O terror de quase todo empreendedor é a concorrência. A cada vez que trabalhamos, a cada vez que tomamos nossas decisões e buscamos medir o desempenho da nossa empresa, acabamos, de um modo ou de outro, olhando e nos comparando com a concorrência.
Se a empresa está boa ou está ruim, estamos sempre de olho na concorrência e tentando comparar os resultados de cada uma.
Embora algum grau de comparação seja sempre bom para sabermos se nossa empresa está indo bem ou não, a gestão da sua empresa não deve se reduzir a simplesmente olhar para o concorrente.
Este é o principal erro de todo gestor: focar demais nas ações do concorrente e perder de vista as aspirações e o caminho da sua própria empresa.
Por essa razão, neste texto reunimos dicas infalíveis para que você consiga vencer o medo constante de ter que lidar com a concorrência e a obsessão em sempre observar a concorrência e sempre tomar decisões baseadas nisso.
Então vamos lá, como perder o medo da concorrência?
1. Lembre-se que o sol brilha para todos
Nossa primeira dica para ajudá-lo a vencer o medo da concorrência é sempre lembrar que o sol brilha para todos.
Para o grande e para o pequeno. Jamais acredite que o fato do seu concorrente ser grande seja suficiente para tirar você do seu negócio.
Foque na sua empresa, nos seus clientes e nas metas que você deseja realizar.
O quanto mais você se comparar ao seu concorrente, mais perderá foco das atividades que deveria realizar.
Se sua empresa está começando, vale a pena ler este artigo: Dicas infalíveis para toda empresa iniciante ter sucesso
2. Foque no cliente e esqueça a concorrência
Nossa segunda dica para vencer o medo da concorrência é simplesmente focar no cliente.
Em lugar de estar sempre olhando para o seu concorrente, direcione sua atenção para o seu cliente, para aquilo que você pode oferecer a mais, para os problemas adicionais que você pode resolver, ou para a experiência incrível que você é capaz de proporcionar.
Lembre-se que, não importa o nicho, sempre haverá empresas grandes e pequenas.
Muitas pessoas acreditam que uma empresa grande é suficiente para jogar todas as pequenas fora do mercado, mas isso é um erro.
Seja lá o nicho, seja lá a área, ainda que existam multi-corporações bilionárias que a domina, sempre haverá pequenas empresas conquistando segmentos e espaços pequenos também capazes de gerar alto lucro.
Portanto, esqueça o medo de que a empresa grande poderá lhe tirar do mercado. Se sua empresa é pequena, ela ainda liga com pequenos segmentos.
Além do mais, o concorrente direto de uma empresa grande é uma outra empresa de mesmo porte. Não a sua.
Aprenda a observar nessas empresas os pontos de falha que você gostaria de implementar na sua própria empresa. Isso servirá como diferencial para a atração e captação de seus novos clientes.
3. Esteja sempre aprendendo
Uma das razões de estar sempre olhando para o concorrente é não saber o que fazer com a sua empresa.
Gestores que não possuem um plano para a empresa acabam simplesmente copiando o que os outros fazem. O resultado natural, é claro, é o medo de que alguém o copie e você novamente não saiba o que fazer.
Por isso, nossa terceira dica para vencer o medo da concorrência é estar sempre aprendendo.
Quanto mais você aprende, mais consegue operacionalizar sua empresa, elaborar um plano de futuro e saber onde gostaria de chegar. Ao ter um plano, você sempre saberá sua próxima meta, independentemente de onde o seu concorrente esteja.
Por isso, essa é uma das ferramentas mais eficientes em fazer com que o gestor esqueça do concorrente e passe a focar somente no próprio negócio. Isso nos leva ao último ponto:
4. Esteja sempre melhorando
Seja obsessivo com a melhoria da sua empresa. Contrate bons colaboradores, avalie os detalhes mínimos, e esteja sempre ajustando cada canto, cada pequeno detalhe.
Acredite, quanto mais conseguir melhorar, mais perderá o medo de enfrentar a concorrência.
O medo acabará não apenas porque você ganhará mais clientes, mas sobretudo porque conquistará uma maior auto-confiança.
Focar em cada um dos pontos acima o ajudará a vencer o medo da concorrência e o fará focar ainda mais no seu negócio, deixando de lado a obsessão em comparar sua empresa com outras o tempo inteiro.
Não importa o tamanho da sua empresa, ou até mesmo a sua quantidade de recursos, há sempre algo que pode ser melhorado.
Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria para sua empresa? Não deixe de falar conosco! Clique aqui.