Os 3 pilares para definir o posicionamento estratégico de uma empresa

Definir o posicionamento estratégico de uma empresa é um dos fatores essenciais para garantir o seu crescimento. É o posicionamento estratégico que determina o caminho a ser tomado pela empresa na elaboração de produtos, campanhas de marketing, e até na contratação de novos funcionários.

A estratégia de uma empresa é capaz de gerar uma vantagem competitiva e ajudá-la na competição com os concorrentes. Isso acontece porque se torna claro para a empresa qual a sua função dentro daquele mercado e que tipo de cliente ela busca alcançar.

No artigo O que é estratégia?, o famoso autor e professor da Harvard Business School, Michael E. Porter apresenta três fontes principais de qualquer posicionamento estratégico:

Satisfazer algumas necessidades de muitos clientes

No primeiro pilar, a ideia é satisfazer necessidades específicas de muitos clientes. Por exemplo, se você trabalha numa determinada área e nota que há uma demanda constante por determinado tipo de produto ou serviço, poderia montar sua estratégia a partir da venda desses produtos, ou até mesmo a partir do treinamento de pessoas capacitadas a prestar aquele serviço.

O autor dá o exemplo da empresa Jiffy Lube, que produz e revende somente lubrificantes automotivos. Ou seja, a empresa foca em trabalhar somente um sub-nicho dentro da área de produtos e serviços automotivos. Assim, ela atua dentro de um segmento específico em uma cadeia produtiva com alto potencial de lucro.

Há algumas perguntas que podem ajudá-lo no momento de basear o seu posicionamento estratégico nesse pilar:

– Qual nicho possuo maior experiência?

– Que produto ou serviço há maior procura naquele nicho?

– Quais as vantagens e desvantagens dos produtos já existentes?

– Que tipo de diferencial posso oferecer?

Os 3 pilares para definir o posicionamento estratégico de uma empresa

Satisfazer necessidades gerais de poucos clientes

O segundo pilar para se definir o posicionamento estratégico de uma empresa é a satisfação de necessidades gerais, mas de poucos clientes. Nessa estratégia, busca-se trabalhar apenas com poucos clientes, mas ajudando-os com necessidades específicas em serviços e produtos altamente especializados.

Como exemplo, o autor menciona determinadas empresas de finanças que focam somente em clientes com grandes fortunas. Empresas assim buscam manter uma carteira fixa de clientes, mas com foco em clientes de alto poder aquisitivo.

O mesmo ocorre com prestadoras de serviço e startups que focam em grandes clientes, como empresas e escritórios de grande porte. Desse modo, as prestadoras conseguem focar em um atendimento de cada vez sem ter que constantemente estar prospectando novos clientes.

Satisfazer necessidades de muitos clientes num mercado reduzido

O terceiro pilar indicado por Porter é a satisfação das necessidades de muitos clientes em um mercado pequeno. A ideia é escolher segmentos com poucos ou nenhum player no mercado para poder atingir o número máximo de clientes.

O autor menciona o exemplo da empresa de cinema Carmike Cinemas, a qual atuava somente em cidades com população inferior a 200 mil habitantes. Com isso, a empresa evitava a concorrência com as grandes distribuidoras de cinema.

A desvantagem de basear sua estratégia nesta ideia é que ela depende de encontrar nichos de mercado pouco explorados. Porém, uma outra forma de utilizar essa estratégia é encontrar novas formas de explorar mercados já conhecidos.

Por fim, algumas perguntas que podem o ajudar a encontrar o melhor posicionamento estratégico para sua empresa:

– Qual a demanda geral pelo meu produto ou serviço?

– Devo focar em muitos ou poucos clientes?

– Que tipo de serviço devo oferecer para ter poucos clientes?

– Que tipo de serviço devo oferecer para ter muitos clientes?

– Quais são as necessidades de cada perfil de clientes?

– Há nichos que posso explorar de maneiras diferentes?

Se você não sabe por onde começar a definir o posicionamento estratégico da sua empresa, poderá começar respondendo as perguntas acima.

Se você gostaria de uma consultoria para melhor definir o posicionamento da sua empresa, clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp