaba por tomar um dos lados e perpetuar o problema.

A primeira regra inegociável da resolução de conflitos interpessoais é sempre resolvê-los o mais rápido possível.

A razão disso é o fato de que conflitos escalam rapidamente. Um desentendimento bobo mal resolvido pode criar situações problemáticas no futuro.

Aqui também vale mencionar que conflito não significa apenas briga ou situações de discussão mais acalorada.

Situações potenciais de conflito, como fofocas, denúncias, comentários inapropriados e comportamento anti-profissional, todas também devem ser resolvidas o mais rápido possível para evitar que evoluam ainda mais.

Se os funcionários da sua empresa estão sempre envolvidos em algum tipo de conflito interpessoal, segue a leitura que daremos 3 passos essenciais para resolver qualquer situação desse tipo:

Isole as partes

A primeira regra direta para a resolução de conflitos é isolar as partes envolvidas e escutá-las individualmente. Nunca tente resolver um conflito colocando todas as pessoas juntas.

Na maioria dos casos, os conflitos acontecem porque as partes não estão conseguindo se comunicar. Por isso, colocá-las juntas não resolverá o problema.

Ouça as partes em separado e mostre-se compreensível a cada uma delas (claro, se isso for possível). Comprometa-se que irá ajudar a resolver o problema de cada um.

Lembre-os que ali é um ambiente profissional, o qual demanda respeito e preocupação com as demandas da empresa.

Identifique a parte difícil

A segunda dica para resolução de conflitos é identificar a parte difícil. Esse é um princípio básico da negociação, mas que também se aplica a resolução de conflitos.

Em toda situação de conflito sempre haverá uma parte irredutível.

Sempre há alguém que está sendo mais emocional que os outros. Essa pessoa acaba sendo a mais difícil de lidar. Isso porque ela se torna irredutível e incapaz de ouvir outras opiniões. Daí a importância do líder.

O papel do líder, então, servirá de mediar o conflito e oferecer um ponto de vista imparcial sobre o que está acontecendo.

Para isso, o líder deverá se comunicar com a parte mais difícil e buscar ouvi-lo de maneira atenta, buscando acalmá-lo e sem qualquer juízo anterior.

É essencial que o mediador jamais emita uma opinião logo de início com a parte mais difícil. Seu papel inicial será apenas de ouvi-lo.

Aos poucos, ofereça outras perspectivas sobre o que está acontecendo, de modo a levar a pessoa a refletir um pouco mais sobre o seu comportamento dentro da situação.

Novamente, mostre-se compreensível, mas sempre lembre que ali é uma empresa e que determinados comportamentos devem ser evitados.

3 passos infalíveis para resolver qualquer situação de conflito na sua empresa

Ofereça uma solução a ambos

Por fim, ofereça uma solução a ambos e procure restaurar o mais rápido possível o comportamento amistoso e profissional dentro da empresa.

Note que oferecer uma solução não significa oferecer dinheiro, aumento, ou qualquer outra coisa.

Significa apenas fazê-los enxergar que tudo pode estar resultando de um grande mal-entendido ou um mero erro de comunicação.

Se possível, você também pode resolver a situação a partir da reorganização da equipe, e da mudança de algumas posições na estrutura de comando.

Muitas vezes, as pessoas entram em conflito porque não querem receber ordem de uma determinada pessoa.

Por isso, às vezes o melhor a fazer é colocá-las em pé de igualdade dentro da cadeia de comando, assim evitando que a mesma situação ocorra novamente.

Utilize as regras acima para resolver os conflitos dentro da sua empresa.

Porém, o essencial é que você esteja sempre buscando eliminar comportamentos que são potenciais de conflito.

Recomendamos também ver este texto: Aprenda a como dar feedback ao seu colaborador

Gostou deste texto e procura uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços: