Uma das grandes dificuldades de toda empresa é entender melhor o seu cliente. Você pode até entender do seu produto, produzir algo bom e de preço justo, mas sempre dependerá de conseguir se comunicar com o cliente de uma maneira eficiente. E se comunicar de forma eficiente depende de entender bem as dores e necessidades das pessoas.
Entender bem o seu cliente significa entender o que ele precisa, qual a dor que o leva a buscar um determinado produto e que tipo de solução ele espera encontrar com aquele produto. Somente após compreender esses fatores é possível elaborar uma mensagem de vendas eficiente, capaz de se comunicar com a dor da sua clientela e oferecer algo como solução.
Por isso, nesse texto trouxemos uma série de dicas e ações que você pode tomar para entender melhor o seu cliente:
Pesquisas de opinião
Muitos empresários e marketeiros quebram cabeça tentando entender todas as dores e necessidades do cliente, mas ignoram o fato de que muitas dessas dúvidas poderiam ser resolvidas com algumas pesquisas de opinião bem elaboradas. Por isso, se você está perdido e sequer sabe por onde começar a entender melhor o seu cliente, peça a opinião deles, procure saber o que acham do seu produto, o que gostariam de melhorar na sua empresa e quais mudanças eles esperam encontrar. Você pode até oferecer algo em troca por cada opinião recebida.
Jamais subestime o quanto seu cliente está disposto a falar para você. Se alguém já consome seu produto e está envolvido com sua marca, ele certamente estará disposto a oferecer algum feedback. Isso pode lhe poupar rios de dinheiro gastos em comunicação, consultorias e outros serviços que buscam oferecer uma imagem geral da clientela a partir de ações que você mesmo poderia realizar.
Sorteios e colaborações
Um outro recurso que pode ser utilizado por você são os sorteios e as colaborações. Você poderá sortear seus produtos com os clientes e buscar colaborações com outros tipos de serviços. Por exemplo, poderá sortear uma massagem grátis, uma torta, ou qualquer outra coisa. O importante é que, ao fazer isto, você entenderá alargar um pouco mais sua compreensão sobre os interesses daquela clientela. Entenderá que tipo de serviço preferem e se empolgam. Informações desse tipo podem ser muito importantes para que você possa manter o interesse constante pela sua marca.
Comunicação com concorrentes
Um terceiro recurso ignorado por muitos, mas que pode ajudar bastante é simplesmente buscar seus concorrentes e conversar com eles sobre as estratégias que funcionam e as que não funcionam na empresa deles. Alguns de seus concorrentes podem ser gentis o suficientes para compartilhar esse tipo de informação. Note que discutir sobre essas coisas não é útil somente para você, mas também para eles.
Algumas pessoas também buscam grupos de compartilhamento entre empresários de um mesmo ramo para que possam trocar experiências e se ajudar mutuamente a crescer. Esse tipo de grupo pode ser uma boa opção para você receber mais feedback sobre o seu negócio. Os conselhos de um empresário mais velho do seu ramo pode ser muito valioso para a sua empresa, pois virá de alguém que certamente viveu muitos dos problemas que você enfrenta…
Presença nas redes sociais
Um último recurso simples e barato é utilizar a presença nas redes sociais para conduzir diversos tipos de pesquisa sobre a sua clientela. Em ferramentas como o Instagram, você pode utilizar recursos como caixinha de perguntas, pesquisas de opinião e outras estimativas, para poder testar a receptividade do seu público a um determinado produto ou serviço.
Os maiores players do Instagram utilizam os seus recursos como forma de melhor entender a sua audiência, de modo a preparar produtos específicos para as maiores dores e necessidades daquele grupo. Quando bem utilizada, a ferramenta é uma máquina de fazer dinheiro para toda empresa que sabe como explorar e depurar as informações compartilhadas pela audiência.
De um modo geral, entender melhor o seu cliente depende de estar mais próximo e mais disponível para ele. Somente a partir disso você poderá criar uma relação um pouco mais profunda e poder entender suas preocupações e necessidades. Poderá saber que tipo de produto aquele cliente busca e a melhor forma de ajudá-lo.