Como construir a cultura organizacional de uma empresa em 5 passos
Você já teve aquela impressão de que seus funcionários simplesmente não se importam com o que está acontecendo com a empresa? Já teve aquela sensação solitária de que só você se importa com as metas, os objetivos e o futuro da empresa?
Saiba que nem toda empresa é assim. Há empresas em que os funcionários realmente se envolvem e se sentem todos responsáveis pelas metas e missão daquele lugar. A pergunta importante, portanto, é:
Como conquistar esse tipo de interação e comprometimento? O que há nessas empresas que falta nas outras?
De maneira geral, a sintonia do ambiente de trabalho nessas empresas acontece em razão de dois fatores principais: a cultura e a liderança.
A cultura de uma empresa é o conjunto de valores que organiza e orienta o comportamento dos seus colaboradores. A cultura de uma empresa é transmitida aos funcionários a partir de um conjunto de ideias, comportamentos e visões de mundo.
Em uma empresa com cultura sólida e bem definida, todos os funcionários sabem o que aquele empreendimento pretende alcançar e qual a sua função dentro da missão a ser cumprida.
Empresas com culturas bem definidas são organizadas por líderes com enorme capacidade de comunicar e envolver os funcionários nos valores e na missão da empresa.
Esses líderes, via de regra, possuem ótima capacidade de comunicação com os outros funcionários e sabem exatamente como convencê-los do caminho a ser seguido.
Portanto, se sua empresa enfrenta dificuldades com os colaboradores e você procura saber como desenvolver e definir uma cultura organizacional para ela, reunimos algumas dicas importantes:
Contrate boas pessoas para cargos de liderança
Comece colocando bons líderes em posições de destaque na empresa. Essas pessoas devem partilhar seus ideais e conseguir comunicá-los aos demais.
Por isso, é claro, tudo depende de que antes você tenha definido os valores da sua empresa.
Defina e comunique aos seus funcionários os valores e missão da sua empresa
Mostre aos seus funcionários qual a visão que você tem da empresa, quais as suas motivações para chegar lá e quais os valores centrais.
Definir valores parece bobo para muitos empresários, mas quando esses valores são definidos, comunicados para os funcionários e realmente vividos, isso faz toda diferença em um ambiente de trabalho. Seus funcionários se sentirão confortáveis por saber exatamente o que deve ser feito.
Exija somente o que você mesmo entrega
Não se acostume a exigir dos funcionários se você mesmo não trabalha mais que eles. Muitos empresários chegam tarde na empresa, são preguiçosos, apenas dão ordens, atrapalham, e mesmo assim exigem muito dos funcionários. Isso é um erro que jamais pode ser cometido.
Cada erro seu dá margem e justifica qualquer reclamação que o funcionário possa ter de você. Jamais esqueça que, na sua empresa, você deve ser o funcionário que trabalha mais.
Trabalhe todos os dias para construir a cultura que você gostaria.
Sim. Dedique-se a criar o ambiente de trabalho que você gostaria de ter na sua empresa. Se possível, mostre e comunique aos seus funcionários todos os dias.
Mostre a eles que você não fala essas coisas apenas da boca para fora.
Saiba identificar e promover os funcionários que se dedicam e partilham a sua visão.
Esse é um fator essencial. Saiba reconhecer as pessoas que estão no mesmo barco que você e mostre que você está lá por eles também. Um dos principais erros de todo empresários é promover pessoas que não deveriam. O resultado disso, naturalmente, é danoso para a empresa e pode colocar tudo a perder.
Uma vez alinhados os líderes, os valores e a missão da sua empresa, uma cultura será estabelecida naturalmente. Os funcionários se sentirão envolvidos com algo significativo, e não com um mero trabalho.
Parte considerável de conseguir mudar a cultura de uma empresa é convencer os funcionários de que eles não estão ali só para cumprir um expediente, mas para realizar um sonho que é maior que eles e que não pertence somente ao dono da empresa.
Lembre-se que uma empresa não trata mais só de você, mas de todos que a faz funcionar e, acima de tudo, do seu cliente.
Está tendo dificuldades com a sua empresa? Entre em contato conosco!