Como começar a recuperação financeira? O avanço na vacinação e a diminuição de casos e mortes por COVID finalmente dão indícios de um final para a pandemia. Com isso, ocorre também o relaxamento das medidas de lockdown.
O resultado disso tudo é que as pequenas empresas que conseguiram sobreviver ao cenário agora irão se deparar com um novo desafio: o de conseguir alcançar sua recuperação financeira e retomar o crescimento.
Se você ainda não sabe o que fazer depois da guerra e por onde começar a retomar o crescimento e a recuperação financeira da sua empresa, preparamos algumas dicas para auxiliá-lo:
1 – Avaliando os problemas
O primeiro passo para começar a recuperação financeira da sua empresa é realizar um diagnóstico geral da sua empresa e identificar todos os pontos que devem ser mudados para a sua recuperação.
Há algumas perguntas que podem ajudá-lo neste processo:
– O que mudou na minha empresa durante a pandemia?
– Quais mudanças foram benéficas e eu devo manter? (Por exemplo, manter o serviço delivery ou uma determinada carta de produtos)
– Quais mudanças é melhor abandonar e voltar ao formato inicial da empresa?
– É possível manter o modelo antigo e o novo? (Por exemplo, é possível manter um misto de trabalho remoto e trabalho presencial? É possível manter o delivery e as vendas presenciais?)
– Quais os maiores problemas que tenho agora? São problemas financeiros, de gestão ou contábeis?
Depois de respondidas todas essas perguntas, você conseguirá definir qual será a futura estrutura da sua empresa. Além disso, terá um mapa mais claro do que deve ser feito para a recuperação.
Vale ressaltar que a recuperação do seu negócio pode não depender apenas de pagar dívidas e quitar impostos, é possível uma nova estrutura seja necessária para manter o negócio funcionando. Daí a importância de analisar todas as mudanças que ocorreram durante o período de crise.
A partir daí, vem o seguinte passo:
2 – Desenvolvendo um plano de recuperação financeira
Neste passo você deverá desenvolver um plano de execução para a recuperação e estruturação da sua empresa. Mas como elaborar um plano de recuperação financeira?
Se os problemas maiores são de gestão, reúna-se com a equipe e procure obter feedback sobre o que pode ser feito para manter o funcionamento da empresa em acordo com os novos planos.
Se os problemas maiores são financeiros, há diversas vias de solução, como um plano para quitação de dívidas, renegociação de dívidas, empréstimos com fim estratégico, dentre outras ações. O importante é que seja elaborado um plano para a recuperação das finanças do seu negócio.
Se a recuperação financeira do seu negócio depende de resolver outras situações contábeis, como quitação de impostos, procure um contador para auxiliá-lo nessas decisões. A recuperação financeira provavelmente dependerá de uma análise minuciosa dos tributos da empresa.
Tenha em mente que todo o plano pode levar alguns anos para finalizar. Porém, ao final sua empresa estará nos trilhos novamente e com real possibilidade de crescimento.
3 – Iniciando a recuperação financeira
Por fim, após o diagnóstico da situação da empresa e da elaboração de um plano de ações, é chegada a hora de executá-lo. Não tenha medo de fazer ajustes ao longo do caminho, mas mantenha o foco em executar as metas estabelecidas.
(Veja aqui dicas do que fazer para manter o crescimento da sua empresa: 10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa)
Conclusão
Para que você possa relembrar os passos necessários para a recuperação financeira do seu negócio:
1- Realize uma avaliação global da empresa,
2- Elabore um plano de ação,
3 – Execute o plano sem ter medo de fazer ajustes ao longo do caminho.
Gostou deste texto e gostaria de uma assessoria contábil para o seu negócio? Clique aqui e fale conosco!