Como funciona uma sede virtual?

Como ter uma empresa sem ter uma estrutura ­física

Uma dificuldade comum enfrentada por alguém que está iniciando sua loja virtual, ou qualquer tipo de negócio ou serviço home-office, é saber qual endereço registrar como sede.

Muitas pessoas se sentem incomodadas com o fato de ter que utilizar o próprio endereço pessoal como sede da empresa. Infelizmente, esse tipo de prática pode trazer alguma insegurança, pois o endereço residencial será exposto em diversos documentos da empresa.

Como solução para esse incômodo, muitos empresários têm optado por utilizar a chamada sede virtual.

O que é uma Sede Virtual?

Uma sede virtual é um serviço oferecido por diversas empresas para que seu escritório possa funcionar remotamente.

Ao contratar uma sede virtual, você terá um endereço fiscal para registrar o seu CNPJ e comprovar endereço junto a qualquer outro órgão necessário.

Apesar do nome, o endereço da sua sede virtual é real. A única diferença, contudo, é que esse endereço poderá ser utilizado por sua empresa sem que ela tenha que ocupar aquele espaço físico.

Esse endereço é utilizado apenas para fins fiscais e monitorado pela empresa a qual você contratou o serviço. Além do endereço fiscal, algumas empresas até oferecem serviços adicionais, como telemarketing,  recebimento de postagem, espaço para co-working, secretárias virtuais etc.

Contratar uma sede virtual é o serviço ideal para todo prestador de serviço que não depende de uma estrutura física permanente. Confira abaixo algumas informações adicionais:

Quem pode ter uma sede virtual?

Todo indivíduo ou empresa que necessite de um endereço fiscal pode contratar esse tipo de serviço.

Quanto custa ter uma sede virtual?

Os valores desse tipo de serviço variam conforme a quantidade de serviços a ser contratada.

As empresas com valores mais caros oferecem uma gama de serviços adicionais ao endereço fiscal, como por exemplo, atendimento secretarial, serviço de telemarketing, recebimento de correspondência,  dentre outros.

Nós da Conta Junto oferecemos por um preço muito acessível para você que está começando. Agende um diagnóstico e entenda como funciona:

Quando vale a pena contratar uma sede virtual?

Se você gosta de trabalhar remotamente e não busca um lugar fixo para sua empresa ou, ainda, se você não gosta de utilizar o seu endereço residencial como endereço fiscal, esse é o serviço adequado para suas necessidades.

Além disso, também é recomendado para todo prestador de serviço que queira expandir sua estrutura de atendimento de maneira completamente remota.

Por exemplo, se, além de ter um endereço fiscal, você também gostaria de ter uma secretária vitual para administrar a sua agenda, poderá contratar esse tipo de serviço e elevar a estrutura e qualidade de atendimento da sua empresa.

sede VIRTUAL

Como contratar uma sede virtual?

O processo é diferente para cada caso. Contudo, se você já possui uma empresa aberta, poderá facilmente transferir o endereço para a sua sede virtual. Caso ainda esteja iniciando, também poderá usar um endereço virtual para abertura da empresa.

Caso não tenha uma empresa aberta e deseja abrir, agende um diagnóstico com nosso contador:

Quais são os benefícios de ter uma sede virtual:

Com a sede virtual você ficará isento de uma série de documentos e protocolos:

Implantando a sede virtual no seu negócio você terá uma maior liberdade e controle sobre todos os aspectos que envolvem o empreendimento.

A começar pela lei. Negócios com sede virtual não necessitam de uma documentação tão burocrática para seu funcionamento.

É claro que se sua empresa possui CNPJ você tem documentos e uma pequena série de deveres a cumprir com a legislação.

Mas ainda assim, eles não são um terço dos documentos e guias que você deveria seguir e preencher caso optasse por uma sede física.

Isso também influencia até no seu bolso, pois o gasto com documentação e registros legais para funcionamento de uma sede virtual são irrisórios quando comparados aos negócios físicos.

O mesmo se aplica a protocolos e alvarás, pois contando com um negócio virtual e uma sede virtual você deixará de precisar contratar profissionais especializados para consultoria e adequação em acordo com as normas da legislação.

Com certeza você vai ter uma redução considerável optando por abrir e deixar sua empresa com sede virtual.

Diminuição dos custos fixos

Ao contar com uma sede virtual sua empresa deixará de ter uma série de responsabilidades e custos que se tem em sedes físicas.

Os custos fixos são aqueles custos que são permanentes em toda a empresa mensalmente.

Isto é, aqueles custos que não tem como fugir. Estamos falando de aluguel, conta de água, conta de luz, gastos com materiais de escritório.

Tudo isso engloba os custos fixos. E na sede virtual tudo isso cairia a zero.

Você não vai precisar separar aquele capital para estas contas e pode usá-lo para expandir seu negócio ou investir na divulgação e no marketing da sua marca.

A sede virtual é ideal para aqueles que querem abrir uma empresa, começar um negócio mas não possuem recursos e capitais para estas despesas básicas.

Por isso você vai sentir no bolso  os benefícios de ter uma sede virtual ao invés de uma sede física para seu negócio.

Diminuição dos custos variáveis com sede virtual

O mesmo ocorre com os custos variáveis optando por esta modalidade de negócio.

Os custos variáveis são aqueles custos em que você depende exclusivamente do andamento da sua empresa.

Os fornecedores, a compra da matéria prima, os gastos com impostos são todos exemplos de custos variáveis.

Afinal estes custos variam de acordo com as vendas, com o número de clientes que você atende e todo este custo se modificará.

Comprando somente o que você vai vender, pagando somente os impostos de cada venda feita você vai ter uma economia considerável.

No final você vai ver que a diminuição dos custos variáveis também é uma vantagem ao optar por contar com uma sede virtual no seu negócio.

Não se preocupe com manutenção e infraestrutura do local

Essa é uma das maiores vantagens desse tipo de serviço. Ao contratar uma sede virtual você não terá que se preocupar com os custos de manutenção que são comuns à um local físico.

Ou seja, você não se preocupará com custos de limpeza, reparo, dentre outros. Seu único custo será aquele acertado com a empresa de manutenção da sede virtual.

Sede virtual não possui muitos impostos

Outro fato que favorece muito a escolha de uma sede virtual ao invés de uma sede física são os impostos.

Como se sabe o Brasil é um dos países que mais tem impostos no mundo e isso diz respeito também a porcentagem das taxas.

Com a sede virtual você não precisará pagar por uma série de impostos que só são aplicados em sedes físicas.

Deste modo, você novamente economiza nas obrigações legislativas e tributárias.

Você terá mais segurança com a Sede Virtual

Essa é uma das principais razões que levam as pessoas a contrarem uma sede virtual.

A utilização do endereço residencial pode trazer muita exposição desnecessária, pois esse endereço deverá aparecer em e-mails, cartas promocionais, produtos e correspondências.

E você também não terá que se preocupar com a segurança do local, algo absolutamente necessário em qualquer negócio físico no nosso país.

Sede virtual para youtubers

O que é necessário para implantar a sede virtual no seu negócio?

Primeiramente você deve entender se o seu negócio é o mais indicado para ter uma sede virtual ou física.

Por que até neste quesito você vai ver que tem tipos de atividades e empresas que se beneficiam mais do que outras.

Por exemplo, não existem meios de se implantar uma sede virtual se o seu negócio é alimentos ou produtos de consumo imediato.

Você deve conhecer o seu público, a maneira com que ele se comporta, se o tipo de atividade exercida pela sua empresa vai se beneficiar com este modelo de negócio.

Se sua empresa oferece produtos que possam ser comercializados pela internet é um sinal propício para adotar uma sede virtual.

Para isso você deve criar vitrines e expositores atrativos na internet. Utilizando as redes sociais e todos os canais de comunicação que o público possa interagir.

O e-commerce é uma opção muito relevante na atualidade. Ele consiste em vender e ofertar produtos que possam ser comercializados sem a necessidade de estarem disponíveis no estoque para isso.

E com a sede virtual que será através das plataformas digitais você poderá traçar metas e ideias que viabilizem o crescimento do seu negócio.

Quais são os cuidados necessários para manter uma Sede Virtual?

Divulgação:

Não adianta nada você ter uma sede virtual, ter ideias claras e espertas se você não dá a seus produtos e serviços um cartão postal.

Isso significa que para a sede virtual da sua empresa funcionar de verdade a divulgação é fundamental.

Explore as plataformas digitais, ofereça seus produtos diretamente, crie portfólios atraentes dos seus serviços e produtos.

Fazendo uma boa divulgação e de maneira original, então, as chances de que seu público alvo se interessem por você, são de fato, muito maiores.

Tenha capital de giro:

Não é por que você possui um negócio com sede virtual que não precisa nunca de ter capital de giro.

Não cometa este erro. Vamos dar um exemplo.

Você abre um negócio digital de e-commerce e quer crescer a todo custo com a ideia. Daí você não separa o mínimo de capital de giro.

Arma um marketing digital e uma divulgação incrível dos seus serviços ou produtos mas esquece de que ao ocorrer uma compra você precisará ter gastos.

Gastos com a compra do produto que você vendeu ou com o serviço que você vai desempenhar.

Se você ofertar serviços de saúde por exemplo e se esquecer de separar o dinheiro para o trabalho do profissional provavelmente ele se recusará a fazer o serviço.

É por isso que ter uma porcentagem de capital de giro também é importante para negócios com sede virtual.

Tenha mão de obra:

É impossível querer que um negócio com sede virtual cresça sozinho.

Não existe empresa de sucesso que lucra com apenas um integrante.

É por isso que nos negócios com sede virtual você deve contar com uma mão de obra para auxílio.

Não significa que você deverá contratar cinco ou dez colaboradores de uma vez a menos que realmente isso seja preciso.

Mas significa que ter o mínimo de ajuda e mão de obra ajudará na distribuição dos processos e realização de metas do seu negócio.

Siga a legislação corretamente:

Ítem importantíssimo para quem pretende adotar a sede virtual para seu negócio.

Independente do tipo de função, do tipo de serviço ou produto ofertado, estar em dia com as leis e a legislação é essencial para o andamento do seu negócio.

A sede virtual traz muitos benefícios mas também requer cuidados e responsabilidade para prosperar.

Não se esqueça que mesmo com a sede virtual seu negócio deverá prestar contas e preencher formulários e impostos para ser considerado legal.

Isso é algo positivo até para você. Pois seguindo corretamente as leis e a legislação você poderá inclusive receber os benefícios.

Isso engloba maior amparo e socorro das autoridades responsáveis em tempos de crise, lhe assegura direitos essenciais quando você necessitar de ajuda.

E por último, dá a sua sede virtual a característica necessária para que ela possa ser vista com respeito e com público cativo e consumidor.

Ser prudente e responsável nunca é demais e aplicar as normas e cumprir as obrigações mínimas com a lei é essencial para quem quer ir longe com sua ideia.

Quais são os cuidados necessários para manter uma Sede Virtual

Estas foram algumas dicas e um resumo das principais vantagens de se adquirir uma sede virtual para sua empresa ou seu negócio.

Ainda tem dúvidas sobre como funciona uma sede virtual? Assista a este vídeo:

Vale a pena ter uma Sede Virtual grátis? Descubra neste vídeo:

Vale a pena abrir uma empresa no endereço residencial? Veja neste vídeo:

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para profissionais da saúde

Contabilidade para profissionais da saúde

A contabilidade é um dos setores que mais auxiliam um profissional da saúde a abrir sua clínica. A área da saúde possui uma importância muito grande e os serviços oferecidos por ela são essenciais. Por esse motivo, quando um profissional da área da saúde enfim se forma, ele passa a ter diversas opções para trabalhar. Uma das melhores maneiras é por meio da abertura de uma empresa na área.

Como abrir uma clínica de radiologia

Como abrir uma clínica de radiologia

Você com certeza já foi a uma clínica de radiologia, não é? Mas já lhe ocorreu abrir uma? Empreender nessa área pode ser bem lucrativo. Isso se deve a um bom potencial para se explorar no mercado. São exames úteis para diagnosticar eventuais doenças, principalmente na odontologia.

Contabilidade para clínica veterinária

Contabilidade para clínica veterinária

Saiba tudo sobre a contabilidade para clínica veterinária. Um dos setores que mais estão crescendo é o setor veterinário. Pois, assim como a saúde humana, a saúde de nossos amigos de 4 patas se tornou importante também. Por esse motivo, muitos estão abrindo clínicas veterinárias para prestar esse suporte aos animais.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais

Veja nosso canal no youtube clicando aqui.