3 perguntas essenciais para lhe ajudar a fechar mais vendas

Você é vendedor iniciante e está em dúvida se está progredindo na sua abordagem ou no que deve fazer para conseguir fechar mais vendas?

A literatura da área de vendas é recheada de técnicas e dicas do que um vendedor iniciante deve fazer para melhorar suas vendas. Neste post, falaremos de três dicas apresentadas no artigo Vendas Grandes – Quem realmente faz as compras? de Thomas Bonoma, professor da Harvard Business School.

1 – Qual a reação do comprador?

Um dos princípios identificados por Bonoma exige que o vendedor seja capaz de saber ler as reações e emoções que o comprador expressa diante do produto negociado.

As reações são sempre as chaves para entender mais sobre as objeções, hesitações e euforias que o comprador pode ter. Há certamente algumas dessas expressões que você já conhece, por exemplo:

– Você falou algo que fez o comprador pensar e hesitar dizer não,

– Você falou algo que fez o comprador rejeitar de vez,

– Você mostrou um produto que o comprador chegou a perguntar o valor,

– Você falou algo que fez o comprador ganhar maior interesse.

Há várias outras reações que você deve mapear e ser capaz de trabalhar para conseguir se conectar melhor com o cliente e convencê-lo a comprar o produto. A partir deste mapeamento, formule estratégias do que fazer para lidar com cada situação. (Quer saber o que fazer para quebrar objeções em vendas? Veja aqui:
Como quebrar objeções em vendas)

vendas

2 – Estou conseguindo progredir?

Outra dica importante está ligada a saber identificar se sua abordagem está progredindo. Ou seja, você deve aprender a identificar quando deve se empenhar naquela venda ou se deve desistir.

Numa abordagem de vendas, é natural que você tenha apenas poucos segundos para tomar decisões e saber se deve prosseguir na abordagem ou abandonar. Para ajudar nessas decisões, faça uma lista de falas e situações que servem de gatilhos para você tomar essas decisões. (Veja aqui algumas dicas de como melhorar sua abordagem: 3 dicas para melhorar sua abordagem de vendas)

3 – Quem é o verdadeiro tomador de decisão?

Por fim, outra pergunta essencial em qualquer abordagem de vendas é: quem realmente toma a decisão de comprar?

Esse é um dos pontos mais importantes em um processo de vendas. Antes de tentar vender qualquer coisa, é fundamental saber quem irá realmente tomar a decisão de comprar. Por exemplo, se o seu cliente é casado, é muito provável que a decisão de compra seja condicionada à esposa.

É muito comum que o homem até tenha interesse e esteja decidido a comprar algo, mas a maior objeção na sua cabeça é:

O que a minha esposa vai pensar se eu comprar isto? Ou seja, quem toma a decisão final da compra é a esposa.

O mesmo acontece com crianças, adolescentes e outros tipos de clientes. Portanto, sua tarefa como vendedor é identificar quem é o verdadeiro tomador de decisão e trabalhar o seu cliente em relação àquela objeção.

No caso do homem casado, tente pontuar que a esposa também gostará do produto, ou até mesmo tente oferecer outro produto que agradará a esposa de maneira direta. Tenha em mente que enquanto você não levar em consideração as vontades e desejos da esposa, o cliente não fecha a compra.

vendas

Conclusão

Para que você possa recapitular o que foi dito no texto e possa acrescentar as 3 perguntas essenciais ao seu repertório de vendedor:

1. Qual a reação do comprador? Ou seja, procure identificar as reações e emoções que o comprador tem diante do seu produto. Como ele reage, qual o seu interesse, qual estímulo fez ele reagir.

2. Estou conseguindo progredir? Saiba reconhecer quando uma venda está progredindo e quando não está. Quando você deve insistir ou não.

3. Quem é o verdadeiro tomador de decisão? Saiba identificar a pessoa final que toma a decisão de compra e elabora estratégias para conseguir convencer.

Gostou deste texto e gostaria de uma assessoria para trabalhar os pontos fracos da sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

3 perguntas essenciais para lhe ajudar a fechar mais vendas

4 dicas para vender mais na Black Friday

A Black Friday está chegando e já estamos na hora de começar a planejar como aproveitar o dia para conseguir vender mais no seu negócio. Neste post, daremos 4 dicas infalíveis para que você consiga tomar vantagem da Black Friday e aumente muito mais as vendas da sua empresa.

3 perguntas essenciais para lhe ajudar a fechar mais vendas

5 dicas de como atrair mais clientes para sua loja física

Atrair mais clientes é uma dificuldade em comum a qualquer empresa, sobretudo lojas ou qualquer tipo de comércio que dependa do fluxo constante de novos clientes. Neste post, falaremos de 5 dicas importantes do que fazer para atrair mais clientes para sua loja física de maneira contínua. Essas dicas são as bases fundamentais para que você possa construir uma loja capaz de estar sempre atraindo novos clientes.

3 perguntas essenciais para lhe ajudar a fechar mais vendas

LTV (Lifetime Value): Aprenda o que é e como utilizá-lo na sua empresa

Quando pensamos em medir o valor de uma empresa, geralmente pensamos em seu patrimônio, seu faturamento anual, lucro líquido e aqueles outros fatores usuais que todo empreendedor um dia já ouviu falar. Porém, há outros fatores que são igualmente importantes para se compreender e estimar o valor de mercado total de uma empresa. Por exemplo, um requisito comum é também saber por quanto tempo os clientes daquela empresa continuam a retornar, comprar e se relacionar com ela.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp