Retorno do lockdown e nova onda da pandemia: 6 passos para sobreviver em períodos de crise

Retorno do lockdown

A pandemia tem eclodido novamente e levado muitos estados a adotarem as já conhecidas medidas de contenção como o lockdown, o fechamento do comércio e a impossibilidade de trabalho para muitos negócios físicos.

Se você é dono de loja, está preocupado e não sabe o que fazer para navegar novamente esse período exaustivo de fechamento total do comércio, neste texto trazemos os seis estágios comuns a toda crise. Eles foram descritos pelo Dr. Robert Chandler, professor da Universidade de Kansas, criador de diversos modelos de planejamento para crises.

Continua na leitura para aprender um pouco mais:

1 – Perigo inicial

O primeiro estágio de qualquer crise é o de conhecimento do perigo inicial. Em crises de qualquer tipo, seja por desastres naturais ou ação humana deliberada, há sempre um perigo inicial que deve ser conhecido em maior detalhe.

Esse é um estágio que pode levar algum tempo para ser bem compreendido até que medidas de contenção comecem a surgir. Contudo, no caso da crise desencadeada pela pandemia, já é razoavelmente conhecido o tipo de ameaça surgida e quais são as medidas de contenção adequadas.

2 – Avaliação de risco

No segundo passo vem a avaliação do risco gerado pelo perigo inicial. O objetivo é tentar estipular os efeitos gerados pela crise. No caso de uma empresa, você deve tentar estimar quanto tempo sua empresa precisará aguentar para sobreviver o período de fechamento e quais outras medidas podem ser tomadas para ela continuar funcionando.

Responder as seguintes perguntas pode lhe ajudar a se situar melhor em relação a uma avaliação de risco:

            – Quanto tempo minha empresa consegue resistir?

            – Quanto de caixa a empresa precisa ter para suportar o tempo de crise?

            – Quais medidas podem ser tomadas para prolongar a sua resistência?

A partir dessas perguntas você poderá passar para o terceiro estágio de planejamento em uma situação de crise:

3 – Resposta

No estágio de resposta você deve definir as medidas contenção que serão tomadas em meio a crise para ajudar na sobrevida da sua empresa. A ideia é pensar o que pode ser feito para se adaptar ao momento da maneira mais rápida e eficiente possível.

Algumas das perguntas que pode o ajudar a determinar uma resposta adequada ao período de crise:

            – Quais produtos e serviços ainda continuam a ser vendidos e mesmo em períodos de lockdown?

            – Quais deles minha empresa consegue oferecer?

            – Quais produtos do meu estoque podem ser rapidamente oferecidos em um serviço delivery?

            – Quais medidas posso tomar para aumentar a mobilidade da minha empresa para que ela não tenha que depender somente de serviços presenciais?

            – Quanto de dinheiro precisarei para novas adaptações e para manter a estrutura da empresa funcionando em um determinado período de tempo?

            – O que posso fazer para diminuir gastos e aumentar o tempo de resistência da minha empresa?

            – Quais ações e medidas podem ser implantadas da forma mais rápida possível?

Responder a essas perguntas o ajudará a ter uma maior clareza diante do problema. Isso certamente quebrará a reação de desespero e fará com que você encontre alguma solução, ainda que mínima, ao problema.

Lembre-se que a pior coisa a se fazer em momentos de crise é se desesperar sem tomar qualquer ação. Por isso, o período de avaliação e resposta são cruciais para que você possa iniciar a quarta fase.      

4 – Gerenciamento

Na quarta fase há a ação e o gerenciamento do plano encontrado nas fases anteriores. Espera-se que aconteça a execução do plano e a adaptação mediante cada feedback recebido.

O ideal dessa fase é que tudo seja executado de maneira rápida, simples e econômica. Assim, você conseguirá vencer os momentos de adaptação o mais rápido possível.

Como sempre, um dos erros comuns de qualquer fase de planejamento é o planejamento excessivo do que deve ser feito. Evite esse erro e lembre-se que essa a fase da ação e da execução.

5 e 6 – Resolução e Recuperação

Os últimos estágio de qualquer crise são a resolução e a recuperação. Embora toda a crise gerada pandemia pareça ainda bastante distante desses períodos, é certo que em algum momentos eles acontecerão.

Porém, a resolução e a recuperação da sua empresa pode ocorrer independentemente de qualquer situação econômica, para isso basta determinar planos de ação e trabalhar para realizá-los. Tenha sempre em mente que há empresas que faliram, mas há também aquelas que triplicaram de tamanho. O essencial aqui é buscar saber o que fazer para fazer parte das do segundo grupo. (Recomendamos também dar uma olhada neste texto: Como preparar sua empresa para os momentos difíceis)

Sua empresa está passando por dificuldades e você precisa de uma consultoria? Fale conosco! (Clique aqui)

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços: