Como construir uma reserva de oportunidade da sua empresa

A reserva de oportunidade é um capital alocado para investimento em oportunidades importantes para o crescimento de uma empresa. Uma reserva de oportunidade pode ser utilizada na compra de um equipamento de última geração, na expansão para um novo setor, ou até mesmo na aquisição de um outro negócio.

Já falamos aqui da importância de uma reserva de oportunidade para toda e qualquer empresa. (Não sabe do que estamos falando? Veja este artigo: 6 razões para construir a reserva de oportunidade da sua empresa)

Construir uma reserva de oportunidade é garantir que sua empresa crescerá ainda mais quando as oportunidades surgirem e que você terá os meios para alcançar esse crescimento. Por isso, neste post falaremos do que fazer para construir a reserva de oportunidade da sua empresa.

Mas, antes, é importante entender a diferença entre dois conceitos similares, mas completamente diferentes:

Reserva de oportunidade e reserva de emergência

A primeira coisa a entender é que há sempre duas situações delicadas para qualquer empresa:

1) quando a empresa vai mal e precisa de um injeção de capital para continuar funcionando, e

2) quando a empresa vai bem e surgem oportunidades únicas, mas também lhe falta capital para aproveitar essas oportunidades.

Para as situações do primeiro caso, construímos a chamada reserva de emergência. Essa é uma reserva construída para que sua empresa tenha um capital próprio a recorrer quando estiver indo mal.

Para construir uma reserva de emergência, sua empresa deve ter um capital suficiente para custear suas operações básicas por pelo menos um ano. Assim, em momentos de crise, ela poderá utilizar esse capital para garantir o seu funcionamento. (Quer saber mais sobre o que fazer para construir uma reserva de emergência? Veja este texto: Como e onde guardar a reserva de emergência da empresa: um guia para empreendedores)

Já para as situações do segundo caso, nós construímos a chamada reserva de oportunidade. Sabe quando a empresa vai bem e surgem oportunidades de crescimento, como expansão para novos setores, ou até mesmo de maior produção através da aquisição de melhores ferramentas tecnológicas?

A função de uma reserva de oportunidade é justamente atender essas demandas que podem aparecer quando uma empresa cresce. É muito comum que as empresas cresçam, mas tenham que recorrer a empréstimos para continuar se expandindo, e  assim comprometem a própria expansão com várias dívidas.

Por isso a importância de uma reserva de oportunidade. O ideal de qualquer empresa é que ela tenha sempre os dois: a reserva de oportunidade e a reserva de emergência. Porém, é igualmente importante que se saiba diferenciar quando cada uma delas deve ser utilizada.

Reserva de oportunidade e reserva de emergência

Reserva de oportunidade: Como fazer?

Assim como na construção da reserva de emergência, para construir uma reserva de oportunidade basta que você consiga guardar e direcionar uma parte do lucro da empresa. Assim, ao invés de gastar o dinheiro sem qualquer consideração, determine uma porcentagem que será guardada para esse fim.

Se na reserva de emergência você já tem ideia do valor que deve alcançar,  o mesmo pode não acontecer na reserva de oportunidade. Se você já sabe em quê será utilizada a reserva de oportunidade, então já tem alguma ideia do valor. Do contrário, faça seus aportes mensais sem qualquer fim em vista.

O importante é que consiga guardar um montante grande o suficiente para poder investir em algo importante na empresa. Se quer construir uma reserva a longo prazo, pode utilizar investimentos, como:

– Tesouro Direto,

– Ações de pouca volatilidade, e

– CDBs.

O importante em qualquer um desses casos é que você escolha ativos que permitam aportes mensais e que sejam de baixo risco. Também é importante ter atenção com a liquidez, pois pode ser que você precise do dinheiro rápido e não possa esperar até o vencimento do ativo.

Reserva de oportunidade como deve ser feito

Conclusão

Para que você possa retomar os pontos principais do texto:

Reserva de oportunidade e reserva de emergência são conceitos diferentes: enquanto a reserva de emergência visa situações de dificuldade de uma empresa, a reserva de oportunidade visa oportunidades de crescimento.

– Para construir uma reserva de oportunidade basta fazer o seguinte:

1. Determinar uma porcentagem do faturamento da empresa para ser guardada mensalmente. O ideal é que seja entre 10%-20%.

2. Aportar esse valor mensalmente em um ativo de baixo risco e rápida liquidez.

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria contábil para construir a reserva de oportunidade da sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Como construir uma reserva de oportunidade da sua empresa

Todo empresário precisa ter CONTA de PESSOA JURÍDICA?

Se você já recebeu alguma orientação para não abrir, encerrar uma conta de pessoa jurídica ou continuar utilizando a sua conta pessoa física, essa orientação está totalmente equivocada, tome cuidado! A maior regra para administração de um negócio é separar as finanças pessoais das finanças da empresa.

Como construir uma reserva de oportunidade da sua empresa

O que um contador pode fazer pela sua empresa?

Um bom contador pode te ajudar em diversas áreas e fazer sua empresa crescer. Por isso, nunca subestime a importância de contratar um contador para a sua empresa. É uma das decisões mais sérias que você tomará para o seu negócio. Esqueça a ideia de que o contador é só alguém que calcula impostos e os salários dos colaboradores.

Como construir uma reserva de oportunidade da sua empresa

Vale a Pena ser PJ (Pessoa Jurídica)?

Vale a pena se tornar uma Pessoa Jurídica? Com a flexibilização das leis trabalhistas e o empreendedorismo em alta, trabalhar como Pessoa Jurídica é uma excelente alternativa para profissionais de diversas áreas. No texto abaixo, veja mais informações sobre como abrir um CNPJ, como funciona o processo de abertura. ambém irá conhecer sobre a comparação ao sistema CLT e se vale a pena se tornar um PJ conhecendo as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp