Porque você deve definir metas para sua empresa

Estratégias para aumentar o faturamento da sua empresa

Você estabelece metas para sua empresa ou é só mais um daqueles empreendedores cujo único objetivo é sobreviver o mês? Qual foi a última vez que você desenvolveu um plano de execução para uma determinada meta de faturamento? Se você jamais se fez essas perguntas, sua empresa está caminhando sem propósito, reagindo às circunstancias conforme a maré determina.

Segue e confere algumas razões de porque é importante estar sempre elaborando metas para sua empresa:

Não há crescimento sem um plano

Se você espera que sua empresa cresça sem ter um plano de negócios, então todo o crescimento dela está condicionado ao acaso e a sorte. Sua empresa pode até crescer sem um planejamento, mas se o acaso pode fazê-la crescer, também pode fazê-la cair.

Definir metas para sua empresa significa elaborar uma visão clara de onde você espera chegar. Muitos empresários tocam a própria empresa sem qualquer ambição, condicionados apenas aos afazeres do dia-a-dia e ao famoso “se está indo bem é porque está dando certo, mas se está indo mal é porque a economia está ruim”.

Empresários assim acreditam que o sucesso ou fracasso de uma empresa não é mais que o resultado de uma tacada de sorte. De maneira simples, há as empresas que dão sorte e as que não dão. Mas nada poderia estar mais distante da verdade. A verdade é que há as empresas que planejam seu crescimento desde o início e há as empresas que dançam “conforme a música”. Se a maré está boa, então está bom; mas se a maré está ruim, não há o que fazer.

Empresários assim também vivem às escuras com a relação ao próprio negócio. Esperam dobrar o faturamento de um mês para outro, mas sequer sabem o que fazer para atender uma demanda em dobro. A consequência desse tipo de mentalidade é gerar expectativas irreais ao próprio negócio. É como o caso do dono de negócio que faturava R$ 1.000,00 por mês com um funcionário e esperava faturar R$ 3.000,00 no mês seguinte com o mesmo funcionário. Para isso, ou ele contrataria mais pessoas, ou alguém teria que trabalhar 3 vezes mais. Porém, qual a visão dele? De que aquilo seria factível somente com um funcionário trabalhando do mesmo jeito e com as mesmas horas. Impossível, é claro.

Um dos principais benefícios de elaborar metas para sua empresa é saber exatamente quanto ela pode produzir e o que deve ser feito para que ela possa produzir mais. Se você fatura X por mês com um funcionário e investindo 10% em marketing, quanto você faturaria com dois funcionários e investindo 20% em marketing?     

Esse tipo de projeção deve ser feito constantemente sobre sua empresa. Isso o ajudará a ter uma ideia mais precisa sobre as expectativas e limitações sobre o seu faturamento. Continua lendo que falaremos de dois princípios importantes para boas metas:

Metas devem ser mensuráveis

Metas não podem ser abstratas. Por exemplo, se sua meta é simplesmente “vender mais” ou “conquistar mais clientes”, isso é só uma abstração. Você quer vender mais em relação a qual mês? E quanto deve ser considerado para poder dizer que você vendeu mais? Se num mês você vendeu 10 e no outro você vendeu 11, então você já bateu a meta?

Aprenda a estabelecer números precisos para sua meta. Ela deve ser mensal e semanal. Para vender x por mês, você precisará vender y por semana. Metas claras e sem abstração são úteis porque nos mostra o que fazer para obtê-las. Se você tem que vender x por mês, a pergunta natural é, o que fazer para alcançar isso? Contratar mais um funcionário? Investir mais em marketing? Quanto mais clareza na meta, mais fácil se torna seu plano de execução.

Metas devem ter um prazo

Outro fator importante para boas metas é ter um prazo. Além de saber o que fazer, você deve saber até quando deve fazer. Estipular prazos te ajudará a ganhar mais foco para chegar lá e não procrastinar os objetivos. Se não há um prazo, você poderá adiar as metas, lançando-as para um futuro mais confortável. Não faça isso. Determine onde você quer chegar com sua empresa e até quando você deverá chegar. Depois disso, siga o plano. Todos os dias.

Quer aprender mais sobre como melhorar o faturamento da sua empresa? Clique aqui e entre em contato conosco!

Aproveite e assista este vídeo também!