6 razões para investir em networking

networking

Você é daqueles empreendedores que sempre repetem que não vale a pena se preocupar com networking? Que falam que isso é papo de coach e o melhor é focar em economizar gastos e crescer na empresa?

Puxa a cadeira e pega um cafezinho para mudar sua opinião. Vamos te convencer de que vale a pena sim investir em networking e que cada moeda gasta com isso deve ser vista como um investimento direto na sua empresa.

Além do mais, você também verá que ignorar isso pode acabar custando o próprio progresso da sua empresa.

Conheça 6 razões para investir em networking:

1 – Aprender mais

A primeira razão é aquela que você já imagina, mas sempre acaba duvidando da importância: aprender mais sobre a sua área com outros empresários e gestores.

Todo advogado, médico, professor, e até mesmo empreendedor, deve ter algum colega de profissão para conversar sobre os desafios do dia a dia da profissão. Essa é a forma mais fácil e eficiente de aprender qualquer coisa.

Além disso, é em conversas com os colegas de profissão que acabamos encontrando novas ideias para nossas empresas, que entendemos melhor alguns dos problemas enfrentados, assim como recebemos recomendações de outros contatos úteis, como contadores, advogados, e assim por diante.

2 – Conhecer empreendedores mais experientes

Conhecer empreendedores com mais tempo de jornada é a segunda razão para você investir em networking.

Empreendedores mais experientes podem nos ajudar de inúmeras formas. Às vezes, em breves conversas saímos com novas ideias do que melhorar e mudar dentro do nosso próprio negócio.

Além disso, contatos assim podem ser cruciais em momentos de dificuldade, quando as coisas vão muito mal e simplesmente não sabemos o que fazer. É dali que pode sair uma dica de consultoria ou alguma ideia que possa salvar o andamento de tudo.

3Compartilhar conhecimento

Investir em networking não é só tomar proveito do conhecimento dos outros. Há um outro lado que também pode ser bastante proveitoso para você: ensinar e compartilhar o seu conhecimento com empreendedores menos experientes.

Você pode atuar como um mentor para empreendedores iniciantes e ajudá-los com decisões principalmente com escolhas e decisões difíceis que você já tomou.

4 – Expandir a área de atuação da empresa

Outro benefício que você pode acabar obtendo de fazer novos contatos é encontrar parceiros que possam ajudá-lo a expandir a área de atuação da sua empresa. Isso é bastante comum de ocorrer.

Uma empresa se consolida em um determinado nicho, mas encontra oportunidade para explorar produtos ou serviços em outras áreas.

Com isso, ter um bom networking pode ser útil neste processo de expansão. Você pode ter ajuda na hora de encontrar bons fornecedores, distribuidores, clientes, e o que mais precisar.

5 – Firmar parcerias comerciais

Além de poder ter contato para explorar outros nichos, você também pode firmar boas parcerias comerciais.

Por exemplo, você pode juntar seu serviço ao de outra pessoa para vender combos e produtos de ticket mais alto, algo muito comum de ocorrer.

Se você é dono de um hotel, por que não firmar uma parceria com uma empresa de turismo? Há inúmeras formas de construir parcerias dentro do seu nicho e conseguir vender ainda mais.

Faça networking para firmar parcerias

6 – Encontrar sócios ou investidores

Uma outra razão para investir em networking é poder encontrar bons sócios ou investidores que acreditam no seu negócio.

Pessoas assim podem acelerar bastante o processo de crescimento de uma empresa, pois podem fornecer o capital necessário para grandes passos de crescimento.

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria contábil para sua empresa? Nós da Conta Junto podemos ajudá-lo, clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.