10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Sua empresa está decolando e você gostaria de algumas dicas do que fazer para garantir que ela continue crescendo?

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomam decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa.

Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo. Segue a leitura:

1 – Aprenda a liderar sua equipe

O primeiro ponto a melhorar para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo é aprender a liderar sua equipe. Jamais tenha medo de liderar sua empresa. Aprenda a tomar decisões e a mostrar que está sempre presente e disposto às pessoas ao seu redor.

A liderança é a habilidade mais importante de todo empreendedor. Todas as outras habilidades podem ser terceirizadas, exceto a liderança. Portanto, é essencial você conseguir desenvolvê-la.  (Quer saber o que fazer para perder o medo de liderar? Veja este texto: Como perder o medo de liderar: dicas para empreendedores)

2 – Aprenda a motivar sua equipe

Ainda sobre melhorar sua liderança: aprenda a motivar e trabalhar sua equipe. Se você quer que sua empresa perdure e continue crescendo, lembre-se que você terá que aprender a motivar e envolver sua equipe em cada estágio de seu desenvolvimento.

Manter a equipe motivada é importante para que as metas e objetivos consigam ser alcançados. Lembre-se que são os funcionários que realizam o crescimento da empresa, não você. Daí a importância de saber manter a motivação da equipe.

Agora vem aquela pergunta “como faço para motivar minha equipe?” é aí que entra uma nova habilidade importante:

crescimento da empresa

3 – Aprenda a dar feedback aos seus colaboradores

Liderar e motivar a equipe também depende de um outro fator importante: saber como dar feedback aos seus colaboradores. Um ambiente de trabalho saudável, com uma equipe sempre motivada e envolvida com a empresa, depende sempre de que o gestor seja capaz de conversar e guiar seus colaboradores em direção aos objetivos de melhoria da empresa.

(Quer mais dicas sobre como lidar e dar feedback aos colaboradores? Veja aqui: Aprenda a como dar feedback ao seu colaborador)

4 – Defina o posicionamento estratégico da sua empresa

Uma vez que você tenha alinhado todo o lado de gestão e trabalho com a própria equipe, chegou a hora de trabalhar os pontos principais da sua empresa.

Se o seu objetivo é trabalhar para o crescimento contínuo da sua empresa, é essencial definir o posicionamento estratégico da sua empresa. Há três perguntas importantes para definir o posicionamento estratégico de uma empresa, são elas:

1. Quais são os valores inegociáveis da minha empresa?

2. Qual o diferencial que meus produtos agregam ao mercado?

3. Qual imagem espero criar com a empresa?

Para mais dicas sobre como definir o posicionamento estratégico de uma empresa, veja  aqui: Os 3 pilares para definir o posicionamento estratégico de uma empresa

5 – Encontre a vantagem competitiva da sua empresa

Além de trabalhar o posicionamento estratégico da sua empresa, foque também em encontrar e desenvolver a vantagem competitiva do seu negócio.

Não sabe o que é a vantagem competitiva de um negócio? A vantagem competitiva são aquelas características que tornam os seus produtos únicos e que trazem um diferencial para o mercado. Há também três perguntas importantes para definir a vantagem competitiva:

1. Quais são as principais demandas do mercado em que minha empresa atua?

2. Quais são as falhas comuns dos produtos disponíveis?

3. Como meus produtos resolvem essas falhas?

Veja aqui cinco passos para definir a vantagem competitiva de uma empresa: 5 passos simples para desenvolver a vantagem competitiva da sua empresa

crescimento da empresa

6 – Tenha cuidado com a gestão e as finanças da sua empresa

Tenha atenção com a gestão das finanças da sua empresa. A gestão e as finanças estão entre os pilares mais importantes de um negócio. Não há como ter sucesso e crescimento em qualquer negócio sem a devida responsabilidade com a gestão geral da empresa.

Por isso, contrate bons profissionais para cargos de liderança e para a área contábil. Esses profissionais irão garantir que o crescimento da sua empresa seja estável e sem maiores problemas.

