Todo mundo um dia já foi abordado por aquele vendedor que simplesmente salta na sua frente e começa a falar e falar sobre um determinado produto. Há aqueles que insistem e até nos persegue para comprar o produto, ou cedermos algum momento de atenção.
Desnecessário dizer que abordagens assim são poucos efetivas e são quase uma aula do que não fazer no momento de abordar alguém e oferecer um produto. Por isso, neste texto resolvemos trazer três dicas de como realizar uma boa abordagem de vendas sem incomodar o seu cliente ou ter que pressioná-lo a comprar o seu produto:
Jamais seja rude
A primeira dica para uma abordagem de vendas é jamais ser rude. Essa parece uma afirmação óbvia, mas, acredite, todos os dias milhares de vendedores a ignoram e acabam jogando suas frustrações e falta de educação no cliente.
Evite sempre ser essa pessoa. Seja em uma abordagem de rua, por ligação, ou em uma reunião, jamais seja rude. Jamais destrate o cliente. Seja sempre educado, elabore sua frase de introdução, fale-a e, caso a pessoa não tenha interesse, aceite o não, deseja uma boa tarde e saia. Jamais feche a cara e saia dali com raiva, ou trate mal aquela pessoa.
Ao fazer isso, pode ter certeza que você pode até não ter causado uma boa impressão com o seu produto, mas certamente deixará uma boa impressão com sua educação. Após notar sua educação, algumas pessoas até se sentem mal e resolvem lhe dar um pouco mais de atenção. Portanto, aprenda a utilizar a educação e a gentileza a seu favor.
Primeiro a dor, depois o produto
Nossa segunda dica para uma boa abordagem de vendas é jamais falar logo de cara sobre o produto. Vender é exatamente igual a pescar. Você deve ter paciência antes de puxar o anzol e tirar o peixe da água. Gaste os primeiros minutos tentando entender quais as dores e expectativas do cliente.
Procure saber o que ele espera de um produto do tipo de você vende, quais são as dores e objeções que ele enxerga nos produtos daquela área.
Somente depois de estabelecer alguma conexão com o cliente e ter a certeza de que você sabe como ajudá-lo é que você deve oferecer o produto. Busque o produto e a solução que melhor se encaixa no tipo de problema que ele enfrenta. Mais ainda, mesmo que você não tenha o produto, recomende alguma pessoa ou loja capaz de resolver o problema dele. Com isso, ele pode até não comprar com você, mas saberá que você possui algum grau de autoridade naquele assunto.
“Se não agora, então quando?”
Nossa última dica é a regra de ouro para qualquer pessoa que vende, desde um brigadeiro até imóveis e outros serviços. De uma maneira geral, a regra consiste em jamais terminar uma abordagem de vendas com um mero “Não”. Se o cliente recusou o seu produto, imediatamente tente continuar a conversa com um:
“Se você não quer agora, há algum momento do futuro que teria interesse em comprar o meu produto?”
Em outras palavras:
“Se não agora, então quando?”
A ideia é conseguir abertura para que você possa trazer o seu produto para aquela pessoa em outro momento.
Com isso, você consegue uma visita futura e já alguma possibilidade de venda. Essa é a melhor técnica para que você não acabe sempre perdendo as pessoas que aborda e, assim, consiga estabelecer conexões futuras para continuar trabalhando.
Respeitar cada uma dessas dicas certamente o ajudará a obter mais sucesso em suas abordagens de vendas. Claro, há situações em que você não terá tempo suficiente para desenvolver todas. Porém, tente se beneficiar o máximo possível delas. Se não conseguir seguir todas, faça o esforço de jamais desrespeitar a primeira. Com certeza você deixará uma boa impressão em cada pessoa abordada e conseguirá obter muito mais sucesso em suas vendas.
Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!