7 – Evite conflitos

Seja obsessivo em ter um ambiente de trabalho agradável, sem conflitos e estritamente profissional. Parece desnecessário ter que falar, mas mesmo assim é importante: um ambiente de trabalho com conflitos, fofocas, e outras desavenças irá comprometer completamente o crescimento da empresa.

Portanto, esteja sempre cuidando para que as coisas não desandem e o ambiente de trabalho seja sempre profissional. (Aqui há algumas dicas do que fazer para evitar conflitos no ambiente de trabalho: Descubra o que fazer para evitar conflitos na sua empresa)

crescimento da empresa

8 – Tenha um plano de longo prazo

Construa um plano de longo prazo para sua empresa. Elabore a sua visão e meta de onde gostaria de ver sua empresa daqui a 3, 5 e 10 anos. Uma empresa sem metas está perdida sobre onde quer chegar.

Definir metas e mensurá-las é o que fará sua empresa continuar crescendo, ou pelo menos continuar almejando o crescimento.  (Quer saber o que fazer para definir metas? Aqui há dicas importantes: Porque você deve definir metas para sua empresa)

9 – Tenha uma reserva de emergência

Tenha uma reserva de emergência para proteger sua empresa dos momentos difíceis. A reserva de emergência é o ponto mais importante a ser desenvolvido em uma empresa. Assim que sua empresa sobrar algum caixa, não deixe de investir para construí-lo.

A reserva de emergência é um capital guardado para a empresa poder manter suas operações básicas durante os momentos de crise. Para empresas, o ideal é que esse capital seja equivalente ao valor necessário para manter as operações da empresa por um ano.

Você pode manter esse dinheiro investido para que não acabe desvalorizando com a inflação. Aqui há dicas sobre o que fazer para construir e onde guarda a reserva de emergência: Como e onde guardar a reserva de emergência da empresa: um guia para empreendedores

crescimento da empresa

10 – Tenha uma reserva de oportunidade

A reserva de oportunidade é o que permitirá que sua empresa financie sua própria expansão e crescimento. A função da reserva de oportunidade é ter capital alocado suficiente para que a empresa possa investir no seu próprio crescimento, comprar e obter equipamentos importantes, comprar ou financiar um imóvel, dentre outras funções.

A ideia da reserva de oportunidade é de ter capital para que a empresa possa utilizar quando oportunidades importantes para o seu crescimento surgirem. Note que a função desse dinheiro não é gastar com qualquer coisa, mas apenas com investimentos que são essenciais para o crescimento do negócio.

Saiba mais sobre o que é uma reserva de oportunidade aqui: Como construir uma reserva de oportunidade da sua empresa

Gostou deste texto e procura uma consultoria contábil para o seu negócio? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

6 dicas de como atrair mais clientes para sua loja

Você é dono de loja e está sempre em dúvida do o que fazer para atrair e conquistar mais clientes? Segue a leitura que preparamos seis dicas infalíveis de como conseguir atrair mais clientes para sua loja de uma maneira contínua e sem a necessidade de estar sempre inventando combos, promoções, cupons e ações de lançamento.

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

6 razões para investir em networking

Você é daqueles empreendedores que sempre repetem que não vale a pena se preocupar com networking? Que falam que isso é papo de coach e o melhor é focar em economizar gastos e crescer na empresa? Puxa a cadeira e pega um cafezinho para mudar sua opinião. Vamos te convencer de que vale a pena sim investir em networking e que cada moeda gasta com isso deve ser vista como um investimento direto na sua empresa.

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

4 formas baratas de investir no treinamento dos colaboradores

Talvez você seja aquele tipo de empreendedor que está sempre repetindo que não sobra dinheiro para investir no treinamento dos colaboradores, que esse tipo de investimento custa muito caro e é melhor deixar pra depois. Para ajudar você a esquecer essas desculpas, neste post preparamos 4 dicas fáceis e baratas de investimento em treinamento para os colaboradores.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp